Mostrando postagens com marcador Como pensa um Santo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Como pensa um Santo. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

O Inferno existe - Santa Teresa D’Ávila

Santa Teresa D’Ávila viu, por divina revelação, o inferno:

“Foi de brevíssima duração, mas, embora eu vivesse muitos anos, parece-me impossível esquecê-lo. Parecia-me a entrada à maneira dum beco muito comprido e estreito, semelhante a um forno muito baixo e escuro e apertado.

O chão pareceu-me duma água com lodo muito sujo e de cheiro pestilencial e cheio de muitas sevandijas peçonhentas. No fundo havia uma concavidade aberta numa parede a modo dum armário, aonde me vi colocar em muita estreiteza… 

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Para os que creem no Crucificado abre-se a porta da vida

Cristo tomou sobre Si o jugo da Lei, cumprindo plenamente a Lei e morrendo pela Lei e através da Lei. Assim libertou da Lei aqueles que querem receber d’Ele a vida. Mas eles sabem que só poderão recebê-la se oferecerem a sua própria vida. Porque os que foram batizados em Cristo foram batizados na sua morte. Submergiram-se na vida de Cristo, para se tornarem membros do seu Corpo, destinados a sofrer e morrer com Ele, mas também a ressuscitar com Ele para a vida eterna, a vida divina.

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

São Francisco de Sales: Quando o mundo quer te afastar de Deus

“Assim que a tua devoção se for tornando conhecida no mundo, maledicências e adulações te causarão sérias dificuldades de praticá-la.”

Os libertinos tomarão a tua mudança por um artifício de hipocrisia e dirão que alguma desilusão sofrida no mundo te levou por pirraça a recorrer a Deus.

Os teus amigos, por sua vez, se apressarão a te dar avisos que supõem ser caridosos e prudentes sobre a melancolia da devoção, sobre a perda do teu bom nome no mundo, sobre o estado de tua saúde, sobre a necessidade de viver no mundo conformando-se aos outros e, sobretudo, sobre os meios que temos para salvar-nos sem tantos mistérios. 

sexta-feira, 21 de março de 2014

Na presença de Deus – Mahatma Gandhi

Na presença de Deus – Mahatma Gandhi

Meu Deus, ajuda-me a dizer a palavra da verdade na cara dos fortes, e a não mentir para obter o aplauso dos débeis.

Se me dás dinheiro, não tomes a minha felicidade, e se me dás forças, não tires o meu raciocínio. Se me dás êxito, não me tires a humildade. Se me dás humildade, não tires a minha dignidade.

Não me deixes acusar os meus adversários, apodando-os de traidores, porque não partilham o meu critério. Ensina-me a amar os outros como me amo a mim mesmo, e a julgar-me como o faço com os outros. Não me deixes embriagar com o êxito, quando o consigo, nem a desesperar, se fracasso. Sobretudo, faz-me sempre recordar que o fracasso é a prova que antecede o êxito. 

domingo, 27 de outubro de 2013

Santo Antônio Maria Claret: “Dez conselhos para a vida”

Dez conselhos de Santo Antônio Maria Claret (†1870)
  1. Não deixes para ninguém o que tu mesmo podes fazer.
  2. Não disponhas do dinheiro antes de tê-lo em mãos.
  3. Não compres coisa alguma, por mais barata que seja, se não a necessitares.
  4. Evita o orgulho, porque é pior do que a fome, a sede e o frio.
  5. Nunca te arrependas de ter comido pouco.
  6. Toma sempre as coisas pelo lado mais suave e seguro.
  7. Se estiveres zangado, conta até dez antes de responder; e se estiveres ofendido, será melhor contar até cem.
  8. Pensa bem antes de dar conselho a outrem, e esteja pronto para vivê-lo.
  9. Fale bem do teu amigo; e de teu inimigo não fales bem nem mal.
  10. A resposta suave e humilde quebranta a ira; as palavras duras excitam o furor.


Enviado por: Robert (Duto Engenharia)

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Tempo para amar – Madre Teresa

Tempo para amar – Madre Teresa

Acredito que o mundo hoje está de ponta cabeça e sofre muito porque existe tão pouco amor no lar e na vida familiar. Não temos tempo para nossas crianças, não temos tempo para nos darmos uns aos outros, não temos tempo para apreciarmos uns aos outros.

O amor começa em casa; o amor habita nos lares e é por isso que existe tanto sofrimento e tanta infelicidade no mundo... Todos, hoje em dia, parecem estar com tanta pressa, ansiosos por grandes desenvolvimentos e grandes riquezas e assim por diante, de modo que as crianças não têm tempo para os pais. Os pais têm pouco tempo para darem-se uns aos outros, e no próprio lar começa a destruição da paz do mundo.

quinta-feira, 21 de março de 2013

São Francisco aos Custódios dos Frades Menores

São Francisco aos Custódios dos Frades Menores

Carta de São Francisco a Todos os Custódios dos Frades Menores

“A todos os custódios dos frades menores que receberam esta carta, Frei Francisco, pequenino servo vosso em Deus nosso Senhor, deseja a salvação nos novos sinais do céu e da terra, (1) que, grandes e excelentíssimos aos olhos do Senhor, são contudo tidos em conta de vulgares por muitos religiosos e outros homens.

Peço-vos ainda com mais insistência do que se pedisse por mim mesmo, supliqueis humildemente aos clérigos, todas as vezes que o julgueis oportuno e útil, que prestem a mais profunda reverência ao santíssimo Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo bem como a seus santos nomes e palavras escritos, as quais tornam presente o seu sagrado Corpo.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Madre Teresa de Calcutá - Sobre o Aborto

Madre Teresa de Calcutá - Sobre o Aborto

O aborto é o assassinato no ventre... Uma criança é um presente de Deus. Se não a quiser, dê-a para mim.

A maior destruição da paz é o aborto, pois se uma mãe pode matar sua própria criança, o que impede de eu matar a você e de você me matar? Não há nada que impeça.

É uma pobreza decidir que uma criança deve morrer para que você possa viver como deseja.

Madre Teresa de Calcutá

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Simples lições de vida – Madre Tereza de Calcutá

Simples lições de vida – Madre Tereza de Calcutá

O dia mais belo: hoje
A coisa mais fácil: errar
O maior obstáculo: o medo
O maior erro: o abandono
A raiz de todos os males: o egoísmo
A distração mais bela: o trabalho
A pior derrota: o desânimo
Os melhores professores: as crianças

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Madre Tereza de Calcutá: Sobre a Pobreza

Sobre a Pobreza

Eu vejo Deus em cada ser humano. Quando limpo as feridas do leproso, sinto que estou cuidando do próprio Senhor. Não é uma experiência maravilhosa?

Quando vejo o desperdício, sinto raiva dentro de mim. Eu não aprovo eu mesma sentir raiva. Mas é algo que não se pode evitar se sentir após vermos a Etiópia.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Madre Teresa de Calcutá: Simplesmente amar

Não ame pela beleza, pois um dia ela acaba.
Não ame por admiração, pois um dia você se decepciona.
Ame apenas, pois o tempo nunca pode acabar com um amor sem explicação.

O amor, para ser verdadeiro, tem de doer.
Não basta dar o supérfluo a quem necessita,
é preciso dar até que isso nos machuque.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Madre Teresa: Enquanto estiver vivo, sinta-se vivo.

Se sentir saudades do que fazia, volte a fazê-lo. Não viva de fotografias amareladas. Continue, quando todos esperam que desistas. Não deixe que enferruje o ferro que existe em você. Faça com que em vez de pena, tenham respeito por você. Quando não conseguir correr através dos anos, trote. Quando não conseguir trotar, caminhe. Quando não conseguir caminhar, use uma bengala.

Muitas vezes as pessoas são egocêntricas, ilógicas e insensatas, perdoe-as assim mesmo. Se você é gentil, as pessoas podem acusá-lo de egoísta, interesseiro, seja gentil, assim mesmo. Se você é um vencedor, terá alguns falsos amigos e alguns inimigos verdadeiros, vença assim mesmo.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Papa João XXIII - Como pensa um Santo

Papa João XXIII - Como pensa um Santo

Diálogo que se deu entre o Papa e o seu secretário, após a solene coroação na Basílica de São Pedro. O Papa já estava nos seus aposentos e caminhava para frente e para trás com uma mão no bolso e a outra contando as contas do terço. Andava pensativo e cabisbaixo. Vendo isto, o secretário se preocupou e perguntou:

·         O que o senhor tem? Não está passando bem?

·         Não, estou bem, meu filho, estou só um pouco triste, de verdade, um pouco triste, respondeu o Papa.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Os dez Mandamentos da Serenidade

Os dez Mandamentos da Serenidade

1.    Só por hoje tratarei de viver exclusivamente este meu dia, sem querer resolver o problema da minha vida, todo de uma vez;
2.    Só por hoje terei o máximo cuidado com o meu modo de tratar os outros: delicado nas minhas maneiras; não criticar ninguém, não pretenderei melhorar ou disciplinar ninguém senão a mim;
3.    Só por hoje me sentirei feliz com a certeza de ter sido criado para ser feliz não só no outro mundo, mas também neste;
4.    Só por hoje me adaptarei às circunstâncias, sem pretender que as circunstâncias se adaptem todas aos meus desejos;


terça-feira, 10 de abril de 2012

Alguém para amar - Madre Teresa de Calcutá

Senhor,
Quando eu tiver fome, dai-me alguém que necessite de comida.
Quando tiver sede, dai-me alguém que precise de água.
Quando sentir frio, dai-me alguém que necessite de calor.
Quando tiver um aborrecimento, dai-me alguém que necessite de consolo.
Quando minha cruz parecer pesada, deixe-me compartilhar a cruz do outro.
Quando me achar pobre, ponde a meu lado alguém necessitado.
Quanto não tiver tempo, dai-me alguém que precise de alguns dos meus minutos.

 

terça-feira, 27 de março de 2012

Gostaria de ter sido padre - Santa Teresinha do Menino Jesus

Gostaria de ter sido padre para pregar sobre a Santíssima Virgem! Uma única pregação seria suficiente para dizer tudo o que penso a esse respeito.

A princípio, mostraria o quão pouco se conhece de sua vida. Não seria necessário dizer coisas inacreditáveis, que são apenas supostas, como – por exemplo – que pequenina, aos três anos de idade, fora levada ao templo para consagrar-se a Deus, impregnada de ardentes sentimentos de um amor extraordinário; quando, talvez, tenha ido simplesmente para obedecer aos seus pais.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Não sois o Angélico Doutor, Tomás de Aquino?

São Tomás de Aquino “Angélico Doutor”, no auge de sua fama, dava lições em Bolonha, e se hospedava no priorato dominicano da mesma cidade. Certo dia, um dos frades tinha que ir à cidade levar uma carta, e o superior lhe disse que levasse consigo outro frade, o primeiro que visse. Casualmente, o primeiro que viu foi um forasteiro que lhe era desconhecido e que passeava pelo claustro submergido em profundos pensamentos. Chamado sem cerimônia nenhuma, São Tomás (que era o outro religioso) obedeceu e seguiu o frade imediatamente.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Viver de Amor - Santa Terezinha

Viver de Amor - Santa Terezinha

Quereria percorrer a terra
E pregar o Teu nome, Jesus,
Ser Apóstolo em solo infiel
E plantar gloriosa a Tua cruz.

Só o Amor faz agir a Igreja,
Mas se o Amor se viesse a extinguir
Os Apóstolos não anunciariam
Nem os mártires a vida dariam.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Temer só o pecado - São João Crisóstomo

Arcádio, imperador de Constantinopla, odiava de morte São João Crisóstomo, Patriarca daquela cidade. Um dia reuniu os seus conselheiros para lhes perguntar o que poderiam fazer para causar ao Bispo o maior desgosto.

Foram várias as propostas. Um disse: Mandai-o para o exílio. Outro: Confiscai-lhe todos os bens. O terceiro: Lançai-o num cárcere. O quarto: Mandai-o matar; e tudo se acabará. O quinto, que conhecia o santo melhor do que os outros, disse: