Mostrando postagens com marcador Frei Geraldo Bezerra de Sousa. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Frei Geraldo Bezerra de Sousa. Mostrar todas as postagens

domingo, 21 de dezembro de 2014

Antífonas do Ó

Dia 18 - O SAPIENTIA!   (ó Sabedoria)
Dia 19 - O ADONAI!   (ó Senhor)
Dia 20 - O RADIX IESSE!   (ó Raiz de Jessé)
Dia 21 - O CLAVIS DAVID!  (ó Chave de Davi)
Dia 22 - O ORIENS!   (ó Oriente)
Dia 23 - O  REX GENTIUM!   (ó Rei das Nações)
Dia 24 - O  EMMANUEL!   (ó Emmanuel)

Explicando: trata-se das 7 antífonas do “Ó” rezadas durante o Advento nos dias que precedem o Natal. Em Latim, as palavras formam um acróstico que, lido de baixo para cima, expressa:

ERO CRAS: “ESTAREI PRESENTE AMANHÔ 

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Frei Geraldo: "Levante-se e vá. Sua fé o salvou" - Lucas 17,11-19

Lucas 17,11-19 Caminhando para Jerusalém, aconteceu que Jesus passava entre a Samaria e a Galileia. Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos foram ao encontro dele. Pararam de longe, e gritaram: "Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!" Ao vê-los, Jesus disse: "Vão apresentar-se aos sacerdotes." Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados. Ao perceber que estava curado, um deles voltou atrás dando glória a Deus em alta voz. Jogou-se no chão, aos pés de Jesus, e lhe agradeceu. E este era um samaritano. Então Jesus lhe perguntou: "Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?" E disse a ele: "Levante-se e vá. Sua fé o salvou". 

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Somos servos como quaisquer outros; fizemos o que devíamos fazer - Lc 17,7-10

Lucas 17,7-10 Qual de vós, tendo um servo ocupado em lavrar ou em guardar o gado, quando voltar do campo lhe dirá: Vem depressa sentar-te à mesa? E não lhe dirá ao contrário: Prepara-me a ceia, cinge-te e serve-me, enquanto como e bebo, e depois disto comerás e beberás tu? E se o servo tiver feito tudo o que lhe ordenara, porventura fica-lhe o senhor devendo alguma obrigação? Assim também vós, depois de terdes feito tudo o que vos foi ordenado, dizei: Somos servos como quaisquer outros; fizemos o que devíamos fazer. 

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Frei Geraldo Bezerra: Festa da Guia


Meus caros irmãos e irmãs, pedimos orações por todos os romeiros da Guia que ao longo dos séculos fazem uma profunda experiência de fé através da Virgem Maria ela, que nos inspira ao verdadeiro discipulado de Jesus Cristo. Somos gratos pelas graças derramadas em nosso chão ao longo dos séculos desde que os frades Carmelitas pisaram nesta terra e implantaram sua missão entres os indígenas na colina da Guia ao norte do Rio Paraíba em Lucena por volta do século XVI ao século XIX.

Somos continuadores da missão que Cristo confiou aos irmãos no passado, e hoje, levamos à milhares de pessoas que por ali passam, um mensagem de esperança, de fé e sempre renovando e incentivando a caridade.
 

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Reflexão Evangelho: Lc 18,1-8 - Frei Geraldo

Reflexão Evangelho: Lc 18,1-8 - Frei Geraldo

Em meio às várias situações de marginalização e pobreza, o Evangelista Lucas nos dar uma orientação básica: ser perseverante na oração. A figura da viúva que aparece no evangelho traz as marcas de uma pessoa totalmente indefesa, por isso, a liturgia de hoje é o eco dos indefesos, um ato de fé e perseverança. Nesta viúva se reúne todo ser humano que estar indefeso, buscando justiça. A figura do juiz desonesto retrata a negação dos direitos reservados ao ser humano, pobre, marginalizado e sem voz. Mas, a perseverança da viúva que representa cada pessoa humana na sua busca pela justiça, sinalizando que devemos sempre recorrer à Deus o justo juiz que nos atende mesmo que se demore. O que mais me chamou atenção neste evangelho foi a pergunta: "Será que o filho homem quando vier ainda vai encontrar fé nesta terra?" fica para nós esta pergunta, não basta dizer que tem fé é necessária a perseverança na oração.

Frei Geraldo B. de Sousa, OC
Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Guia, Lucena-PB.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Refletindo o Evangelho - Frei Geraldo Bezerra

Refletindo o Evangelho - Frei Geraldo Bezerra

Orando, meditando e refletindo sobre o Evangelho de hoje, nos vem de imediato algumas interpretações de algumas praticas intolerantes diante do diferente; A lógica de Jesus é outra, igualdade e serviço, ao invés do poder autoritário, prisioneiro das falsas ideologias que contradizem o reino de Deus. A nova evangelização nos sugere relações interpessoais diferentes, que sejam capazes que criar pontes, novas relações entre os humanos. Os aspectos da nova evangelização passam necessariamente por uma renovada conversão de coração e de mente.


Frei Geraldo Bezerra, OC

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Deixar-se encontrar

Santos Catequistas: "Deixar-se encontrar para facilitar o encontro"

Queridos (as) catequistas, passando pela Paulus livraria em João Pessoa, me deparei com um livro cheio de novidades, as mensagens do Cardeal Bergoglio para os catequistas, olhei e gostei bastante das reflexões que servem para todo catequista que deseja fazer uma profunda experiência de fé a partir do encontro.

Uma das mensagens do livro, traz este tema que no meu conceito é muito provocador e inspirador. "Deixar-se encontrar para facilitar o encontro" são mensagens por ocasião do dia do catequista celebrado na Arquidiocese de Buenos Aires - Argentina, todos os anos.

As mensagens são significativas e reproduz no catequista o desejo de viver em plenitude a graça do encontro transformador com Cristo e poder facilitar o encontro para outros.

sábado, 8 de junho de 2013

O Amor é eterno - Frei Geraldo

O Amor é eterno

Aos 24 de maio de 2003, meus queridos pais Vitoriano Bezerra e Maria Petronila da Conceição, na presença de todos os meus familiares, parentes e amigos vindos de vários lugares, fizeram da minha vida uma oblação à Deus quando me entregaram para ser ordenado Padre na Ordem Carmelita, pela Província Carmelitana Pernambucana aqui no Nordeste, que dia lindo, cheio de muita felicidade. Obrigado Senhor pelo meu ministério Ordenado.

Aos 24 de maio de 2013 passados dez anos de caminhada a serviço da Igreja, Deus preparou uma grande surpresa e neste dia, fiz uma oferenda muito agradável a Deus, oferecendo a vida da minha querida mãe, Maria que as 10:40 daquela manhã Deus veio ao seu encontro e num abraço de Pai a beijo e a levou para junto de si. Logo cedo, na manhã do dia 24, fiz minha oração junto à cama na qual acolhia minha mãe por alguns dias na sua enfermidade e simplesmente falei ao meu Deus: "Ó Deus, hoje estou celebrando meus dez anos de ministério ordenado, por isso, recebe como oferenda a vida da minha mãe, segurei em sua mão e disse, mamãe, eu te amo, muito obrigado por me confiar a Deus e por ter me oferecido há dez anos para ser ministro dos altares da fé e da vida, dei um beijo cheio de saudade e me retirei para derramar as lágrimas que não conseguia mais conter”.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Mês Mariano - Frei Geraldo Bezerra

Mês Mariano

Neste mês de maio, me vem muitas recordações da minha infância na antiga Antenor Navarro a atual cidade de São João do Rio do Peixe, aqui na Paraíba, quando, todas as noites na Igreja Matriz da pequena cidade, centenas de fiéis recorriam à Igreja de Nossa Senhora do Rosário para festejar a virgem Maria num verdadeiro clima devocional.

Lembro-me, que a participação era muito grande, as celebrações eram atrativas e vinha gente de todos os recantos. O padre da Paróquia naquela época, o Cônego Luiz Gualberto, vinha todas as noites da cidade de Cajazeiras, para celebrar conosco.