Mostrando postagens com marcador Leitura Obrigatória. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Leitura Obrigatória. Mostrar todas as postagens

domingo, 16 de setembro de 2012

O homenzinho e o mundo – Dom Pedro José

O homenzinho e o mundo – Dom Pedro José

Numa casinha muito pequena, sem janelas e sem sacadas, morava um homenzinho. No telhado tinha instalado todo tipo de antena de televisão. Com toda aquela parafernália ele conseguia captar os programas de todas as televisões do mundo inteiro. Por causa disso, o homenzinho nunca saía de casa.

– Por que deveria sair? – ele dizia a si mesmo – tenho o mundo inteiro em casa: daqui eu posso ver, ouvir, saber tudo o que acontece.

O nosso amigo tinha adquirido o costume de assistir à televisão desde criança. Não lembrava o dia, ou o momento, no qual, em sua casa, a telinha tivesse sido desligada. Do mesmo jeito, não lembrava nada das cantigas de ninar de papai e mamãe. O homenzinho tinha crescido assim: na companhia da televisão. Nem por isso estava triste, ao contrário, ficava cheio de orgulho pensando conhecer tão bem o mundo e tudo o que nele acontecia. Um belo dia, ouviu bater à porta de sua casa e, quando a abriu, viu à sua frente alguém que lhe dizia:

sábado, 11 de agosto de 2012

Cinco vias da penitência - São João Crisóstomo

Cinco vias da penitência - São João Crisóstomo

Queres que cite as vias da penitência?
São muitas, é certo; variadas e diferentes; mas todas levam ao céu.

1.    A reprovação dos pecados. Sê tu o primeiro a dizer os teus pecados para seres justificado. O Profeta tão bem dizia: ‘Confessei contra mim mesmo a minha injustiça ao Senhor, e Ele perdoou a impiedade do meu coração’. Reprova também tu aquilo em que pecaste; basta isto ao Senhor para desculpar-te. Quem reprova aquilo em que pecou, custará mais a recair. Estimula o acusador interno, a tua consciência, para que não venhas a ter acusador lá adiante no tribunal do Senhor.

domingo, 22 de julho de 2012

Quem quer ir para o céu?

Quem quer ir para o céu?

O título faz parte de uma estória que se conta por aí. Durante um encontro de ensino religioso, a catequista pergunta aos pequerruchos que estão em sua frente: “Quem quer ir pr’o céu?” Todas as crianças levantam a mão e respondem em coro: “Eu vou!” Umas delas, porém, fica em silêncio. “Você não quer?” indaga curiosa a mestra. E ela: “Não, porque mamãe me disse para voltar logo para casa após a catequese!”...

Passando da brincadeira para a realidade, se conhecêssemos verdadeiramente quem é Deus e o que significa “paraíso”, seríamos atraídos irresistivelmente para eles, infinitamente mais do que acontece com a lei da gravidade. Infelizmente, ao longo da vida, são tantos e tão fortes os ouropéis que aparecem, que lentamente, dia após dia, nos tornamos cada vez mais cegos às “coisas do céu” e atraídos pelas “coisas da terra”.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Senti vergonha e me escondi

Senti vergonha e me escondi

Na história da criação o primeiro homem e a primeira mulher foram colocados no “Éden”, que significa “Paraíso das Delícias”. Ambos caminhavam felizes de um lado para outro e contemplavam aquela beleza sem perceber que ali estava toda felicidade; não precisavam fazer nada.

Porém, o Criador colocou duas árvores no meio daquelas maravilhas, ambas com deliciosos frutos, sendo que uma era do bem e a outra do mal. Como seres humanos, não se contentaram em viver na obediência e submissos à vontade do Criador.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Conversando com Deus

Dez passos para ter uma boa conversa com Deus.

1ª Maneira: Tomar um livro espiritual (Novo Testamento ou Imitação de Cristo) – ler algumas linhas com intervalos – meditar um pouco no que se leu, procurar entender o seu significado e gravá-lo no espírito. – Tirar daí qualquer afeto santo, amor ou penitência, etc., e propor praticar uma virtude que mais agrade. Não ler muito, nem meditar muito. – Demorar-se em cada pausa, enquanto o espírito nela encontrar entretenimento agradável e útil.

2ª Maneira: Tomar qualquer expressão da Sagrada Escritura, ou qualquer oração vocal: Pai Nosso, Ave Maria, Credo, por exemplo, pronunciá-la, demorar-se em cada palavra, tirar dela diversos sentimentos de piedade, nos quais se demore, enquanto nele se achar gosto. No fim, pedir a Deus alguma graça ou virtude, conforme o assunto meditado. Não se demorar numa palavra, quando nela já não se encontrar com que deleitar-se. Passar serenamente para outra. – Quando se sentir tocado por algum sentimento bom, demorar-se enquanto ele dura, sem querer passar adiante. Não é necessário fazer sempre atos novos, basta algumas vezes conservar-se perante Deus, saboreando em silêncio as palavras já meditadas, ou os sentimentos que elas produziram no coração.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Jesus na comunidade de Mateus

Jesus na comunidade de Mateus

Hoje nós da Santa Igreja Católica acolhemos Jesus como Senhor e Salvador, filho amado de Deus-Pai, mas quando esse mesmo Jesus se fez homem como será que foi recebido, como terá sido apresentado às primeiras comunidades.

"Um menino nos foi dado...” O Messias-Criança para a comunidade de Mateus

O evangelho da comunidade de Mateus começa da seguinte maneira: "Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão". "Filho de Abraão" quer dizer que Jesus é membro do povo de Israel. Sobre "filho de Davi" vamos falar mais adiante. Mas o que dizer da palavra "origem"?   Poderíamos pensar que ela está se referindo à genealogia que vem logo a seguir. Mas não. É o livro inteiro, o evangelho todo, que fala da "origem" de Jesus.

sábado, 19 de maio de 2012

Por que as crianças e os inocentes sofrem?

Muitos perguntam por que as crianças, tão inocentes, sofrem e se Deus não estaria sendo injusto por permitir isso.

Deus não pode ser injusto, senão não seria Deus. As crianças e os inocentes sofrem porque participam da dignidade humana e compartilham a sorte da humanidade. Não é preciso inventar teorias complicadas para explicar o sofrimento; nem mesmo culpar a Deus pelo erro que é nosso.

O Todo-poderoso não interfere no sofrimento da criança, fazendo milagres para impedir o mal a todo instante, a fim de não destruir a ordem natural que Ele mesmo criou. O Senhor não quis fazer o homem e o mundo como um teatro de marionetes, teleguiado por Ele, não. Ele lhe impôs leis que regulam a vida e a natureza.


quinta-feira, 26 de abril de 2012

Os dez Mandamentos da Serenidade

Os dez Mandamentos da Serenidade

1.    Só por hoje tratarei de viver exclusivamente este meu dia, sem querer resolver o problema da minha vida, todo de uma vez;
2.    Só por hoje terei o máximo cuidado com o meu modo de tratar os outros: delicado nas minhas maneiras; não criticar ninguém, não pretenderei melhorar ou disciplinar ninguém senão a mim;
3.    Só por hoje me sentirei feliz com a certeza de ter sido criado para ser feliz não só no outro mundo, mas também neste;
4.    Só por hoje me adaptarei às circunstâncias, sem pretender que as circunstâncias se adaptem todas aos meus desejos;


quinta-feira, 5 de abril de 2012

A dor da crucifixão de Jesus - Pierre Barbet

Doutor Pierre Barbet, cirurgião francês relata a agonia de Jesus, a dor sentida por Ele na hora da Crucifixão.

Sou um cirurgião, e dou aulas há algum tempo. Por treze anos vivi em companhia de cadáveres e durante a minha carreira estudei anatomia a fundo. Posso, portanto escrever sem presunção a respeito de morte como aquela.

Jesus entrou em agonia no Getsemani e seu suor tornou-se como gotas de sangue a escorrer pela terra. O único evangelista que relata o fato é um médico, Lucas, e o faz com a precisão de um clínico. O suar sangue, ou "hematidrose", é um fenômeno raríssimo. É produzido em condições excepcionais: para provocá-lo é necessária uma fraqueza física, acompanhada de um abatimento moral violento causado por uma profunda emoção, por um grande medo.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Abrindo a Alma para Deus

Como se faz a meditação: Coloco-me diante de Nosso Senhor que me ensina uma verdade ou uma virtude. Estimulo em mim – pela razão, pela fé, e com todo o meu coração – a sede de harmonizar a minha alma com esse ideal. Lastimo tudo quanto, em mim, lhe for contrário. Decido combater os obstáculos, persuadido de que nada conseguirei sozinho e que tudo poderei obter pela oração.

No momento da meditação: Esforço-me por trazer ao espírito uma cena muito expressiva, que substitua as minhas preocupações e distrações. Cena capaz de me empolgar e de me colocar na presença de Deus, que no seu amor infinito, quer ser o meu interlocutor. Imediatamente depois, impõe-se um ato de adoração profunda. Humilho-me, profundamente, diante de Deus, faço um ato sincero de contrição, e uma oração humilde e confiante para que Deus abençoe esta meditação.