O homenzinho e o mundo – Dom Pedro José
Numa casinha muito pequena, sem janelas e sem sacadas, morava um homenzinho. No telhado tinha instalado todo tipo de antena de televisão. Com toda aquela parafernália ele conseguia captar os programas de todas as televisões do mundo inteiro. Por causa disso, o homenzinho nunca saía de casa.
– Por que deveria sair? – ele dizia a si mesmo – tenho o mundo inteiro em casa: daqui eu posso ver, ouvir, saber tudo o que acontece.
O nosso amigo tinha adquirido o costume de assistir à televisão desde criança. Não lembrava o dia, ou o momento, no qual, em sua casa, a telinha tivesse sido desligada. Do mesmo jeito, não lembrava nada das cantigas de ninar de papai e mamãe. O homenzinho tinha crescido assim: na companhia da televisão. Nem por isso estava triste, ao contrário, ficava cheio de orgulho pensando conhecer tão bem o mundo e tudo o que nele acontecia. Um belo dia, ouviu bater à porta de sua casa e, quando a abriu, viu à sua frente alguém que lhe dizia:


