Recebi um e-mail onde a pergunta era: A Lectio Divina foi criada pelo Concilio Ecumênico
Vaticano II? A resposta é “não”. Graças ao Vaticano II não só o
termo, mas a pratica popularizou-se e hoje é um instrumento necessário de
comunhão com Deus na vida de nós católicos.
Os princípios da Lectio Divina datam do ano 220 da era
cristã (LEITURA – MEDITAÇÃO – ORAÇÃO – CONTEMPLAÇÃO). O grande teólogo,
filosofo e escritor cristão Orígenes de Alexandria, que viveu no século III
dizia que é preciso atenção, constância e oração para compreender a
Sagrada Escritura, e ia mais longe quando afirmava que a oração nasce da leitura assídua e diligente
das Escrituras, ou seja, não tem como ter vida de oração sem a
comunhão com a Palavra, e é do entendimento da Palavra que a nossa vida se
transforma em oração.
