Mostrando postagens com marcador Lectio Divina. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Lectio Divina. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Lectio Divina ou Leitura Orante da Bíblia

Recebi um e-mail onde a pergunta era: A Lectio Divina foi criada pelo Concilio Ecumênico Vaticano II? A resposta é “não”. Graças ao Vaticano II não só o termo, mas a pratica popularizou-se e hoje é um instrumento necessário de comunhão com Deus na vida de nós católicos.

Os princípios da Lectio Divina datam do ano 220 da era cristã (LEITURA – MEDITAÇÃO – ORAÇÃO – CONTEMPLAÇÃO). O grande teólogo, filosofo e escritor cristão Orígenes de Alexandria, que viveu no século III dizia que é preciso atenção, constância e oração para compreender a Sagrada Escritura, e ia mais longe quando afirmava que a oração nasce da leitura assídua e diligente das Escrituras, ou seja, não tem como ter vida de oração sem a comunhão com a Palavra, e é do entendimento da Palavra que a nossa vida se transforma em oração.