O mundo busca modelos - Dom Anuar Battisti
Diante da necessidade de ser o melhor e o maior, o mais
bonito, o mais charmoso, o mais admirado, o mais sexy, o mais elegante, enfim,
o mais em tudo, os tempos atuais nos levam a contemplar exageros na malhação do corpo, na busca de
regimes e até ariscando a própria vida.
Já assistimos vários fatos de jovens que morrem, não por
falta de alimentos, mas sim por pura
vaidade, em nome da elegância e do modelo típico convencionado pelos atores da
moda. Modelos criados para servir ao puro império do consumo, vidas humanas
colocadas fora da liberdade e da dignidade de seres racionais, visando
unicamente bens materiais.
A sociedade moderna perdeu a dimensão sobrenatural da vida
humana, do direito de viver e conquistar a felicidade com dignidade, sem ser
escravo das coisas. Quanta coisa, coisificando até o ser humano! A vida
humana já não tem valor. O que dizer então
da natureza? O “tanto faz como tanto fez” se tornou norma; o fazer por fazer, o
gozar a vida e aproveitar tudo hoje; o pensamento de que a vida acaba tudo aqui
nesta terra, se torna lei suprema para muitos. A perda da esperança de um mundo
melhor leva ao puro relativismo da vida presente e da vida futura.
Hoje recordamos uma menina de quinze anos, nascida e criada
em um povoado no interior da Palestina, lugarejo que não constava no roteiro
das viagens da época. Foi naquela vila, sem importância, que Deus escolheu a
Mariazinha da casa de Joaquim e Ana para ser a Mãe Daquele que mudou a história
e o rumo da humanidade. O modelo de Deus não vem do centro de poder, dos
lugares importantes e mais visitados. Uma jovem de aproximadamente quinze anos,
não tendo certeza de nada, a não ser a obediência, é chamada, escolhida para
ser mãe, Daquele que esperamos celebrar em breve o Seu aniversário.
Somos convidados a equacionar o tipo de resposta que damos
aos desafios de Deus. Ao propor-nos o exemplo de Maria de Nazaré, a festa
litúrgica daquela que foi concebida sem mácula, hoje convida-nos a acolher, com
um coração aberto e disponível, os planos de Deus para nós e para o mundo. O
texto do evangelista Lucas apresenta a resposta de Maria ao plano de Deus. Ao
contrário de Adão e Eva, Maria rejeitou o orgulho, o egoísmo e a
autossuficiência e preferiu conformar a sua vida, de forma total e radical, com
os planos de Deus. Do seu “sim” total, resultou a salvação e vida plena para
ela e para o mundo. “Eis aqui a serva do Senhor faça-se em mim a Tua vontade”
(Lc 1, 38). Na Bíblia ser “servo do Senhor” é um título de glória, reservado
àqueles que Deus escolheu, que Ele reservou para o seu serviço e que El e
enviou ao mundo com uma missão. Desta forma, Maria reconhece que Deus a
escolheu, aceita com disponibilidade essa escolha e manifesta a sua disposição
de cumprir, com fidelidade, o projeto de Deus.
Maria responde com um “sim” total e incondicional. Ela tinha
o seu programa de vida, seus projetos pessoais, mas, todos passaram
naturalmente e sem dramas a um plano secundário.
Na atitude de Maria não há qualquer sinal de egoísmo, de
comodismo, de orgulho, mas há uma entrega total nas mãos de Deus. O testemunho
de Maria é um testemunho, um modelo que nos questiona fortemente. Maria de
Nazaré foi uma mulher para quem Deus ocupava o primeiro lugar, uma pessoa de
oração e de fé, que fez a experiência do encontro pessoal com Deus. O Mundo
está morrendo, porque esqueceu dos verdadeiros exemplos, modelos, como o da
Mariazinha de Nazaré.
Dom Anuar Battisti / Arcebispo de Maringá (PR)
Fonte: CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós.