Papa Francisco: “Coragem: Não temais!”
“Coragem: Não temais!” – o Papa celebrou com o Patriarca
Sidrak de Alexandria dos Coptas Católicos
É preciso pôr fim às divisões e inimizades na Terra Santa e
no Médio Oriente. Este o apelo que na manhã desta segunda-feira se ouviu na
missa na Casa de Santa Marta em que com o Santo Padre concelebrou o Patriarca
dos Coptas Católicos de Alexandria Ibrahim Isaac Sidrak (foto) por ocasião da
manifestação pública da comunhão eclesial com o Sucessor de Pedro. Foi um
momento de grande intensidade espiritual em que o Papa Francisco na sua
homilia, pegando nas palavras do Profeta Isaías na primeira leitura, logo
lançou palavras de encorajamento aos irmãos do Egito:
“Coragem: Não temais! Eis a consolantes palavras que
encontram confirmação na fraterna solidariedade. Sou grato a Deus por este
encontro que me dá modo de reforçar a vossa e a nossa esperança, porque é a
mesma.”
“Rezemos com confiança para que na Terra Santa e em todo o
Médio Oriente a paz possa sempre reerguer-se das paragens demasiado recorrentes
e dramáticas. Parem para sempre as inimizades e as divisões. Recomecem
rapidamente as conversações de paz, muitas vezes paralisadas por contrapostos e
obscuros interesses. Sejam dadas finalmente reais garantias de liberdade
religiosa a todos, juntamente com o direito para os cristãos de viverem
serenamente lá onde nasceram, na pátria que amam como cidadãos há dois mil
anos, para contribuírem como sempre para o bem de todos.”
O Papa recordou que também Jesus experimentou a fuga com a
Sagrada Família precisamente para o Egito. O Santo Padre invocou o Senhor para
que os egípcios encontrem caminhos novos de dignidade e segurança:
“E andemos para a frente, procurando o Senhor, procurando
novos caminhos para nos aproximarmos do Senhor. E se fosse necessário abrir um
buraco no teto para nos aproximarmos todos do Senhor, que a nossa imaginação e
criatividade da caridade nos leve a isto: a encontrar, a fazer caminhos de
encontro, de fraternidade e de paz.”
Por sua vez o Patriarca Sidrak expressou toda a sua alegria
por ter podido celebrar com o Papa e sublinhou que a Igreja no Egito neste
delicado momento precisa do apoio paterno do sucessor de Pedro. Invocou, assim,
o dom da paz:
“Possa a luz do Santo Natal ser a estrela que revela o
caminho do amor, da unidade, da reconciliação e da paz, dons de que a minha
Terra tem tanta necessidade. Pedindo a sua benção, Padre Santo, aguardamo-lo no
Egito.” (RS)
Fonte: News.va
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós.