A postura do Ministro de Música
Dicas sobre a postura que os ministros de música devem
adotar em animações litúrgicas, especialmente nas Celebrações Eucarísticas:
- Na Celebração Eucarística, o presidente é o sacerdote; portanto,
antes de toda e qualquer celebração, converse com o sacerdote e exponha o que o
ministério preparou em unidade com a equipe de liturgia;
- Em todo caso, vale a máxima: "Quem obedece não
peca";
- Missa não é show;
- Não chame a atenção do povo para si ou para seu grupo. Na
Missa, Jesus é o centro;
- Não converse durante a Celebração Eucarística. Se houver
extrema necessidade de algum diálogo, faça-o da forma mais discreta possível;
- Escolha antecipadamente as músicas e seus respectivos
tons. Nada mais desagradável do que um ministério se entreolhando com ar
desesperado, de "qual a próxima música?" ou "qual o tom?";
- Não use, durante a Santa Missa, roupas com cores fortes ou
estampadas, a não ser que você seja convocado de surpresa e não tenha condições
de se trocar;
- Não use, de jeito nenhum, roupas sem mangas, decotadas,
transparentes ou bermudas durante a Celebração Eucarística;
- Escolha os cânticos de acordo com as leituras e o tempo
litúrgico. Não se pode cantar os hits, a não ser que se encaixem com o tema da
celebração;
- Algumas fórmulas da Missa, como o "Cordeiro de
Deus", não podem ser modificados;
- Não queira ser um ministro de música "garçom",
que apenas serve aos outros o banquete. Participe ativamente de cada momento da
celebração, sente-se à mesa.
Do livro:
"Ministrando a música" de Luiz Carvalho (Comunidade Recado)
"A música litúrgica deve, de fato, responder aos seus
requisitos específicos: a plena adesão aos textos que apresenta, a consonância
com o tempo e o momento litúrgico para o qual é destinada, a adequada
correspondência aos gestos que o rito propõe." (Beato João Paulo II,
Quirógrafo, Centenário do Motu Proprio 'Tra le sollecitudini', §5)
"A música litúrgica apresenta quatro elementos
fundamentais: TEXTO, RITMO, MELODIA e INSTRUMENTOS. Embora esses elementos se
alternem, faz-se necessário integrá-los para que nenhum deles se sobreponha ao
texto, pois nas celebrações deve-se cantar a Liturgia e não cantar na
Liturgia." (Diretório Litúrgico da Arquidiocese de Vitória–ES, p. 24, §62)
"A Liturgia não vive de surpresas simpáticas, de
invenções cativantes, mas de repetições solenes. Não deve exprimir a atualidade
e o seu efêmero, mas o Mistério do Sagrado." (Papa Bento XVI)
"Quereis cantar louvores a Deus? Sede vós mesmos o que
cantais." (Santo Agostinho, Sermão 34, CCL 41, 426)
"Na presença dos Anjos, eu Vos cantarei..." (Salmo
137,1)
Enviado por: Robert (Duto Engenharia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós.