Três conselhos
Um casal de jovens recém casados, era muito pobre e vivia de
favores num sítio do interior. Um dia o marido fez uma proposta à esposa: -
Querida eu vou sair de casa e vou viajar para bem distante, arrumar um emprego
e trabalhar até que eu tenha condições de voltar e dar a você uma vida mais
digna e confortável. Não sei quanto tempo vou ficar longe de casa, só peço uma
coisa: que você me espere e, enquanto eu estiver fora, seja fiel a mim que eu
serei fiel a você.
Assim sendo o jovem saiu. Andou muitos dias a pé, até que
encontrou um fazendeiro que estava precisando de alguém para ajudar em sua
fazenda. Ele se ofereceu para trabalhar, e foi aceito. Sendo assim, ele propôs
um pacto ao patrão: - Patrão eu peço só uma coisa para o Senhor. Deixe-me
trabalhar pelo tempo que eu quiser e quando eu achar que eu devo ir embora o
Senhor me dispensa das minhas obrigações. Não quero receber o meu salário.
Quero que o Senhor o coloque na poupança até o dia que eu sair daqui. No dia em
que eu sair o Senhor me dá o dinheiro e eu sigo o meu caminho.
Tudo combinado, aquele jovem trabalhou muito, sem férias e
sem descanso. Depois de vinte anos ele chegou para o seu patrão e lhe disse: -
Patrão eu quero o meu dinheiro, pois estou voltando para a minha casa.
O patrão então lhe disse: - Tudo bem, nós fizemos um pacto e
eu vou cumprir, só que antes eu quero lhe fazer uma proposta. Curioso ele
pergunta qual a proposta e seu patrão lhe diz: - Eu lhe dou todo o seu dinheiro
e você vai embora ou eu lhe dou três conselhos e não lhe dou o dinheiro e você
vai embora. Se eu lhe der o dinheiro eu não lhe dou os conselhos e se eu lhe
der os conselhos não lhe dou o dinheiro. Vai pro seu quarto, pensa e depois me
dá a resposta.
O rapaz pensou durante dois dias depois procurou o patrão e
lhe disse: - Eu quero os três conselhos. - Se eu lhe der os conselhos eu não
lhe dou o dinheiro. - Eu quero os conselhos.
O patrão então lhe falou: 1º "Nunca tome atalhos em sua
vida, caminhos mais curtos e desconhecidos podem custar a sua vida"; 2º
" Nunca seja curioso para aquilo que é mal, pois a curiosidade para o mal pode
ser mortal"; 3º " Nunca tome decisões em momentos de ódio e de dor,
pois você pode se arrepender e ser tarde demais";
Após dar os três conselhos o patrão disse ao rapaz que já
não era tão jovem assim: - Aqui você tem três pães, dois são para você comer
durante a viagem e o terceiro é para comer com a sua esposa quando chegar em
sua casa.
O rapaz seguiu o seu caminho de volta para casa, depois de
vinte anos longe de casa e da esposa que ele tanto amava. Andou durante o
primeiro dia e encontrou um viajante que o cumprimentou e lhe perguntou: - Para
onde você vai? - Vou para um lugar muito distante que fica a mais de vinte dias
de caminhada por esta estrada. - Rapaz, esse caminho é muito longo, eu conheço
um atalho que é dez vezes menor e você vai chegar em poucos dias.
O rapaz ficou contente e começou a seguir pelo atalho,
quando se lembrou do primeiro conselho do seu patrão: "Nunca tome atalhos
em sua vida, caminhos mais curtos e desconhecidos podem custar a sua
vida". Então voltou e seguiu o seu caminho. Dias depois ele soube que
aquilo era uma emboscada.
Depois de alguns dias de viagem, achou uma pensão na beira
da estrada onde pode hospedar-se. De madrugada acordou assustado com um grito
estarrecedor e muito barulho. Levantou-se de um salto só e dirigiu-se à porta
para sair. Quando se lembrou do segundo conselho: "Nunca seja curioso para
aquilo que é mal, pois a curiosidade para o mal pode ser mortal". Voltou,
deitou-se e dormiu.
Ao amanhecer, após tomar o café, o dono da hospedagem lhe
perguntou se ele não havia ouvido um grito e ele disse que sim. - Então por que
não foi ver o que era, não ficou curioso? Ele disse que não. Então o hospedeiro
lhe falou: - Você é o único que sai vivo daqui, um louco gritou durante a noite
e quando os hóspede saia ele o matava.
O rapaz seguiu seu caminho e depois de muitos dias e noites
de caminhada, já ao entardecer, viu entre as árvores a fumaça da sua casinha,
andou e logo viu entre os arbustos a silhueta da sua esposa. O dia estava
escurecendo, mas ele pode ver que a sua esposa não estava só. Andou mais um
pouco e viu que ela tinha sentado no colo de um homem a quem estava acariciando
os cabelos.
Ao ver aquela cena o seu coração se encheu de ódio e
amargura e ele decidiu matar os dois sem piedade. Apressou os passos, quando se
lembrou do terceiro conselho: "Nunca tome decisões em momentos de ódio e
de dor, pois você pode se arrepender e ser tarde demais". Então ele parou,
refletiu e decidiu dormir aquela noite ali mesmo. Ao amanhecer, já com a cabeça
fria ele disse: - Não vou matar minha esposa e nem o seu amante. Vou voltar
para o meu patrão e pedir que ele me aceite de volta. Só que antes eu quero
dizer para a minha esposa que eu fui fiel a ela.
Dirigiu-se à porta da casa e bateu. Ao abrir a porta esposa
reconhece o seu marido e se atira ao seu pescoço e o abraça afetuosamente. Ele
tenta afastá-la, mas não consegue tamanha a felicidade dela. Então com lágrimas
ele lhe diz: - Eu fui fiel a você e você me traiu. - Como? Eu não lhe traí, o
esperei durante esses vinte anos. - E aquele homem que você estava acariciando
ontem ao entardecer?
- Aquele homem é nosso filho. Quando você foi embora eu
descobri que estava grávida e hoje ele está com vinte anos de idade. Então ele
conheceu e abraçou seu filho, contou-lhes toda a sua história enquanto a esposa
preparava o café e sentaram-se para tomar o café e comer o último pão. Após a
oração de agradecimento e lágrimas de emoção ele parte o pão, e ao parti-lo, ali
estava todo o seu dinheiro.
Autor desconhecido
QUE HISTÓRIA MARAVILHOSA, QUE TODOS LEVASSEM ESSA MENSAGEM PARA SUA VIDA, COM CERTEZA SERIA MUITO MELHOR.
ResponderExcluirSe ouvíssemos
ResponderExcluirSe ouvíssemos conselhos com certeza não ouviríamos COITADO!!!!
ResponderExcluire seríamos muito mais FELIZES!!!!!Linda mensagem.
Se ouvíssemos conselhos com certeza não ouviríamos COITADO!!!!
ResponderExcluire seríamos muito mais FELIZES!!!!!Linda mensagem.