Como todas as manhãs, o Papa Francisco celebrou
quinta-feira, 25, a missa na Casa Santa Marta. Inspirando-se nas palavras de
Coélet, no livro do Eclesiastes, que fala das vaidades, o Papa disse que os
cristãos devem fugir da tentação de “querer aparecer, de se mostrar”.
A vaidade não é uma tentação só para os pagãos, mas também
para os cristãos, para as pessoas de fé. “Jesus repreendia muito as pessoas que
se vangloriavam”, ele dizia aos doutores da lei que “não deviam passear nas
ruas com roupas luxuosas, como príncipes. E advertia: “Quando rezar, não o faça
para que os outros o vejam; reze escondido, no seu quarto. E quando ajudar os
pobres, não toque um trombone, mostrando a todos. O Pai está vendo, e isso é
suficiente”:
“Mas o vaidoso faz assim: ‘Olha, eu dôo este cheque para as
obras da Igreja’ e por detrás, defraudam a Igreja. Os vaidosos vivem disso:
para aparecer. ‘Quando jejuar – diz o Senhor – por favor, não banque o
melancólico, triste, para que os outros percebam que está jejuando. Jejue com
alegria, faça penitência com alegria, e que ninguém se dê conta disso”.
“Os cristãos que vivem para aparecer – prosseguiu Francisco
– são como pavões. Alguns dizem: ‘Sou cristão, sou parente do padre tal, do
bispo tal, ficam ostentando...’. Mas e a sua vida como cristão? Rezam? E as
obras de misericórdia, as fazem? Visitam os doentes? Por isso, Jesus nos diz
que devemos construir a nossa vida cristã sobre a rocha, sobre a verdade. Mas
ao invés – advertiu – os vaidosos constroem suas casas sobre a areia, e elas
caem, como sua vida cristã escorrega, porque não são capazes de resistir às
tentações”:
“Quantos cristãos vivem para aparecer. A vida deles parece
uma bolha de sabão. É bonita a bolha de sabão! Tem todas as cores! Mas dura um
segundo e depois? Também quando olhamos para alguns monumentos fúnebres,
pensamos que é vaidade, porque a verdade é voltar para a terra nua, como dizia
o Servo de Deus Paulo VI. Espera-nos a terra nua, essa é a nossa verdade final.
Nesse meio tempo, eu me vanglorio ou faço alguma coisa? Eu faço o bem? Busco a
Deus? Rezo? As coisas consistentes. A vaidade é mentirosa, é fantasiosa, engana
a si mesmo, engana o vaidoso, porque ele finge ser, mas, no fim, ele acredita
ser aquilo, acredita. Coitado”.
É isso, frisou o Papa, é isso o que acontecia ao Tetrarca
Herodes que, como se lê no Evangelho de hoje, se interrogava com insistência
sobre a identidade de Jesus. “A vaidade - disse Francisco - semeia inquietação
ruim, tira a paz. É como aquelas pessoas que usam maquiagem demais e, depois
tem medo da chuva e que a maquiagem vá embora”. “A vaidade não nos dá paz –
acrescentou -, somente a verdade nos dá a paz”. Francisco reiterou que a única
rocha sobre a qual podemos construir a nossa vida é Jesus. “Pensemos - disse –
também na proposta do diabo, do demônio, que também tentou Jesus com a vaidade
no deserto”, dizendo-lhe: “venha comigo, vamos ao templo, vamos dar um show;
você se joga para baixo e todo mundo vai acreditar em você”. O demônio tinha
apresentado a Jesus “a vaidade em uma bandeja”. A vaidade, reafirmou o Papa, “é
uma doença espiritual muito grave”:
“Os Padres egípcios do deserto diziam que a vaidade é uma
tentação contra a qual devemos lutar toda a sua vida, porque sempre retorna
para nos tirar a verdade. E para fazer entender isso diziam: é como a cebola,
você a pega e começa a descascar - a cebola - e descasque a vaidade hoje, um
pouco de vaidade amanhã e toda a vida vai descascando a vaidade para vencê-la.
E no final você fica feliz: eu removi a vaidade, eu descasquei a cebola, mas o
cheiro permanece em sua mão. Peçamos ao Senhor a graça de não sermos vaidosos,
de sermos verdadeiros, com a verdade da realidade e do Evangelho”. (CM-SP)
Fonte: Rádio Vaticano
pt.radiovaticana.va/news/2014/09/25/papa:_crist%C3%A3os_vaidosos_s%C3%A3o_bolhas_de_sab%C3%A3o/bra-827322
CATÓLICOS
COM JESUS: GRAÇA E PAZ
Se desejar receber nossas atualizações
de uma forma rápida e segura, por favor,
faça sua assinatura, é grátis.
Acesse nossa pagina: www.catolicoscomjesus.com e cadastre seu e-mail para recebimento automático,
obrigado.
Fique com Deus e sob a proteção da
Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
www.facebook.com/catolicoscomjesus
Crendo
e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós.