Celebramos neste final de semana a Exaltação da Cruz de
Cristo. Essa festa, fora do tempo litúrgico onde se celebra a Paixão de Jesus,
de modo mais eloquente, tem como objetivo o aprofundamento do mistério da Cruz.
Acompanhemos o Papa Bento XVI em sua explicação sobre
mistério da cruz. “Por que mistério? Na linguagem cristã, mistério é aquela
verdade que conhecemos, mas não a conhecemos totalmente e que, aos poucos,
vamos tomando conhecimento da riqueza que possui.
Assim é a cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo.
A cruz sempre foi sinal de morte, de sofrimento, de derrota.
Quando o Filho de Deus, por nosso amor a abraçou, sendo nela supliciado e
morto, ela passou a ser sinal do Amor de Deus por nós, principalmente quando refletimos
que, ao morrer na cruz, Jesus destruiu a morte e nos deu a Vida Eterna.”
Portanto celebramos hoje a vitória de Cristo através de sua
entrega à morte e morte de cruz.
Santo Inácio de Loyola nos recomenda, em seus Exercícios
Espirituais, que optemos por acompanharmos o Cristo padecente, para então
depois conhecermos o Cristo glorioso. Segundo Inácio, na paixão está também o
Cristo glorioso, mas encoberto por sua humanidade.
Inácio acrescenta que é seguindo o Cristo que nos redime com
sua cruz, que chegamos ao conhecimento interno do Cristo Amor que se entrega
por nós todos, pela Humanidade.
Ainda dentro do espírito inaciano, o fundador dos jesuítas
fala em duas bandeiras, a do bem e a do mal. A do mal nos leva a optar pelo
DINHEIRO, pelo poder, pelo prazer, enquanto a do bem nos leva ao abandono
amoroso nas mãos do Pai, aceitando a pobreza, os sofrimentos, o sair de si
mesmo e o se colocar dependentemente nas mãos do Pai.
Ainda citando o Papa Bento XVI, ele nos diz que “Deus
desarma nosso egoísmo com a lógica do amor.
Do mesmo modo que pela cruz Jesus retomou a caminhada do
Homem Feliz, Livre, que o pecado havia roubado ao capturá-lo, pela cruz, pelo
não às facilidades escravizantes, o cristão, com a graça de Deus, irá
realizar-se. Toda a nossa vida deve passar pela cruz, para que seja autêntica,
plena, realizadora, feliz!”
Exaltação da Santa Cruz não é exaltação do sofrimento, mas
da obediência a Deus, da submissão do Homem à lógica do Amor e não ao
pragmatismo e à supremacia do racional, do humanamente razoável. É necessário,
em nossa vida, deixar espaço para Deus agir e tê-lo como Senhor. É necessário
confiar n’Ele, absolutamente n’Ele. Somente assim seremos homens, seres criados
à imagem de Deus, à imagem do Eterno e não imitações de divindade.
Texto: Pe. Cesar Augusto dos
Santos
Fonte: Rádio Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós.