Irmãos, alguém
perguntará? Como ressuscitam os mortos? Insensato! O que semeias não nasce sem
antes morrer. E, quando semeias, não semeias o corpo da planta, que há de
nascer, mas o simples grão, como o de trigo, ou de alguma outra planta.
Pois assim será
também a ressurreição dos mortos. Semeia-se em corrupção e ressuscita-se em
incorrupção. Semeia-se em ignomínia, e ressuscita-se em glória. Semeia-se em
fraqueza, e ressuscita-se em vigor. Semeia-se um corpo animal, e ressuscita-se
um corpo espiritual. Se há um corpo animal, há também um espiritual.
Por isso está
escrito: o primeiro homem, Adão, “foi um ser vivo”. O segundo Adão é um
espírito vivificante. Veio primeiro não o homem espiritual, mas o homem
natural; depois é que veio o homem espiritual. O primeiro homem, tirado da
terra, é terrestre; o segundo homem vem do céu. Como foi o homem terrestre,
assim também são as pessoas terrestres; e como é o homem celeste, assim também
vão ser as pessoas celestes. E como já refletimos a imagem do homem terrestre,
assim também refletiremos a imagem do homem celeste. - Palavra do Senhor.
Comentário (deusunico.com): Não se pode imaginar a
ressurreição como simples reviver, ou simples volta às condições da vida
terrestre. O ser humano passará para uma condição inteiramente nova: este corpo
"animal", mortal, que nos foi transmitido pelos nossos pais, torna-se
"espiritual", isto é, recebe vida nova do Espírito que Cristo nos dá.
Paulo
usa diversas imagens para nos dar a ideia da transfiguração pela qual
passaremos. Nenhuma delas, porém, é capaz de dar uma ideia completa da
misteriosa e real transformação que nos tornará semelhantes ao próprio Cristo
ressuscitado. O pequenino grão, para dar origem à planta, deve cair na terra e
morrer, dissera-o Jesus (Jo 12, 24). Mas a imagem não é completa. Ressurgiremos
ao mesmo tempo idênticos e diferentes.
A
vitória de Cristo sobre a morte desdramatiza a morte, porque revela a graça que
opera no homem e dá ao homem seu pleno desenvolvimento na ressurreição. A fé
nos diz o que não podemos compreender: impele-nos a viver a vida em
profundidade e plenitude. Nada que tenha valor será perdido, porém o homem deve
aceita até a hora da morte a corrupção, o fim terrestre.
Isto
é doloroso, mas já preludia o eterno nascimento dos eleitos no reino de Deus.
Nesse sofrimento, todo homem está só; nessa profundeza se coloca o encontro com
Cristo ressuscitado. Então, o sofrimento e a morte se transformam em festa,
festa de quem morre, para que Cristo seja o verdadeiro amor, a nova vida.
Salmo:
55
(56),10. 11-12. 13-14 (R. Cf. 14c)
Na presença do
Senhor, andarei na luz da vida
Meus inimigos haverão de recuar em
qualquer dia em que eu vos invocar; tenho certeza: o Senhor está comigo.
Confio em Deus e louvarei sua promessa;
é no Senhor que eu confio e nada temo: que poderia contra mim um ser mortal?
Devo cumprir, ó Deus, os votos que vos
fiz, e vos oferto um sacrifício de louvor, porque da morte arrancastes minha
vida e não deixastes os meus pés escorregarem, para que eu ande na presença do
Senhor, na presença do Senhor na luz da vida.
Evangelho
de Jesus Cristo segundo São Lucas 8,4-15
Naquele tempo, reuniu-se uma grande multidão, e de
todas as cidades iam ter com Jesus. Então ele contou esta parábola: “O semeador
saiu para semear a sua semente. Enquanto semeava, uma parte caiu à beira do
caminho; foi pisada e os pássaros do céu a comeram. Outra parte caiu sobre
pedras; brotou e secou, porque não havia umidade. Outra parte caiu no meio de
espinhos; os espinhos cresceram juntos, e a sufocaram. Outra parte caiu em
terra boa; brotou e deu fruto, cem por um”. Dizendo isso, Jesus exclamou: “Quem
tem ouvidos para ouvir ouça”. Os discípulos lhe perguntaram o significado dessa
parábola.
Jesus respondeu: “A vós foi dado conhecer os
mistérios do Reino de Deus. Mas aos outros, só por meio de parábolas, para que
olhando não vejam, e ouvindo não compreendam. A parábola quer dizer o seguinte:
A semente é a Palavra de Deus. Os que estão à beira do caminho são aqueles que
ouviram, mas, depois, vem o diabo e tira a Palavra do coração deles, para que
não acreditem e não se salvem. Os que estão sobre a pedra são aqueles que,
ouvindo, acolhem a Palavra com alegria. Mas eles não têm raiz: por um momento
acreditam; mas na hora da tentação voltam atrás. Aquilo que caiu entre os
espinhos são os que ouvem, mas, com o passar do tempo são sufocados pelas
preocupações, pela riqueza e pelos prazeres da vida, e não chegam a amadurecer.
E o que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo com um coração bom e
generoso, conservam a Palavra, e dão fruto com sua perseverança”. - Palavra da Salvação.
Comentário (Padre Jaldemir
Vitório / Jesuíta): Perseverança é uma palavra-chave na vida dos discípulos do Reino. Sem
esta virtude, a vida cristã tende a ser estéril e, por conseguinte, indigna de
quem aderiu a Jesus.
A
vida cristã vai se construindo como um contínuo combate contra as forças do
anti-Reino, sempre prontas a desarticular o projeto de Deus no coração de quem
se dispõe a acolhê-lo.
A
Palavra semeada é imediatamente arrebatada, quando a pessoa não tem suficiente
motivação para ser discípula de Jesus. Representa aqueles aos quais falta
disposição para levarem a sério o projeto do Mestre. Outros chegam até a
acolher a Palavra com alegria. Quando, porém, chega o momento da provação e o
discipulado se torna uma cruz pesada, são levados a abandonar o caminho
iniciado, dando as costas para Jesus.
Há os
que se mostram generosos na escuta a Palavra, mas são incapazes de seguir
adiante, quando se defrontam com as preocupações, as riquezas e os prazeres da
vida. Estas mundanidades tornam-se tão atrativas, a ponto de fazê-los esquecer
de Jesus e do compromisso assumido com ele.
Só
produz os frutos desejados quem se predispõe a abrir caminho em meio às
contrariedades, sem jamais abrir mão de sua adesão a Jesus. Pelo contrário, as
dificuldades levam-no a aprofundar os vínculos que o unem ao Mestre, de modo a
não se desviar, um só milímetro, de sua fé. Nem mesmo a perspectiva de
perseguição e morte fá-lo-á ser menos fiel. É a perseverança para além dos
desafios do compromisso com o Reino!
Santo
André Kim Taegon e companheiros
http://www.catolicoscomjesus.com/2012/09/santo-andre-kim-taegon-e-companheiros.html
CATÓLICOS
COM JESUS: GRAÇA E PAZ
Se desejar receber nossas atualizações
de uma forma rápida e segura, por favor,
faça sua assinatura, é grátis.
Acesse nossa pagina: www.catolicoscomjesus.com e cadastre seu e-mail para recebimento
automático, obrigado.
Fique com Deus e
sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a
Santa Igreja Católica

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós.