sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Credo - Oração

O “Credo” ou “Símbolo dos Apóstolos” é a nossa profissão de fé. Na Igreja primitiva fazia parte do rito batismal e era conhecido como “Credo Apostólico”. A oração do “Credo” passou a fazer parte do rito da Santa Missa a partir de 1020 com o Papa Bento VIII.

CREDO APOSTÓLICO

Creio em Deus, Pai todo-poderoso,
Criador do céu e da terra.
E em Jesus Cristo, seu único Filho nosso Senhor. 

Que foi concebido pelo poder do Espírito Santo,
nasceu da Virgem Maria,
padeceu sob Pôncio Pilatos,
foi crucificado, morto e sepultado,
desceu à mansão dos mortos,
ressuscitou ao terceiro dia,
subiu aos Céus,
está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso,
donde há de vir julgar os vivos e mortos.

Creio no Espírito Santo,
na Santa Igreja Católica,
na comunhão dos santos,
na remissão dos pecados,
na ressurreição da carne,
na vida eterna. Amém!

CREDO NICENO-CONSTANTINOPOLITANO
(Concílio de Niceia / 325 d.C - Concílio de Constantinopla / 381 d.C)

Creio em um só Deus, Pai Todo-Poderoso,
Criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis.
Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus,
nascido do Pai antes de todos os séculos.

Deus de Deus,
Luz da Luz,
Deus verdadeiro de Deus verdadeiro,
gerado, não criado, consubstancial ao Pai.

Por Ele todas as coisas foram feitas.
E por nós, homens, e para nossa salvação, desceu dos Céus
e Se encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria,
e Se fez homem.

Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos,
padeceu e foi sepultado.
Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras,
e subiu aos Céus, onde está sentado à direita do Pai.
De novo há de vir em sua glória,
para julgar os vivos e os mortos,
e o seu reino não terá fim.

Creio no Espírito Santo,
Senhor que dá a vida,
que procede do Pai
e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado:
Ele que falou pelos Profetas.

Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica.
Professo um só batismo para remissão dos pecados
e espero a ressurreição dos mortos,
e a vida do mundo que há de vir. Amém!

CATÓLICOS COM JESUS: GRAÇA E PAZ

Se desejar receber nossas atualizações de uma forma rápida e segura, por favor, faça sua assinatura, é grátis. Acesse nossa pagina: www.catolicoscomjesus.com e cadastre seu e-mail para recebimento automático, obrigado.

Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
www.facebook.com/catolicoscomjesus

Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós.