1- O que é o
Ministério de Formação?
O Ministério de Formação surgiu da necessidade de formação
permanente daqueles que estão no seguimento e no serviço do Senhor dentro da
RCC. O objetivo deste ministério é formar cristãos aptos a dizerem ao mundo a
razão de sua fé e de sua esperança, assim como formar líderes/servos para que
atuem na RCC capacitados e renovados em sua identidade, unidade e missão.
Todas as estruturas ministeriais visam formar ministeriados
para servirem a Deus com maior eficácia. Entretanto, o Ministério de Formação
possui uma tarefa distinta e igualmente importante, uma vez que é o responsável
por prover a formação geral de todos os membros da Renovação Carismática
Católica, servos ou não, assegurando-lhes “não se perderem por falta de
conhecimento” (cf. Os. 4,6a) e “não se deixarem levar por qualquer sopro de
doutrina” (cf. IITm. 4,3; Ef. 4,14).
2- Formação é um
carisma?
Sim, é um carisma fundamentado na Palavra de Deus. Está
embasado nas passagens de Rm. 12, 7; I Tm. 4, 6.13-16; Ef. 4, 11-14; Atos 2, 42
dentre outras. O ensinamento, didaqué, significa uma etapa posterior ao
primeiro anúncio, o Querigma. “O que de mim ouviste em presença de muitas
testemunhas, confia-o a homens fiéis que sejam capazes de instruir a outros.”
(cf. 2 Tm 2,1-2b)
3- O que é formação
carismática e/ou permeada de carismaticidade?
Somos um movimento carismático, isto é, que está sob a ação
e condução do Espírito Santo. Vivemos em nossos Grupos de Oração e encontros
sempre um novo Pentecostes que vem acompanhado do exercício dos carismas. A
Formação é um carisma específico para o ensino e deve ser acompanhado por
outros carismas que irão tornar fecunda a sua missão, como a Palavra de
Ciência, a Palavra de Sabedoria, o Discernimento dos espíritos, a Profecia, as
Línguas, a Fé, a Cura e os Milagres. Assim sendo, as formações do Ministério de
Formação precisam ser permeadas da livre ação do Espírito Santo.
O Ministério de Formação da RCC surge a partir da
experiência do Batismo no Espírito Santo e da perseverança de vida nele;
portanto, toda formação deve ser cheia da ação e do mover do Santo Espírito. É
necessário e salutar usar os dons carismáticos em todos os encontros de
formação, pois ela não está separada da vida do movimento. Os encontros de
formação devem refletir e conduzir à experiência da genuína identidade da
Renovação Carismática Católica.
É oportuno salientar aqui que o Ministério de Formação não
deve trabalhar sozinho, uma vez que a ação do Espírito sempre nos conduz a uma
ministerialidade orgânica. Assim sendo, sempre que for possível o MF deve
contar com o Ministério de Intercessão para interceder antes, durante e depois
dos encontros de formação e com o Ministério de Música e Artes para a animação
e condução dos momentos de oração.
Os ensinos devem ser ministrados dando-se liberdade ao
Espírito Santo e tendo como base o exercício dos carismas: Formação
Carismática.
4- O que é Comissão
Nacional de Formação? Qual sua função?
A Comissão Nacional de Formação é um serviço vinculado à
Presidência do Conselho Nacional da RCCBRASIL que visa lhe prestar assessoria
no tocante à formação integral do Movimento. Assim sendo, é responsável pela
escrita de materiais formativos não existentes que se fizerem necessários, pela
revisão daqueles já existentes e pela análise prévia de materiais internos e
externos recebidos para publicação; é responsável ainda por garantir o
entendimento e a observância às orientações formativas dadas pelo Conselho
Nacional; colabora com a atuação formativa dos diversos Ministérios existentes
na RCCBRASIL e colabora com a Presidência na visão macro da vida do Movimento.
É formada por algumas lideranças do Movimento, dentre as quais: os membros da
Presidência, dois sacerdotes, alguns coordenadores nacionais de Ministérios,
coordenadores estaduais e diocesanos da RCC, colaboradores do Escritório
Nacional e formadores engajados na vida e história do Movimento.
5- Qual o campo de
atuação específico do Ministério de Formação?
o Ministração do Módulo Básico de Formação da RCCBRASIL (um
conjunto de 11 apostilas);
o Ministração do Módulo de Formação de Formadores (composto
por 3 apostilas);
o Ministração do Módulo de Formação para Coordenadores
(composto por 3 apostilas);
o Grupos de Perseverança (composto por 3 apostilas, no
entanto, temos até o momento 2 lançadas);
o Formação geral de servos
É importante ressaltar que o Ministério de Formação é um
serviço à disposição do Movimento em suas necessidades formativas gerais, tendo
por objetivo manter a Identidade do Movimento sempre acesa em todos os Grupos
de Oração e demais realidades afeitas ao Movimento.
6- Quais os materiais
que a RCC oferece ao Ministério de Formação?
o Seminário de Vida no Espírito;
o Experiência de Oração;
o Aprofundamento de Dons;
o Seminário de Batismo no Espírito Santo;
o Apostila I e II – Perseverança;
o Módulo Básico (11 Apostilas – citado questão 8);
o Módulo de Formação de Formadores I, II e III;
o Orientações para o Ministério de Formação;
o Formação para Coordenadores I, II e III;
7- Por que é
importante que os membros da RCC tenham formação permanente?
Formar, mais do que uma palavra de ordem dirigida a nós pelo
Senhor, é uma necessidade para garantia de vigor e de cumprimento pleno da
missão da RCC. A boa formação levará seus membros a uma maior conscientização
daquilo para o qual fomos chamados e escolhidos, à razão da existência deste
Movimento Eclesial. Formar significa alinhar, dar forma, por em ordem, orientar
o crescimento; é essencialmente um ato de amor e um gesto de promoção humana,
uma obra de misericórdia. A meta do MF é: forjar consciências autenticamente
cristãs, cristãos maduros, com mentalidade e o caráter de Cristo. Servos que
possam atuar e fazer a diferença no corpo do movimento e na Igreja, semelhantes
à Cristo.
A formação nos impulsiona a respondermos à missão de maneira
comprometedora e responsável, ao compromisso fiel com o movimento e com a
Igreja. Neste processo permanente nos tornamos parte de um corpo e caminhamos
juntos para que cada vez mais o Reino de Deus seja anunciado e conhecido.
8- Quais os frutos
que a formação gera para o Grupo de Oração e seus membros?
A formação tem por finalidade levar os participantes da RCC
a caminharem na vida segundo o Espírito de Deus, no segmento de Jesus, e a
tomarem consciência de sua missão na Igreja e no mundo, vivendo-a
carismaticamente. Tem por finalidade, ademais, pôr todos os santos em condições
de cumprir o ministério (serviço) para edificar o corpo de Cristo, “até que cheguemos
todos juntos à unidade na fé e no conhecimento do Filho de Deus, ao estado de
adulto, à estatura de Cristo em sua plenitude.” (cf. Ef 4,13)
Um grupo de oração que busca a formação torna-se um grupo
cheio do vigor e da unção do Espírito Santo, um Grupo de Oração fiel à
Identidade da RCC, fiel ao chamado de Deus.
9- Quando o servo
deve iniciar a Formação Específica?
A RCCBRASIL conta com um Processo de Evangelização muito bem
definido, que se inicia com o alicerce do Querigma (primeiro anúncio, anúncio
fundamental) para gerar um profundo e verdadeiro encontro com Jesus Cristo e
experimentar o Amor de Deus de uma maneira impactante. Concluída essa 1ª fase
da evangelização (que continuará influenciando e alicerçando fortemente todas
as demais fases), inicia-se a fase da Catequese (formação) que é introduzida
pelo Módulo Básico de Formação – anteriormente denominada Escola Paulo Apóstolo,
em que a ovelha se aprofunda na Identidade da RCC, na prática dos Carismas, na
estrutura do Grupo de Oração; aprofunda-se na ascese da caminhada cristã, na
liderança segundo o Coração de Deus, na vida da Igreja, além de aprofundar-se
em alguns aspectos de Formação Humana. É evidente que a orientação geral é que
o serviço seja uma consequência natural de quem já aprendeu e experimentou o
que é básico (geral, visão do todo) para depois se aprofundar na sua vocação
específica (visão da parte) dentro do Movimento, o que é garantido pela
formação específica do respectivo Ministério. Entretanto, sob responsabilidade
do respectivo Coordenador de Grupo de Oração, de Região ou de Diocese, pode-se
introduzir excepcionalmente a ovelha em determinada formação específica de
Ministério após a conclusão da Apostila 3 do Módulo Básico de Formação (Grupo
de Oração), desde que esta assuma o fiel compromisso de concluir o Módulo
Básico mesmo já tendo recebido formação específica para o exercício de
determinado Ministério.
10- Preciso de muito
tempo de caminhada para ser um formador?
Não. Para ser um formador na RCC é necessário passar pelo
processo de formação (Módulo Básico) e também pela formação específica para o
exercício deste ministério. Sendo confirmado o chamado, o servo já pode servir
a Deus no ministério.
11- Quais são as
características essenciais de um formador na RCC?
O formador deve procurar ter sempre as características de
Jesus. Aqui não iremos conseguir enumerar todas as características de um
formador, mas vamos colocar algumas de importância:
o Buscar a vida no Espírito;
o Conhecer o chamado de Deus, para assumir o ministério de
formação como uma missão de frente;
o Ter claro o objetivo da formação;
o Amar o que faz;
o Possuir carisma de liderança;
o Buscar visão ampliada;
o Ser pessoa organizada, obediente, cheia de zelo, de boa
intenção;
o Inspirar confiabilidade e segurança no que ensina;
o Ser discípulo/missionário de Jesus;
o Aprofundar constantemente a sua fé;
o Ser testemunho vivo;
o Ser motivado e motivador;
o Estar sempre pronto a ajudar;
o Ser acolhedor e acessível;
o Trabalhar em equipe, não centralizando as atividades;
o Ser dócil à ação do Espírito Santo;
o Ser um guardião da identidade da RCC;
o Ser um promotor da unidade.
12- Qual a diferença
entre ensino e pregação?
O ensino é a transmissão da Sã Doutrina, sob a unção do
Espírito Santo, mediante uso de recursos e métodos didáticos e pedagógicos (cf
At 18,25; Tt 2,1). Os ensinos procuram atingir mais o raciocínio e a razão. Os
temas abordados serão os de finalidade catequética, ministrados, em regra, para
uma quantidade menor de pessoas, possibilitando o uso de dinâmica e métodos
pedagógicos. A pregação acontece quando fazemos o anúncio do Evangelho, sob a
unção do Espírito Santo, mediante uso de recursos da oratória e da retórica (cf
Mc 16,15). Por meio da pregação procura-se atingir mais a emoção e o sentimento
dos nossos irmãos, do que o raciocínio e a razão. Os temas abordados serão
querigmáticos.
13- O formador pode
fazer a leitura das apostilas na formação?
A apostila é um recurso diretivo para o formador, isto é, a
linha-mestra do ensino, não esgotando, contudo, o tema tratado. Assim, deve ser
feita a leitura de algumas partes (como tópicos), a partir do que o formador
desenvolverá o raciocínio. A formação deve ser dinâmica, utilizando-se a
Palavra de Deus, exemplos práticos, citações do Magistério da Igreja, etc. para
envolver os participantes.
14- O que é o Módulo
Básico?
É um conjunto de apostilas para a formação básica dos
membros e dos servos/líderes dos grupos de oração. O seu conteúdo é fundamental
para aqueles que querem conhecer melhor e servir na RCC, e é a formação básica
para a liderança que está à frente do grupo de oração. Esse módulo forma os
líderes na identidade da RCC cuja espiritualidade é o Batismo no Espírito Santo
para que todos possam cumprir sua missão de evangelizar e formar em unidade de
linguagem e ação.
15- Qual a sequência
do Módulo Básico? Pode haver alteração nesta sequência?
1- Identidade da RCC;
2- Carismas;
3- Grupo de Oração
4- Encontro I de Formação Humana: Encontro com Deus
5- Oração Caminho de Santidade
6- Santidade
7- Encontro II de Formação Humana: Encontro Comigo Mesmo
8- Liderança
9- Igreja
10- Encontro III de Formação Humana: Encontro Com os Outros
11- Doutrina Social
Não. O módulo básico tem uma sequência lógica, didática, que
leva o formando a um crescimento humano, espiritual e doutrinal, e ao
aprofundamento de uma espiritualidade cristã baseada na Cultura de Pentecostes.
Leva os formandos a se apaixonarem pelo movimento e por sua Igreja. Se a
sequência do módulo básico for mudada fica comprometido o propósito do Módulo e
a visão continuada que se pretende alcançar.
16- O que é Formação
Humana?
A formação humana é ampla e compreende muitos aspectos do
homem. Ela interage de forma mais íntima com o carisma de cura, não sendo,
entretanto, uma espécie de terapia psicológica. A formação humana dentro do
movimento da Renovação Carismática Católica tem como objetivo promover a
espiritualidade e a cultura de Pentecostes a partir da experiência do Batismo
no Espírito Santo, levando o formando a descobrir em si os obstáculos à
experiência de Deus, bem como os limitadores à autocompreensão e a abertura ao
outro. As apostilas contribuem como um instrumento de trabalho para tratar
sobre relacionamentos, fazendo com que cada pessoa olhe para dentro de si,
possibilitando uma reflexão sobre sua interação com Deus, consigo mesmo e com o
outro, sob a ação do Espírito Santo.
17- Posso aplicar as
apostilas do Módulo Básico no Grupo de Perseverança?
O Grupo de Oração da Renovação Carismática Católica é
caracterizado por três momentos: Núcleo de Serviço; Reunião de Oração e Grupo
de Perseverança. Os momentos são diferentes possuindo cada um deles um
objetivo.
As apostilas do módulo básico são destinadas aos membros e
servos do Grupo de Oração, para que conheçam o que é básico da vida cristã e da
RCC. A formação do módulo básico busca alicerçar todos aqueles que foram chamados
pelo Senhor, ajuda no processo de descobertas e no aprofundamento da fé. As
apostilas do módulo básico devem ser aplicadas com muito amor e cheios do
Espírito Santo, para que todos aqueles que estão estudando consigam, além do
conhecimento, ter também uma experiência com o Espírito Santo. Cada formador
pode utilizar dinâmicas, vídeos, ensinos em grupos, entre outras. O importante
é que todos se sintam parte daquele estudo e que em todos os ensinos haja
momentos de oração.
O Grupo de Perseverança é um terceiro momento do Grupo de
Oração. Qualquer pessoa pode fazer parte do Grupo de Perseverança. Este grupo é
formado por um número pequeno de pessoas, sempre com um servo-formador
liderando este grupo. O convite é aberto para todos os que frequentam o Grupo
de Oração. Importante também saber que este grupo de perseverança não é somente
para servos. O objetivo do grupo de perseverança é aprofundar na fé e na
doutrina da Igreja.
Importante saber que Módulo Básico e Grupo de Perseverança
possuem objetivos diferentes. No entanto, para não sobrecarregar a equipe de
servos segue como sugestão que intercalem a aplicação do módulo básico e grupo
de perseverança. Assim: Aplica-se todo o módulo I (Identidade da RCC), depois
se estuda o capítulo I da Apostila de Perseverança; depois toda apostila II
(Carismas) e depois de concluída essa apostila faz o estudo do capítulo II da
apostila de perseverança, e assim por diante.
18- Como pode ser
aplicado o Módulo Básico?
1) através de Encontros de final de semana com a orientação
de intervalo de 1 mês e meio a 2 meses entre um encontro e outro;
2) através de, por exemplo, dois domingos consecutivos, em
que no primeiro ministramos uma parte da apostila, dando sequência e
concluindo-a no domingo seguinte (esta modalidade é a menos indicada pelo
Núcleo Nacional do MF) ou;
3) através de reuniões durante a semana em que a cada semana
ministramos um ensino de cada apostila (ex.: se escolhemos a noite de 5ª feira
para ministrar o Módulo Básico, iniciamos com o ensino 1 da apostila
“Identidade” e na semana seguinte passamos ao ensino 2, e assim por diante até
a conclusão daquela primeira apostila, quando então daremos início à segunda da
mesma forma).
19- Posso aplicar as
apostilas de Formação Humana semanalmente?
Não. A ministração das três apostilas de Formação Humana
(Encontro com Deus, Encontro comigo mesmo e Encontro com os outros) que são
intercaladas às outras 8 do Módulo Básico deve ser feita somente em final de
semana, não sendo orientação nossa ministrar um ensino em cada semana, neste
caso.
Isso porque o propósito da Formação Humana requer uma
continuidade pedagógica, emocional e espiritual (dentre outras) que só se
conquista através de um fim de semana inteiro e conclusivo. O ideal, inclusive,
é que fosse ministrado em Retiro fechado, mas sabemos que os desafios de nossa
realidade atual dificultam essa proposta.
20- O que é um Grupo
de Perseverança?
O Grupo de Perseverança é o terceiro momento do Grupo de
Oração e atua em função deste. Não é um grupo independente, mas um serviço do
Grupo de Oração.
O Grupo de Perseverança é um grupo fechado, isto é, supõe o
ingresso no início da ministração dos conteúdos formativos e não é obrigatório,
ou seja, as pessoas que receberam o querigma são convidadas a ingressarem no
GP, deixando claro que se quiserem participar neste momento, podem e devem
continuar participando do Grupo de Oração em seu segundo momento (Reunião de
Oração).
21- Por que é
importante ter o Grupo de Perseverança?
Importante saber que perseverar significa ser estável,
permanecer, ficar em um lugar com esperança e com feliz expectativa, insistir.
O grupo de perseverança surge da instrução de Jesus e do exemplo dos Apóstolos
“Perseveravam eles na doutrina dos apóstolos, nas reuniões em comum, na fração
do pão e nas orações” (cf At 2,42).
O ser humano sente necessidade de sempre ir além, avançar.
Por isso depois de uma experiência com Deus eles esperam algo a mais, que será
suprido com o Grupo de Perseverança. Neste grupo eles irão aumentar a sua
intimidade com Deus, aprofundar a sua fé, abrindo-se mais e melhor à ação de
Deus em suas vidas.
As apostilas que compõem o Grupo de Perseverança irão levar
os participantes a serem cumpridores da Palavra e perseverarem na Sã Doutrina
da Salvação.
22- Os conteúdos propostos
nas Apostilas de Grupo de Perseverança substituem a importância do Módulo
Básico?
Não; pelo contrário, um é complementar ao outro e ambos são
extremamente necessários ao processo formativo proposto pela RCCBRASIL.
23- O que um Grupo de
Perseverança NÃO pode ser?
É importante que não se tire a real função do Grupo de
Perseverança. Já vimos que o Grupo de Perseverança é responsável por fortalecer
os servos e os participantes no exercício dos carismas, no conhecimento de Deus
e da Mãe Igreja, para que todos possam perseverar na sã doutrina da salvação da
qual a Igreja é a fiel depositária. Por isso o Grupo de Perseverança:
o Não é um grupo independente;
o Não é ministério;
o Não é terapia de grupo;
o Não é Reunião de Oração (de maneira alguma pode substituir
a reunião de oração pelo grupo de perseverança);
o Não é obrigatório;
o Não é local para encontros sociais;
o Não é lugar para conversar sobre a vida das outras pessoas
(etc).
24- Como posso
organizar o Grupo de Perseverança em meu Grupo de Oração?
o Após o Processo de Iniciação (SVES e Experiência de
Oração), as pessoas devem ser convidadas a participarem de grupos menores;
o Este encontro será realizado semanalmente ou
quinzenalmente, com local, dia e horário definidos;
o Depois de montado este grupo eles caminharão pelo período
estipulado sem que ingressem novos membros;
o O grupo será acompanhado por servos/formadores preparados
para esse serviço;
o O local deve ser apropriado para que haja partilha, que
permita e facilite a escuta e que seja de fácil acesso para todos;
o O Grupo de Perseverança deve ter entre uma hora e meia a
duas horas de duração.
25- Qual é a
espiritualidade do Grupo de Perseverança?
É a mesma que a da RCC, pois o Grupo de Perseverança é uma
expressão da RCC e faz parte do Grupo de Oração como um todo. Lugar propício
para exercitar os carismas e deixar fluir todas as manifestações do Espírito
Santo.
Fonte: blog.rccbrasil.org.br/formacao/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós.