Nós vos ordenamos
irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos afasteis de todo irmão
que se comporta de maneira desordenada e contrária à tradição que de nós
receberam. Bem sabeis como deveis seguir o nosso exemplo, pois não temos vivido
entre vós na ociosidade. De ninguém recebemos de graça o pão que comemos. Pelo
contrário, trabalhamos com esforço e cansaço, de dia e de noite, para não
sermos pesados a ninguém. Não que não tivéssemos o direito de fazê-lo, mas
queríamos apresentar-nos como exemplo a ser imitado.
Com efeito, quando
estávamos entre vós, demos esta regra: “Quem não quer trabalhar também não deve
comer”. Que o Senhor da paz, ele próprio, vos dê a paz, sempre e em toda a
parte. O Senhor esteja com todos vós. Esta saudação é de meu próprio punho, de
Paulo. Assim é que assino todas as minhas cartas; é a minha letra. A graça de
nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos vós. - Palavra do Senhor.
Salmo:
127,1-2.
4-5 (R. 1) Felizes todos que respeitam o Senhor!
Feliz és tu se temes o Senhor e trilhas
seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos hás de viver, serás feliz, tudo irá
bem!
Será assim abençoado todo homem que teme
o Senhor. O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida.
Evangelho:
Mt 23,27-32
Naquele tempo, disse Jesus: Ai de vós, mestres da
Lei e fariseus hipócritas! Vós sois como sepulcros caiados: por fora parecem
belos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda podridão! Assim
também vós: por fora, pareceis justos diante dos outros, mas por dentro estais
cheios de hipocrisia e injustiça.
Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas!
Vós construís sepulcros para os profetas e enfeitais os túmulos dos justos, e
dizeis: Se tivéssemos vivido no tempo de nossos pais, não teríamos sido
cúmplices da morte dos profetas. Com isso, confessais que sois filhos daqueles
que mataram os profetas. Completai, pois, a medida de vossos pais! - Palavra da Salvação.
Comentando o Evangelho (Padre
Jaldemir Vitório / Jesuíta):
Para
denunciar a hipocrisia dos mestres da Lei e dos fariseus, Jesus serviu-se de
uma expressão forte. Chamou-os de "sepulcros caiados": belos por
fora, cheios de podridão por dentro.
Os
sepulcros, na cultura judaica, eram cuidadosamente pintados de branco, de modo
a serem bem visíveis. Desta forma, evitava-se o contato das pessoas com o
túmulo e, por extensão, com o cadáver nele sepultado. A impureza contraída
impedia a participação no culto.
A
santidade dos mestres da Lei e dos fariseus era apenas aparente. Pareciam ser
fidelíssimos na obediência aos mandamentos e insuperáveis na disposição de
buscar exigências escondidas nas entrelinhas das Escrituras. Sua conduta
parecia irrepreensível, sem o mínimo ponto digno de censura.
Entretanto,
Jesus não se deixava enganar. Ele conhecia muito bem a falta de consistência de
tudo aquilo. A obediência dos mestres da Lei e dos fariseus aos mandamentos
consistia em adaptá-los às suas comodidades. A busca de novas exigências visava
subjugar as pessoas com normas descabidas, que eles mesmos atribuíam à vontade
de Deus. Só quem não tinha senso crítico deixava-se iludir pelos belos
discursos deles.
Como
sepulcros caiados, eles pareciam justos por fora, mas por dentro estavam
repletos de hipocrisia e de maldade.
LEIA NA ÍNTEGRA:
Liturgia Diária Comentada
27/08/2014 Quarta-feira SANTA MÔNICA
Santa Mônica - Padroeira das
Mães Cristãs
Como levar os pais para Deus?
- Prof. Felipe Aquino
Amor de Deus - Ricardo Feitosa
CATÓLICOS
COM JESUS: GRAÇA E PAZ
Se desejar receber nossas atualizações
de uma forma rápida e segura, por favor,
faça sua assinatura, é grátis.
Acesse nossa pagina: www.catolicoscomjesus.com e cadastre seu e-mail para recebimento
automático, obrigado.
Fique com Deus e
sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a
Santa Igreja Católica

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós.