quarta-feira, 23 de julho de 2014

O devido respeito para com a Sagrada Eucaristia

Apesar de todo o ensino da Igreja sobre a Sagrada Eucaristia, ainda hoje Nosso Senhor Jesus Cristo é muito desrespeitado e profanado na Hóstia Santa.

Os Sacramentos que Nosso Senhor Jesus Cristo deixou na Igreja transmitem a graça da salvação que Ele conquistou pela sua morte e ressurreição; mas a sagrada Eucaristia vai mais além, porque é o centro da fé católica; é o maior de todos os Sacramentos porque nele Nosso Senhor Jesus Cristo está vivo, em corpo, sangue, alma e divindade.


Há dois mil anos, desde que pela primeira vez Nosso Senhor celebrou a Sagrada Eucaristia na Santa Ceia, nunca mais a Igreja deixou de realizá-la. Além disso, Nosso Senhor na Hóstia sagrada, é guardado nos Sacrários para ser adorado pelos fiéis e levado aos doentes. Mas, apesar de todo o ensino da Igreja sobre a Sagrada Eucaristia, ainda assim Nosso Senhor Jesus Cristo é muito desrespeitado e profanado na Hóstia santa.

Uma dessas profanações acontece quando alguém, ciente de que está em pecado grave, comunga sem antes se confessar com o sacerdote. São Paulo nos lembra da gravidade de Comungar sem estar em condições para isso.

Ele diz: “Portanto, todo aquele que comer este pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será réu do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, a si mesmo o homem, e assim coma deste pão e beba deste cálice. Porque aquele que o come e o bebe indignamente, come e bebe para si a condenação, não distinguindo o corpo do Senhor doutro qualquer alimento. È por isto que há entre vós muitos enfermos e sem forças, e que muitos dormem (morrem)”. (1 Cor 11,26-30)

Esta última afirmação de São Paulo deveria ser tomada muito a sério, tanto por cada um de nós quanto pelas pessoas relacionadas com a saúde pública: as profanações, como as comunhões sacrílegas, por exemplo, constituem motivo de enfermidades, de debilidades físicas e de mortes! Não se pode impunemente receber Aquele que é Santo, um coração que não esteja puro, como fazem muitos sacerdotes e leigos hoje em dia. A sociedade inteira arca com as consequências!

Outra profanação seríssima contra a Sagrada Eucaristia é o uso de Hóstias consagradas para a chamada “missa negra” realizada em cultos demoníacos. São Paulo fala da grandeza do Corpo de Cristo na Eucaristia:

“Porventura o cálice de bênção, que nós benzemos, não é a comunhão do sangue de Cristo? E o pão, que partimos, não é participação do corpo do Senhor?…. (Pelo contrário) Digo que as coisas que os Gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que vós tenhais sociedade com os demônios; não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios. Queremos, porventura, provocar o Senhor à emulação?” (1Cor 10,16-22).

Em vários lugares têm havido terríveis profanações da Eucaristia com arrombamentos de Sacrários, roubo de Hóstias e até pisoteamento delas. Diante de tudo isso, é preciso o máximo de cuidado com a proteção da Sagrada Eucaristia nos Sacrários.

Esses devem ser muito bem fixados, fechados e protegidos. Quando há adoração do Santíssimo Sacramento exposto no Ostensório, nunca se pode deixar o mesmo sem alguém em adoração e vigilância.

Além disso, todo respeito deve ser observado na Igreja diante do Sacrário. Ao se passar diante dele devemos fazer a genuflexão com um dos joelhos em um ato de adoração.

Se passarmos diante do Santíssimo exposto, então, devemos nos ajoelhar com os dois joelhos para esse ato de adoração. Não podemos deixar que a Presença de Deus no meio de nós se torne trivial, banal, sem merecer a devida atenção e respeito. Diante de Nosso Senhor Jesus Cristo é preciso silêncio, adoração e todo respeito.

Sobre isto diz São Paulo:

“Sede meus imitadores, como eu também o sou de Cristo. Eu vos louvo porque em tudo vos lembrais de mim, e guardais as minhas instruções, como eu vo-las ensinei. (…) Todo homem que faz oração com a cabeça coberta, desonra a sua cabeça.

E toda mulher que faz oração não tendo a cabeça coberta, desonra a sua cabeça. (…) O homem na verdade não deve cobrir a sua cabeça porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem.

Porque o homem não foi feito da mulher, mas a mulher foi feita do homem. Por isto a mulher deve trazer sobre a cabeça o véu que é o sinal do poder a que está sujeita, e também por causa dos anjos. Contudo nem o homem existe sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no Senhor.

Porque, se a mulher foi tirada do homem também o homem é concebido pela mulher; mas todas as coisas vêm de Deus. Julgai vós mesmos: É decente que uma mulher faça oração a Deus não tendo véu? (…) É glória para a mulher deixá-los (os cabelos) crescer; porque os cabelos foram-lhe dados como véu”. (1Cor 11,1-15).

Fonte: Adaptação do blog canção nova do Prof. Felipe Aquino / aascj.org.br

CATÓLICOS COM JESUS: GRAÇA E PAZ

Se desejar receber nossas atualizações de uma forma rápida e segura, por favor, faça sua assinatura, é grátis. Acesse nossa pagina: www.catolicoscomjesus.com e cadastre seu e-mail para recebimento automático, obrigado.

Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia  
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós.