Apesar de todo o ensino da Igreja sobre a Sagrada
Eucaristia, ainda hoje Nosso Senhor Jesus Cristo é muito desrespeitado e
profanado na Hóstia Santa.
Os Sacramentos que Nosso Senhor Jesus Cristo deixou na
Igreja transmitem a graça da salvação que Ele conquistou pela sua morte e
ressurreição; mas a sagrada Eucaristia vai mais além, porque é o centro da fé
católica; é o maior de todos os Sacramentos porque nele Nosso Senhor Jesus
Cristo está vivo, em corpo, sangue, alma e divindade.
Há dois mil anos, desde que pela primeira vez Nosso Senhor
celebrou a Sagrada Eucaristia na Santa Ceia, nunca mais a Igreja deixou de
realizá-la. Além disso, Nosso Senhor na Hóstia sagrada, é guardado nos
Sacrários para ser adorado pelos fiéis e levado aos doentes. Mas, apesar de
todo o ensino da Igreja sobre a Sagrada Eucaristia, ainda assim Nosso Senhor
Jesus Cristo é muito desrespeitado e profanado na Hóstia santa.
Uma dessas profanações acontece quando alguém, ciente de que
está em pecado grave, comunga sem antes se confessar com o sacerdote. São Paulo
nos lembra da gravidade de Comungar sem estar em condições para isso.
Ele diz: “Portanto, todo aquele que comer este pão ou beber
o cálice do Senhor indignamente será réu do corpo e do sangue do Senhor.
Examine-se, pois, a si mesmo o homem, e assim coma deste pão e beba deste
cálice. Porque aquele que o come e o bebe indignamente, come e bebe para si a
condenação, não distinguindo o corpo do Senhor doutro qualquer alimento. È por
isto que há entre vós muitos enfermos e sem forças, e que muitos dormem
(morrem)”. (1 Cor 11,26-30)
Esta última afirmação de São Paulo deveria ser tomada muito
a sério, tanto por cada um de nós quanto pelas pessoas relacionadas com a saúde
pública: as profanações, como as comunhões sacrílegas, por exemplo, constituem
motivo de enfermidades, de debilidades físicas e de mortes! Não se pode
impunemente receber Aquele que é Santo, um coração que não esteja puro, como
fazem muitos sacerdotes e leigos hoje em dia. A sociedade inteira arca com as
consequências!
Outra profanação seríssima contra a Sagrada Eucaristia é o
uso de Hóstias consagradas para a chamada “missa negra” realizada em cultos
demoníacos. São Paulo fala da grandeza do Corpo de Cristo na Eucaristia:
“Porventura o cálice de bênção, que nós benzemos, não é a
comunhão do sangue de Cristo? E o pão, que partimos, não é participação do
corpo do Senhor?…. (Pelo contrário) Digo que as coisas que os Gentios
sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que vós
tenhais sociedade com os demônios; não podeis beber o cálice do Senhor e o
cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa
dos demônios. Queremos, porventura, provocar o Senhor à emulação?” (1Cor 10,16-22).
Em vários lugares têm havido terríveis profanações da
Eucaristia com arrombamentos de Sacrários, roubo de Hóstias e até pisoteamento
delas. Diante de tudo isso, é preciso o máximo de cuidado com a proteção da
Sagrada Eucaristia nos Sacrários.
Esses devem ser muito bem fixados, fechados e protegidos.
Quando há adoração do Santíssimo Sacramento exposto no Ostensório, nunca se
pode deixar o mesmo sem alguém em adoração e vigilância.
Além disso, todo respeito deve ser observado na Igreja
diante do Sacrário. Ao se passar diante dele devemos fazer a genuflexão com um
dos joelhos em um ato de adoração.
Se passarmos diante do Santíssimo exposto, então, devemos
nos ajoelhar com os dois joelhos para esse ato de adoração. Não podemos deixar
que a Presença de Deus no meio de nós se torne trivial, banal, sem merecer a
devida atenção e respeito. Diante de Nosso Senhor Jesus Cristo é preciso
silêncio, adoração e todo respeito.
Sobre isto diz São Paulo:
“Sede meus imitadores, como eu também o sou de Cristo. Eu vos
louvo porque em tudo vos lembrais de mim, e guardais as minhas instruções, como
eu vo-las ensinei. (…) Todo homem que faz oração com a cabeça coberta, desonra
a sua cabeça.
E toda mulher que faz oração não tendo a cabeça coberta,
desonra a sua cabeça. (…) O homem na verdade não deve cobrir a sua cabeça
porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem.
Porque o homem não foi feito da mulher, mas a mulher foi
feita do homem. Por isto a mulher deve trazer sobre a cabeça o véu que é o sinal
do poder a que está sujeita, e também por causa dos anjos. Contudo nem o homem
existe sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no Senhor.
Porque, se a mulher foi tirada do homem também o homem é
concebido pela mulher; mas todas as coisas vêm de Deus. Julgai vós mesmos: É
decente que uma mulher faça oração a Deus não tendo véu? (…) É glória para a
mulher deixá-los (os cabelos) crescer; porque os cabelos foram-lhe dados como
véu”. (1Cor 11,1-15).
Fonte: Adaptação do blog canção nova do Prof. Felipe Aquino
/ aascj.org.br
CATÓLICOS
COM JESUS: GRAÇA E PAZ
Se desejar receber nossas atualizações
de uma forma rápida e segura, por favor,
faça sua assinatura, é grátis.
Acesse nossa pagina: www.catolicoscomjesus.com e cadastre seu e-mail para recebimento
automático, obrigado.
Fique com Deus e
sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a
Santa Igreja Católica

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós.