segunda-feira, 16 de junho de 2014

O que é realmente ser transparente?

Ser Transparente

Ás vezes fico me perguntando por que é tão difícil ser transparente. Costumamos acreditar que ser transparente é simplesmente ser sincero, não enganar os outros. Mas ser transparente é muito mais do que isso.

É ter coragem de se expor, de ser frágil, de chorar, de falar do que a gente sente. Ser transparente é desnudar a alma, é deixar cair as máscaras, baixar as armas, destruir os imensos e grossos muros que insistimos tanto em nos empenhar para levantar, ser transparente é permitir que toda a nossa doçura aflore, desabroche e transborde.

Mas, infelizmente, quase sempre, a maioria de nós decide não correr esse risco. Preferimos a dureza da razão à leveza que exporia toda a fragilidade humana. Preferimos o “nó na garganta” às lágrimas que brotam do mais profundo de nosso ser. Preferimos nos perder numa busca insana por respostas imediatas a simplesmente nos entregar diante de Deus e admitir que não sabemos que temos medo! 

Por mais doloroso que seja ter de construir uma ‘máscara’ que nos distancia cada vez mais de quem realmente somos e até do nosso Deus, preferimos assim manter uma imagem que nos dê a sensação de proteção. E assim vamos nos afogando mais e mais em falsas palavras, em falsas atitudes, em falsos sentimentos. Não porque sejamos pessoas mentirosas, mas porque, como folhas secas, nos perdemos de nós mesmos e já não sabemos onde está nossa brandura, nosso amor mais intenso e não contaminado.

Com o passar dos anos, um vazio frio e escuro nos faz perceber que já não sabemos dar e nem pedir o que de mais precioso temos a compartilhar com os irmãos, doçura, compaixão, compreensão. De que todos nós sofremos e às vezes nos sentimos sós, imensamente tristes e choramos baixinho antes de dormir. Num silêncio que nos remete à saudade de “nós mesmos”, daquilo que pulsa e grita dentro de nós, mas que não temos coragem de mostrar àqueles que mais amamos!

Porque, infelizmente, aprendemos que é melhor revidar, descontar, agredir, acusar, criticar e julgar do que simplesmente dizer: você está me machucando... Pode parar, por favor! Porque aprendemos que dizer isso é ser fraco, é ser bobo, é ser menos do que o outro. Quando, na verdade, se agíssemos deixando que a nossa razão ouvisse também o nosso coração, poderíamos evitar tanta dor.

Não devemos ter medo dos confrontos. Mas sugiro que deixemos explodir toda a nossa doçura! Que consigamos não prender o choro, não conter a gargalhada, não esconder tanto o nosso medo, não desejar parecer tão invencíveis... Que consigamos tentar não controlar tanto, responder tanto, competir tanto... Mas confiar na Graça do Senhor Jesus Cristo, que nos basta. “Ame, simplesmente ame!"

A inteligência sem amor nos faz perversos. A justiça sem amor nos faz implacáveis. A beleza sem amor nos faz fúteis. A autoridade sem amor nos faz tiranos. A diplomacia sem amor nos faz hipócritas. O êxito sem amor nos faz arrogantes. A riqueza sem amor nos faz avaro. A pobreza sem amor nos faz orgulhosos. “Ame, simplesmente ame!"

O trabalho sem amor nos faz escravos. A simplicidade sem amor nos deprecia. A lei sem amor nos oprime. A política sem amor nos deixa egoísta. A fé sem amor nos deixa fanático. A cruz sem amor se converte em tortura. E quando, algumas vezes, não encontramos as palavras adequadas para expressar o que sentimos; seja por timidez ou porque os sentimentos nos avassalam; nesses casos podemos contar com o idioma dos abraços A vida sem amor não tem qualquer sentido! “Ame, simplesmente ame!"

Lembrando que a vida é tão curta e a tarefa de vivê-la é tão difícil que quando começamos a aprendê-la, já é hora de partir. Sigamos na certeza de que tudo passa. Que consigamos docemente viver... Sentir... Amar... Ser Transparentes! Certo de que esse momento que você vive, seja ele de muita alegria ou de dor, ai passar, e você deverá seguir em frente, sem olhar para trás, rumo à eternidade, sempre transparente, porque tudo passa, mas você é eterno.

Autoria desconhecida / Colaboração: Roberta café

2 comentários:

  1. são mensagens assim que nos aquieta e infunde em nosso coração , o desejo de sermos pessoas melhores e mais confiantes em nossa difícil caminhada neste mundo louco , onde não temos tempo nem mesmo para nossas lagrimas . que Deus nos abençoe e nos guie.

    ResponderExcluir
  2. Eu já estive nos 2 extremos. o de demonstrar demais, chorar demais, e o de ser durona e fechada. Acontece igualzinho foi descrito aí, de noite só ficam voce, seus pensamentos e suas lagrimas. hoje me aceito como sou.. emotiva sim. as vezes choro quando algo me magoa. e lendo esse post tive uma visão mais clara do que é realmente ser transparente. o que mais me tocou e procurarei sempre praticar, é falar que ta machucando, em vez de revidar. não me sentir fraca ou diminuída por fazer isso.
    Muito obrigada.. linda mensagem. Que Deus nos abençoe

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós.