V Domingo de Páscoa “Jesus Caminho, Verdade e Vida – Ano “A”
O caminho se faz caminhando, essa ideia nos é passada pela
liturgia de hoje, especialmente pela primeira leitura.
Jesus jamais falou em sacerdotes e diáconos, mas em
seguidores de sua Palavra, em seus seguidores.
Na leitura dos Atos dos Apóstolos aparece uma situação que
exige uma estruturação no serviço aos carentes, concretamente um socorro às
viúvas. Para ajudar na solução dessa questão, em clima de oração, é criada a
função dos diáconos. Todos têm o dever do anúncio da Palavra e devem estar
plenos do Espírito Santo. Anúncio e ação deverão caminhar juntos. A ação é
consequência do anúncio e sua expressão concreta.
Seguir Jesus como Caminho, Verdade e Vida é a mensagem
central do Evangelho e nos leva a vivenciar a novidade do Amor de Deus por nós,
sempre original, descoberto aos poucos e nos plenificando.
Jesus é o Caminho para o Pai. Ele veio do Pai, com o Pai é
um e volta para o Pai. Ninguém conhece o Pai a não ser o Filho e ninguém
conhece o Filho a não ser o Pai, nos diz o Senhor (cfr Mt 11,27).
Jesus é a Verdade, a revelação autêntica do projeto de Deus,
a manifestação visível e encarnada do amor do Pai. A verdade vos libertará
(cfr. Jo 8, 32). Em Jesus nos sentimos plenamente livres e amados.
Jesus é a Vida (cfr. Jo 1,4), é a própria ressurreição, a
vida eterna, a Vida!
Muitas vezes em nossa vida surge uma novidade, algo com que
não contávamos e que precisamos acolher, dar espaço e lugar. Precisamos saber
inserir esse inesperado que parece ter vindo para ficar e modificar nosso dia a
dia e até nossa própria vida.
De acordo com as leituras de hoje é necessário que sejamos
movidos pelo amor, pelo desejo de servir, que recorramos a Deus na oração e que
coloquemos em prática aquilo que o Espírito Santo nos orientar. Quando Jesus
fla que vai nos preparar um lugar no Céu, ele nos está prestando um serviço.
Na vida cristã o maior é aquele que serve mais. A vida de
Jesus foi um eterno serviço, desde o nascimento até a morte, sem deixar de lado
a ressurreição e os atos após ela.
É necessário seguir Jesus, Caminho, Verdade e Vida, que se
retirava em oração, ouvia o Pai e agia.
Assim, do mesmo modo como fizeram o Senhor e a primeira
comunidade, estaremos anunciando que Deus nos ama e está conosco e, através de
nossas ações, de nossos serviços, continua criando o mundo.
Pe. César
Augusto dos Santos SJ
Fonte: Rádio Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós.