Primeira
Leitura: At 15,1-6 Decidiram que Paulo, Barnabé e alguns outros
fossem a Jerusalém, para tratar dessa questão com os apóstolos e anciãos.
Naqueles dias,
chegaram alguns da Judéia e ensinavam aos irmãos de Antioquia, dizendo: “Vós
não podereis salvar-vos, se não fordes circuncidados, como ordena a Lei de
Moisés”. Isto provocou muita confusão, e houve uma grande discussão de Paulo e
Barnabé com eles. Finalmente, decidiram que Paulo, Barnabé e alguns outros
fossem a Jerusalém, para tratar dessa questão com os apóstolos e os anciãos.
Depois de terem
sido acompanhados pela Comunidade, Paulo e Barnabé travessaram a Fenícia e a
Samaria. Contaram sobre a conversão dos pagãos, causando grande alegria entre
todos os irmãos. Chegando a Jerusalém, foram recebidos pelos apóstolos e os
anciãos, e narraram as maravilhas que Deus tinha realizado por meio deles.
Alguns dos que tinham pertencido ao partido dos fariseus e que haviam abraçado
a fé levantaram-se e disseram que era preciso circuncidar os pagãos e
obrigá-los a observar a Lei de Moisés. Então, os apóstolos e os anciãos reuniram-se
para tratar desse assunto. - Palavra do
Senhor.
Salmo:
121, 1-2.
3-4a. 4b-5 (R. Cf. 1) Que
alegria, quando me disseram: Vamos à casa Senhor.
Que alegria, quando ouvi que me
disseram: Vamos à casa do Senhor! E agora nossos pés já se detêm, Jerusalém, em
tuas portas.
Jerusalém, cidade bem edificada num
conjunto harmonioso; para lá sobem as tribos de Israel, as tribos do Senhor.
Para louvar, segundo a lei de Israel, o
nome do Senhor. A sede da justiça lá está e o trono de Davi.
Evangelho:
Jo 15,1-8 Quem permanecer em mim, e eu nele, produz
muito fruto.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Eu
sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que em mim não dá
fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais
fruto ainda. Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei.
Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por
si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar
fruto, se não permanecerdes em mim.
Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que
permanece em mim e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis
fazer. Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará.
Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. Se permanecerdes em
mim e minhas palavras permanecerem em vós pedi o que quiserdes e vos será dado.
Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus
discípulos. - Palavra da Salvação.
Comentando o Evangelho (Padre Jaldemir Vitório / Jesuíta): A
imagem da união dos ramos à videira ilustra o tipo de relacionamento a ser
estabelecido entre Jesus e a comunidade dos discípulos, e, ao mesmo tempo,
funciona como um alerta para as tentações futuras.
A
parábola sublinha alguns pontos fundamentais. Para os discípulos produzirem
frutos de amor e justiça, é mister que permaneçam unidos ao Senhor. Dele é que
provém a "seiva" necessária para perseverar no caminho difícil do
serviço gratuito ao próximo. Quem, apesar de se proclamar discípulo, for
incapaz de fazer frutificar o amor, será rechaçado pelo Pai, o agricultor. Um
relacionamento puramente exterior e formal com Jesus não tem sentido. É indigno
da condição de discípulo ser infrutífero. Permanecendo unido a Jesus, produzirá
os frutos esperados. Então, o Pai trata-lo-á com amor, procedendo à poda, para
que produza ainda mais frutos. A expectativa do Pai é ver os discípulos do
Filho perseverar no amor, expresso em gestos cada vez mais exigentes e
comprometidos.
A
parábola serve, também, de alerta contra a tentação de buscar adesões fora de
Jesus. Seriam adesões estéreis, pois só na medida em que permanecerem unidos a
Jesus, conseguirão agir conforme o desejo do Pai. Não existe alternativa
possível.
LEIA NA ÍNTEGRA:
Liturgia
Diária Comentada 21/05/2014 Quarta-feira 5ª Semana da Páscoa
Em
que você fixa seu olhar?
Ter Jesus Cristo como modelo – Papa Francisco
Afastai-vos desta
gente corrompida (At 2,40)
CATÓLICOS COM JESUS: GRAÇA E PAZ
Se deseja receber nossas atualizações de uma forma mais rápida e
segura, por favor, faça
sua assinatura, é grátis.
Veja, para
efetuar o seu cadastro é facílimo; vá a nossa pagina www.catolicoscomjesus.com logo no inicio verá a foto de
propaganda, abaixo dela tem uma caixa que diz “DIGITE SEU E-MAIL”,
em seguida aparecerá outra caixa pedindo para você digitar a senha (código que
aparece na própria tela) que confirma seu pedido, depois clik em “COMPLETE SOLICITAÇÃO DE CADASTRO”.
Feito isso
abra sua caixa de e-mail você verá um e-mail enviado pela equipe do feedBurner:
Título do e-mail: FeedBurner Email Subscriptions, abra-o, no meio do texto existe um link, basta clicar
nele e o seu cadastro estará efetivado.
Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja
Católica

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós.