sábado, 12 de abril de 2014

Semana Santa do Domingo de Ramos ao Domingo da Ressurreição

Semana Santa: Do Domingo de Ramos ao Domingo da Ressurreição

Durante a Quaresma nos preparamos com jejuns e orações para celebrarmos dignamente a Páscoa do Senhor. Jesus o Filho amado do Pai, resignou-se e aceitou todo tipo de humilhação e sofrimento para nos salvar. Apresentamos um roteiro para a Semana Santa, onde a cada dia seguindo os passos de Jesus estaremos vivenciando com maior fervor e mais concretamente o projeto salvífico de Deus acerca do homem e concretizado em Cristo.

DOMINGO DE RAMOS: ENTRADA DE JESUS EM JERUSALÉM

Mt 21,1-11 Bendito o que vem em nome do Senhor!

Naquele tempo, Jesus e seus discípulos aproximaram-se de Jerusalém e chegaram a Betfagé, no monte das Oliveiras. Então Jesus enviou dois discípulos, dizendo-lhes: “Ide até o povoado que está ali na frente, e logo encontrareis uma jumenta amarrada, e com ela um jumentinho. Desamarrai-a e trazei-os a mim! Se alguém vos disser alguma coisa, direis: ‘O Senhor precisa deles’, mas logo os devolverá’”. Isso aconteceu para se cumprir o que foi dito pelo profeta: Dizei à filha de Sião: Eis que o teu rei vem a ti, manso e montado num jumento, num jumentinho, num potro de jumenta”. 
Então os discípulos foram e fizeram como Jesus lhes havia mandado. Trouxeram a jumenta e o jumentinho e puseram sobre eles suas vestes, e Jesus montou. A numerosa multidão estendeu suas vestes pelo caminho, enquanto outros cortavam ramos das árvores, e os espalhavam pelo caminho.

As multidões que iam na frente de Jesus e os que o seguiam, gritavam: “Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto dos céus!”

Quando Jesus entrou em Jerusalém a cidade inteira se agitou, e diziam: “Quem é este homem?” E as multidões respondiam: “Este é o profeta Jesus, de Nazaré da Galileia”.

Reflexão: Jesus entra em Jerusalém e o povo O recebe como a um rei, contudo fica claro que o seu reino não seria o da guerra e sim o da paz e da humildade, um rei que se humilha, aquele que tudo perdoa. Um rei que reza pelos seus inimigos e que oferece a outra face a quem lhe agride certamente não era o rei esperado.

E nós, aceitamos realmente esse rei e tentamos imitá-lo, ou na maioria das vezes agimos da mesma forma que agiram nossos antepassados?

SEGUNDA-FEIRA: JESUS VISITA LÁZARO

Jo 12,1-4 “Deixa-a; ela fez isto em vista do dia de minha sepultura”

Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi a Betânia, onde morava Lázaro, que ele havia ressuscitado dos mortos. Ali ofereceram a Jesus um jantar; Marta servia e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. Maria, tomando quase meio litro de perfume de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos. A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo.

Então, falou Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de entregar: “Por que não se vendeu este perfume por trezentas moedas de prata, para dá-las aos pobres?” Judas falou assim, não porque se preocupasse com os pobres, mas porque era ladrão; ele tomava conta da bolsa comum e roubava o que se depositava nela. Jesus, porém, disse: “Deixa-a; ela fez isto em vista do dia da minha sepultura. Pobres, sempre os tereis convosco, enquanto a mim, nem sempre me tereis”.

Muitos judeus, tendo sabido que Jesus estava em Betânia, foram para lá, não só por causa de Jesus, mas também para verem Lázaro, que Jesus ressuscitara dos mortos. Então, os sumos sacerdotes decidiram matar também Lázaro, porque por causa dele, muitos deixavam os judeus e acreditavam em Jesus. - Palavra da Salvação.

Reflexão: Maria sentindo que se aproximava a morte de Jesus deixa transparecer sua fé no Messias, expressa o seu profundo amor doando-se de forma carinhosa, e demonstra o desapego aos bens materiais dando testemunho que aprendeu a lição ensinada pelo Mestre.

Será que temos por Jesus e pelo nosso próximo a mesma docilidade de Maria, ou nos deixamos levar pelo egoísmo e pela ganância de Judas?

TERÇA-FEIRA: TODA FRAQUEZA HUMANA PRESENTE EM JUDAS

Jo 13,21-33.36-38 Um de vós me entregará... O galo não cantará antes que me tenhas negado três vezes.
                            
Naquele tempo, estando à mesa com seus discípulos, Jesus ficou profundamente comovido e testemunhou: “Em verdade, em verdade vos digo, um de vós me entregará”. Desconcertados, os discípulos olhavam uns para os outros, pois não sabiam de quem Jesus estava falando.

Um deles, a quem Jesus amava, estava recostado ao lado de Jesus. Simão Pedro fez-lhe um sinal para que ele procurasse saber de quem Jesus estava falando. Então, o discípulo, reclinando-se sobre o peito de Jesus, perguntou-lhe: “Senhor, quem é?” Jesus respondeu: “É aquele a quem eu der o pedaço de pão passado no molho”. Então Jesus molhou um pedaço de pão e deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes.

Depois do pedaço de pão, Satanás entrou em Judas. Então Jesus lhe disse: “O que tens a fazer, executa-o depressa”. Nenhum dos presentes compreendeu por que Jesus lhe disse isso. Como Judas guardava a bolsa, alguns pensavam que Jesus lhe queria dizer: ‘Compra o que precisamos para a festa’, ou que desse alguma coisa aos pobres. Depois de receber o pedaço de pão, Judas saiu imediatamente. Era noite.

Depois que Judas saiu, disse Jesus: “Agora foi glorificado o Filho do Homem, e Deus foi glorificado nele. Se Deus foi glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e o glorificará logo. Filhinhos, por pouco tempo estou ainda convosco. Vós me procurareis, e agora vos digo, como eu disse também aos judeus: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’”.

Simão Pedro perguntou: “Senhor, para onde vais?” Jesus respondeu-lhe: “Para onde eu vou, tu não me podes seguir agora, mas seguirás mais tarde”. Pedro disse: “Senhor, por que não posso seguir-te agora? Eu darei a minha vida por ti!” Respondeu Jesus: “Darás a tua vida por mim? Em verdade, em verdade te digo: o galo não cantará antes que me tenhas negado três vezes”. - Palavra da Salvação.

Reflexão: Através da Santa Ceia Jesus revela por completo seu amor, amor de quem está disposto a dar a vida pelo irmão. Em contrapartida Judas com seu gesto desprezível de traição, expõe toda a fraqueza humana. Judas infelizmente não conseguiu ver a verdadeira face de Cristo, esperava que como Filho de Deus, deveria impor a sua vontade, não vislumbrou que o reino de amor só é compreendido através da fé.

Será que já conseguimos ver a verdadeira face de Cristo, ou ainda estamos tentando criar o nosso próprio Jesus?

QUARTA-FEIRA: JESUS O CORDEIRO DE DEUS

Mt 26,14-25 O Filho do Homem vai morrer, conforme diz a Escritura a respeito dele. Contudo, ai daquele que o trair.

Naquele tempo, um dos doze discípulos, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os sumos sacerdotes e disse: “Que me dareis se vos entregar Jesus?” Combinaram, então, trinta moedas de prata. E daí em diante, Judas procurava uma oportunidade para entregar Jesus. No primeiro dia da festa dos Ázimos, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Onde queres que façamos os preparativos para comer a Páscoa?” Jesus respondeu: “Ide à cidade, procurai certo homem e dizei-lhe: ‘O Mestre manda dizer: o meu tempo está próximo, vou celebrar a Páscoa em tua casa, junto com meus discípulos’”. Os discípulos fizeram como Jesus mandou e prepararam a Páscoa.

Ao cair da tarde, Jesus pôs-se à mesa com os doze discípulos. Enquanto comiam, Jesus disse: “Em verdade eu vos digo, um de vós vai me trair”. Eles ficaram muito tristes e, um por um, começaram a lhe perguntar: “Senhor, será que sou eu?”

Jesus respondeu: “Quem vai me trair é aquele que comigo põe a mão no prato. O Filho do Homem vai morrer, conforme diz a Escritura a respeito dele. Contudo, ai daquele que trair o Filho do Homem! Seria melhor que nunca tivesse nascido!” Então Judas, o traidor, perguntou: “Mestre, serei eu?” Jesus lhe respondeu: “Tu o dizes”. - Palavra da Salvação.

Reflexão: Temos que aprender a usar sabiamente os dons que nos são presenteados por Deus. Judas não foi obrigado a trair Jesus, ele tinha a “liberdade” de escolha, mas preferiu se deixar levar pela irá, pela ganância e a cegueira do poder. Jesus também não foi obrigado a entregar sua vida em beneficio de muitos, ele tinha a “liberdade” de escolha, só que preferiu fazer a vontade do Pai, e agindo assim, Jesus transformou seu momento de paixão, em momento de glorificação.

O que estamos fazendo com os dons que recebemos de Deus? Será que estamos honrando as promessas feitas em nosso Batismo? Será que estamos glorificando a Deus através do nosso Matrimônio?

QUINTA-FEIRA: CEIA DO SENHOR

Jo 13,1-15 “Compreendeis o que acabo de fazer?” 

Era antes da festa da Páscoa. Jesus sabia que tinha chegado a sua hora de passar deste mundo para o Pai; tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. Estavam tomando a ceia. O diabo já tinha posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, o propósito de entregar Jesus.

Jesus, sabendo que o Pai tinha colocado tudo em suas mãos e que de Deus tinha saído e para Deus voltava, levantou-se da mesa, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a na cintura. Derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando-os com a toalha com que estava cingido.

Chegou a vez de Simão Pedro. Pedro disse: “Senhor, tu me lavas os pés?” Respondeu Jesus: “Agora, não entendes o que estou fazendo; mais tarde compreenderás”. Disse-lhe Pedro: “Tu nunca me lavarás os pés!” Mas Jesus respondeu: “Se eu não te lavar, não terás parte comigo”.

Simão Pedro disse: “Senhor, então lava não somente os meus pés, mas também as mãos e a cabeça”. Jesus respondeu: “Quem já se banhou não precisa lavar senão os pés, porque já está todo limpo. Também vós estais limpos, mas não todos”. Jesus sabia quem o ia entregar; por isso disse: “Nem todos estais limpos”.

Depois de ter lavado os pés dos discípulos, Jesus vestiu o manto e sentou-se de novo. E disse aos discípulos: “Compreendeis o que acabo de fazer? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, pois eu o sou. Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz. - Palavra da Salvação.

Reflexão: Jesus inicia sua missão em um momento festivo, um casamento em Caná na Galiléia, na Santa Ceia sabendo que tinha chegado a hora de retornar a casa do Pai, Ele celebra com os seus a missão cumprida. Alguns dias antes em Betânia, Maria irmã de Lázaro unge os pés de Jesus como um sinal de que agora pode descansar os pés do mensageiro anunciador da paz. Jesus também unge os pés dos discípulos, preparando-os para a missão de levar a Boa Nova a todas as criaturas.

Cada vez que recebemos a Sagrada Comunhão, é o sinal de que também estamos sendo preparados para sermos missionários evangelizadores, é Jesus nos entregando a mesma missão que entregou aos seus discípulos. Será que estamos sendo fieis a essa missão?

SEXTA-FEIRA: PAIXÃO DO SENHOR

Jo 18,17-22 Jesus crucificado é o verdadeiro Cordeiro pascal

Jesus tomou a cruz sobre si e saiu para o lugar chamado "Calvário", em hebraico "Gólgota". Ali o crucificaram, com outros dois: um de cada lado, e Jesus no meio. Pilatos mandou ainda escrever um letreiro e colocá-lo na cruz; nele estava escrito: "Jesus, o nazareno, o rei dos judeus". Muitos judeus puderam ver o letreiro, porque o lugar em que Jesus foi crucificado ficava perto da cidade. O letreiro estava escrito em hebraico, latim e grego. Então os sumos sacerdotes dos judeus disseram a Pilatos: Não escrevas "o rei dos judeus", mas sim o que ele disse: "Eu sou o rei dos judeus". Pilatos respondeu: O que escrevi, está escrito. - Palavra da Salvação.

Reflexão: A cruz que era motivo de desonra, símbolo da desgraça, passa a ser sinal de glória, verdadeiro e definitivo sacrifício pascal. Jesus o Cordeiro glorioso que se deixa sacrificar, traz a salvação tão esperada, a justificação para toda a humanidade, a cruz de Jesus agora é o sinal da aliança definitiva com Deus. A cruz que antes representava um fim drástico passa a ser um inicio vitorioso.

“Se alguém quer seguir-Me, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me”. (Mt 16,24) Estamos nós assumindo a nossa cruz, ou sentimos o forte desejo de serrá-la um pouco a cada dia?

SÁBADO: VIGÍLIA PASCAL

Mt 28,1-10 Ele ressuscitou dos mortos, e que vai à vossa frente para a Galileia.

Depois do sábado, ao amanhecer do primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. De repente, houve um grande tremor de terra: o anjo do Senhor desceu do céu e, aproximando-se, retirou a pedra e sentou-se nela. Sua aparência era como um relâmpago, e suas vestes eram brancas como a neve. Os guardas ficaram com tanto medo do anjo, que tremeram, e ficaram como mortos.

Então o anjo disse às mulheres: “Não tenhais medo! Sei que procurais Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui! Ressuscitou, como havia dito! Vinde ver o lugar em que ele estava. Ide depressa contar aos discípulos que ele ressuscitou dos mortos, e que vai à vossa frente para a Galileia. Lá vós o vereis. É o que tenho a dizer-vos”.

As mulheres partiram depressa do sepulcro. Estavam com medo, mas correram com grande alegria, para dar a notícia aos discípulos. De repente, Jesus foi ao encontro delas, e disse: “Alegrai-vos!” As mulheres aproximaram-se, e prostraram-se diante de Jesus, abraçando seus pés. Então Jesus disse a elas: “Não tenhais medo. Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão”. – Palavra da Salvação.

Reflexão: Jesus ressuscita no primeiro dia da semana deixando claro o inicio de um novo tempo. Interessante fato a ser notado é que mesmo diante de um anuncio tão importante que é a ressurreição, a incredulidade dos discípulos não os permite desfrutar desse momento de glória, em contrapartida as mulheres se deixam contagiar e mesmo sem compreender plenamente se prostram e glorificam Jesus.

Será que nós hoje não fazermos a mesma coisa? De que lado você está, dos homens ou das mulheres? O Amor reconstrói a viva.

DOMINGO: RESSURREIÇÃO DO SENHOR

Jo 20,1-9 Ele devia ressuscitar dos mortos.

No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: "Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram".

Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou. Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte.
                          
Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu, e acreditou. De fato, eles ainda não tinham compreendido a escritura, segundo a qual ele devia ressuscitar dos mortos. - Palavra da Salvação.

Reflexão: Maria ao ver o túmulo vazio se deixa levar pela fraqueza humana, esquece a promessa feita por Jesus e prefere acreditar que alguém roubou o corpo de Jesus, da mesma forma os discípulos que saíram as presas só passaram a acreditar após verem os sinais deixados no túmulo.  Jesus o principio e o fim, o Senhor dos vivos e dos mortos, aquele que venceu a morte e por Deus foi glorificado, agora ressuscitado deixa a certeza de que Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida.

 “Acreditaste porque viste. Felizes os que acreditam sem terem visto” (Jo 20,29) E nós, podemos nos incluir neste versículo?

Autoria: Ricardo e Marta Feitosa

Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia         

Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós.