Semana Santa: Do
Domingo de Ramos ao Domingo da Ressurreição
Durante a Quaresma nos preparamos com jejuns e orações para
celebrarmos dignamente a Páscoa do Senhor. Jesus o Filho amado do Pai,
resignou-se e aceitou todo tipo de humilhação e sofrimento para nos salvar.
Apresentamos um roteiro para a Semana Santa, onde a cada dia seguindo os passos
de Jesus estaremos vivenciando com maior fervor e mais concretamente o projeto
salvífico de Deus acerca do homem e concretizado em Cristo.
DOMINGO DE RAMOS: ENTRADA DE JESUS EM JERUSALÉM
Mt 21,1-11 Bendito o
que vem em nome do Senhor!
Naquele tempo, Jesus e seus discípulos aproximaram-se de
Jerusalém e chegaram a Betfagé, no monte das Oliveiras. Então Jesus enviou dois
discípulos, dizendo-lhes: “Ide até o povoado que está ali na frente, e logo
encontrareis uma jumenta amarrada, e com ela um jumentinho. Desamarrai-a e
trazei-os a mim! Se alguém vos disser alguma coisa, direis: ‘O Senhor precisa
deles’, mas logo os devolverá’”. Isso aconteceu para se cumprir o que foi dito
pelo profeta: Dizei à filha de Sião: Eis que o teu rei vem a ti, manso e
montado num jumento, num jumentinho, num potro de jumenta”.
As multidões que iam na frente de Jesus e os que o seguiam,
gritavam: “Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana
no mais alto dos céus!”
Quando Jesus entrou em Jerusalém a cidade inteira se agitou,
e diziam: “Quem é este homem?” E as multidões respondiam: “Este é o profeta
Jesus, de Nazaré da Galileia”.
Reflexão: Jesus
entra em Jerusalém e o povo O recebe como a um rei, contudo fica claro que o
seu reino não seria o da guerra e sim o da paz e da humildade, um rei que se
humilha, aquele que tudo perdoa. Um rei que reza pelos seus inimigos e que
oferece a outra face a quem lhe agride certamente não era o rei esperado.
E nós, aceitamos realmente esse
rei e tentamos imitá-lo, ou na maioria das vezes agimos da mesma forma que
agiram nossos antepassados?
SEGUNDA-FEIRA: JESUS VISITA LÁZARO
Jo 12,1-4 “Deixa-a;
ela fez isto em vista do dia de minha sepultura”
Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi a Betânia, onde morava
Lázaro, que ele havia ressuscitado dos mortos. Ali ofereceram a Jesus um
jantar; Marta servia e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. Maria,
tomando quase meio litro de perfume de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de
Jesus e enxugou-os com seus cabelos. A casa inteira ficou cheia do perfume do
bálsamo.
Então, falou Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele
que o havia de entregar: “Por que não se vendeu este perfume por trezentas
moedas de prata, para dá-las aos pobres?” Judas falou assim, não porque se
preocupasse com os pobres, mas porque era ladrão; ele tomava conta da bolsa
comum e roubava o que se depositava nela. Jesus, porém, disse: “Deixa-a; ela
fez isto em vista do dia da minha sepultura. Pobres, sempre os tereis convosco,
enquanto a mim, nem sempre me tereis”.
Muitos judeus, tendo sabido que Jesus estava em Betânia,
foram para lá, não só por causa de Jesus, mas também para verem Lázaro, que Jesus
ressuscitara dos mortos. Então, os sumos sacerdotes decidiram matar também
Lázaro, porque por causa dele, muitos deixavam os judeus e acreditavam em
Jesus. - Palavra da Salvação.
Reflexão: Maria
sentindo que se aproximava a morte de Jesus deixa transparecer sua fé no
Messias, expressa o seu profundo amor doando-se de forma carinhosa, e demonstra
o desapego aos bens materiais dando testemunho que aprendeu a lição ensinada
pelo Mestre.
Será que temos por Jesus e pelo
nosso próximo a mesma docilidade de Maria, ou nos deixamos levar pelo egoísmo e
pela ganância de Judas?
TERÇA-FEIRA: TODA FRAQUEZA HUMANA PRESENTE EM JUDAS
Jo 13,21-33.36-38 Um
de vós me entregará... O galo não cantará antes que me tenhas negado três vezes.
Naquele tempo, estando à mesa com seus discípulos, Jesus
ficou profundamente comovido e testemunhou: “Em verdade, em verdade vos digo,
um de vós me entregará”. Desconcertados, os discípulos olhavam uns para os
outros, pois não sabiam de quem Jesus estava falando.
Um deles, a quem Jesus amava, estava recostado ao lado de Jesus.
Simão Pedro fez-lhe um sinal para que ele procurasse saber de quem Jesus estava
falando. Então, o discípulo, reclinando-se sobre o peito de Jesus, perguntou-lhe:
“Senhor, quem é?” Jesus respondeu: “É aquele a quem eu der o pedaço de pão
passado no molho”. Então Jesus molhou um pedaço de pão e deu-o a Judas, filho
de Simão Iscariotes.
Depois do pedaço de pão, Satanás entrou em Judas. Então
Jesus lhe disse: “O que tens a fazer, executa-o depressa”. Nenhum dos presentes
compreendeu por que Jesus lhe disse isso. Como Judas guardava a bolsa, alguns
pensavam que Jesus lhe queria dizer: ‘Compra o que precisamos para a festa’, ou
que desse alguma coisa aos pobres. Depois de receber o pedaço de pão, Judas saiu
imediatamente. Era noite.
Depois que Judas saiu, disse Jesus: “Agora foi glorificado o
Filho do Homem, e Deus foi glorificado nele. Se Deus foi glorificado nele,
também Deus o glorificará em si mesmo, e o glorificará logo. Filhinhos, por
pouco tempo estou ainda convosco. Vós me procurareis, e agora vos digo, como eu
disse também aos judeus: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’”.
Simão Pedro perguntou: “Senhor, para onde vais?” Jesus
respondeu-lhe: “Para onde eu vou, tu não me podes seguir agora, mas seguirás
mais tarde”. Pedro disse: “Senhor, por que não posso seguir-te agora? Eu darei
a minha vida por ti!” Respondeu Jesus: “Darás a tua vida por mim? Em verdade,
em verdade te digo: o galo não cantará antes que me tenhas negado três vezes”. - Palavra da Salvação.
Reflexão: Através
da Santa Ceia Jesus revela por completo seu amor, amor de quem está disposto a
dar a vida pelo irmão. Em contrapartida Judas com seu gesto desprezível de
traição, expõe toda a fraqueza humana. Judas infelizmente não conseguiu ver a
verdadeira face de Cristo, esperava que como Filho de Deus, deveria impor a sua
vontade, não vislumbrou que o reino de amor só é compreendido através da fé.
Será que já conseguimos ver a
verdadeira face de Cristo, ou ainda estamos tentando criar o nosso próprio
Jesus?
QUARTA-FEIRA: JESUS O CORDEIRO DE DEUS
Mt 26,14-25 O Filho
do Homem vai morrer, conforme diz a Escritura a respeito dele. Contudo, ai
daquele que o trair.
Naquele tempo, um dos doze discípulos, chamado Judas
Iscariotes, foi ter com os sumos sacerdotes e disse: “Que me dareis se vos
entregar Jesus?” Combinaram, então, trinta moedas de prata. E daí em diante,
Judas procurava uma oportunidade para entregar Jesus. No primeiro dia da festa
dos Ázimos, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Onde queres
que façamos os preparativos para comer a Páscoa?” Jesus respondeu: “Ide à
cidade, procurai certo homem e dizei-lhe: ‘O Mestre manda dizer: o meu tempo
está próximo, vou celebrar a Páscoa em tua casa, junto com meus discípulos’”. Os
discípulos fizeram como Jesus mandou e prepararam a Páscoa.
Ao cair da tarde, Jesus pôs-se à mesa com os doze
discípulos. Enquanto comiam, Jesus disse: “Em verdade eu vos digo, um de vós
vai me trair”. Eles ficaram muito tristes e, um por um, começaram a lhe
perguntar: “Senhor, será que sou eu?”
Jesus respondeu: “Quem vai me trair é aquele que comigo põe
a mão no prato. O Filho do Homem vai morrer, conforme diz a Escritura a
respeito dele. Contudo, ai daquele que trair o Filho do Homem! Seria melhor que
nunca tivesse nascido!” Então Judas, o traidor, perguntou: “Mestre, serei eu?”
Jesus lhe respondeu: “Tu o dizes”. -
Palavra da Salvação.
Reflexão: Temos
que aprender a usar sabiamente os dons que nos são presenteados por Deus. Judas
não foi obrigado a trair Jesus, ele tinha a “liberdade” de escolha, mas
preferiu se deixar levar pela irá, pela ganância e a cegueira do poder. Jesus
também não foi obrigado a entregar sua vida em beneficio de muitos, ele tinha a
“liberdade” de escolha, só que preferiu fazer a vontade do Pai, e agindo assim,
Jesus transformou seu momento de paixão, em momento de glorificação.
O que estamos fazendo com os
dons que recebemos de Deus? Será que estamos honrando as promessas feitas em
nosso Batismo? Será que estamos glorificando a Deus através do nosso
Matrimônio?
QUINTA-FEIRA: CEIA DO SENHOR
Jo 13,1-15
“Compreendeis o que acabo de fazer?”
Era antes da festa da Páscoa. Jesus sabia que tinha chegado
a sua hora de passar deste mundo para o Pai; tendo amado os seus que estavam no
mundo, amou-os até o fim. Estavam tomando a ceia. O diabo já tinha posto no
coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, o propósito de entregar Jesus.
Jesus, sabendo que o Pai tinha colocado tudo em suas mãos e
que de Deus tinha saído e para Deus voltava, levantou-se da mesa, tirou o
manto, pegou uma toalha e amarrou-a na cintura. Derramou água numa bacia e
começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando-os com a toalha com que estava
cingido.
Chegou a vez de Simão Pedro. Pedro disse: “Senhor, tu me
lavas os pés?” Respondeu Jesus: “Agora, não entendes o que estou fazendo; mais
tarde compreenderás”. Disse-lhe Pedro: “Tu nunca me lavarás os pés!” Mas Jesus
respondeu: “Se eu não te lavar, não terás parte comigo”.
Simão Pedro disse: “Senhor, então lava não somente os meus
pés, mas também as mãos e a cabeça”. Jesus respondeu: “Quem já se banhou não
precisa lavar senão os pés, porque já está todo limpo. Também vós estais
limpos, mas não todos”. Jesus sabia quem o ia entregar; por isso disse: “Nem
todos estais limpos”.
Depois de ter lavado os pés dos discípulos, Jesus vestiu o
manto e sentou-se de novo. E disse aos discípulos: “Compreendeis o que acabo de
fazer? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, pois eu o sou. Portanto,
se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns
dos outros. Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz. - Palavra da Salvação.
Reflexão: Jesus
inicia sua missão em um momento festivo, um casamento em Caná na Galiléia, na
Santa Ceia sabendo que tinha chegado a hora de retornar a casa do Pai, Ele
celebra com os seus a missão cumprida. Alguns dias antes em Betânia, Maria irmã
de Lázaro unge os pés de Jesus como um sinal de que agora pode descansar os pés
do mensageiro anunciador da paz. Jesus também unge os pés dos discípulos,
preparando-os para a missão de levar a Boa Nova a todas as criaturas.
Cada vez que recebemos a Sagrada
Comunhão, é o sinal de que também estamos sendo preparados para sermos
missionários evangelizadores, é Jesus nos entregando a mesma missão que
entregou aos seus discípulos. Será que estamos sendo fieis a essa missão?
SEXTA-FEIRA: PAIXÃO DO SENHOR
Jo 18,17-22 Jesus
crucificado é o verdadeiro Cordeiro pascal
Jesus tomou a cruz sobre si e saiu para o lugar chamado
"Calvário", em hebraico "Gólgota". Ali o crucificaram, com
outros dois: um de cada lado, e Jesus no meio. Pilatos mandou ainda escrever um
letreiro e colocá-lo na cruz; nele estava escrito: "Jesus, o nazareno, o
rei dos judeus". Muitos judeus puderam ver o letreiro, porque o lugar em
que Jesus foi crucificado ficava perto da cidade. O letreiro estava escrito em
hebraico, latim e grego. Então os sumos sacerdotes dos judeus disseram a
Pilatos: Não escrevas "o rei dos judeus", mas sim o que ele disse:
"Eu sou o rei dos judeus". Pilatos respondeu: O que escrevi, está
escrito. - Palavra da Salvação.
Reflexão: A cruz
que era motivo de desonra, símbolo da desgraça, passa a ser sinal de glória,
verdadeiro e definitivo sacrifício pascal. Jesus o Cordeiro glorioso que se
deixa sacrificar, traz a salvação tão esperada, a justificação para toda a
humanidade, a cruz de Jesus agora é o sinal da aliança definitiva com Deus. A
cruz que antes representava um fim drástico passa a ser um inicio vitorioso.
“Se alguém quer seguir-Me,
renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me”. (Mt 16,24) Estamos nós
assumindo a nossa cruz, ou sentimos o forte desejo de serrá-la um pouco a cada
dia?
SÁBADO: VIGÍLIA PASCAL
Mt 28,1-10 Ele
ressuscitou dos mortos, e que vai à vossa frente para a Galileia.
Depois do sábado, ao amanhecer do primeiro dia da semana,
Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. De repente, houve um
grande tremor de terra: o anjo do Senhor desceu do céu e, aproximando-se,
retirou a pedra e sentou-se nela. Sua aparência era como um relâmpago, e suas
vestes eram brancas como a neve. Os guardas ficaram com tanto medo do anjo, que
tremeram, e ficaram como mortos.
Então o anjo disse às mulheres: “Não tenhais medo! Sei que
procurais Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui! Ressuscitou, como
havia dito! Vinde ver o lugar em que ele estava. Ide depressa contar aos
discípulos que ele ressuscitou dos mortos, e que vai à vossa frente para a
Galileia. Lá vós o vereis. É o que tenho a dizer-vos”.
As mulheres partiram depressa do sepulcro. Estavam com medo,
mas correram com grande alegria, para dar a notícia aos discípulos. De repente,
Jesus foi ao encontro delas, e disse: “Alegrai-vos!” As mulheres
aproximaram-se, e prostraram-se diante de Jesus, abraçando seus pés. Então
Jesus disse a elas: “Não tenhais medo. Ide anunciar aos meus irmãos que se
dirijam para a Galileia. Lá eles me verão”. – Palavra da Salvação.
Reflexão: Jesus
ressuscita no primeiro dia da semana deixando claro o inicio de um novo tempo.
Interessante fato a ser notado é que mesmo diante de um anuncio tão importante
que é a ressurreição, a incredulidade dos discípulos não os permite desfrutar desse
momento de glória, em contrapartida as mulheres se deixam contagiar e mesmo sem
compreender plenamente se prostram e glorificam Jesus.
Será que nós hoje não fazermos a
mesma coisa? De que lado você está, dos homens ou das mulheres? O Amor
reconstrói a viva.
DOMINGO: RESSURREIÇÃO DO SENHOR
Jo 20,1-9 Ele
devia ressuscitar dos mortos.
No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao
túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a
pedra tinha sido retirada do túmulo. Então ela saiu correndo e foi encontrar
Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse:
"Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram".
Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao
túmulo. Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que
Pedro e chegou primeiro ao túmulo. Olhando para dentro, viu as faixas de linho
no chão, mas não entrou. Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e
entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão e o pano que tinha
estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar
à parte.
Então entrou também o outro discípulo, que tinha
chegado primeiro ao túmulo. Ele viu, e acreditou. De fato, eles ainda não
tinham compreendido a escritura, segundo a qual ele devia ressuscitar dos
mortos. - Palavra da Salvação.
Reflexão: Maria ao
ver o túmulo vazio se deixa levar pela fraqueza humana, esquece a promessa
feita por Jesus e prefere acreditar que alguém roubou o corpo de Jesus, da
mesma forma os discípulos que saíram as presas só passaram a acreditar após
verem os sinais deixados no túmulo.
Jesus o principio e o fim, o Senhor dos vivos e dos mortos, aquele que
venceu a morte e por Deus foi glorificado, agora ressuscitado deixa a certeza
de que Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida.
“Acreditaste porque viste. Felizes os que
acreditam sem terem visto” (Jo 20,29) E nós, podemos nos incluir neste
versículo?
Autoria: Ricardo e Marta Feitosa
Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja
Católica








Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós.