Reflexão para o sábado Santo - Pe. Cesar Augusto
Neste sábado, após os sofrimentos e a morte do Senhor na
cruz, dirijamos nossa atenção, nossos olhares carinhosos para Maria, a Mãe de
Jesus e nossa.
Ela se encontra na casa de João. O discípulo amado a levou
para lá, após o sepultamento de Jesus, cumprindo uma de suas últimas palavras
na cruz: “Mulher, eis aí o teu filho. Filho, eis aí tua Mãe.”
Vamos encontrá-la em um quarto retirado, meditando sobre a
vida de seu querido filho. Ela o revê criancinha... Belém... Nazaré... a
despedida antes da vida pública...Caná...e outros momentos caros ao seu
coração, agora transpassado pela espada de que falara Simeão, quando da
apresentação de Jesus no Templo. De fato ela agora é a Senhora das Dores. Tudo
quanto ela “conservava em seu coração” e sobretudo o que viu na Paixão, ela
revive.
Mas a solidão está cheia de fé e de esperança, do mesmo modo
como está cheia de tristeza.
Maria fica de pé em sua fé intacta, inabalável como gostamos
de dizer. Ela nunca teve as flutuações, as hesitações da fé dos discípulos. Seu filho acabou de sofrer. Está terminada a fase dolorosa
da redenção. Maria sabe que a Ressureição é certa e está próxima. Recorda
as palavras pelas quais Jesus anunciou sua Ressurreição.
Já no Calvário ela presenciou a aurora da ressurreição, da
vida nova, dos efeitos da redenção através da conversão de Dimas, o ladrão que
professou a fé em Jesus; através da declaração do centurião de que
verdadeiramente Jesus era justo; através da atitude de todas as pessoas que
desciam do monte e voltavam para suas casas batendo no peito em sinal de
arrependimento e contrição...
Maria, em seu quarto, recebe os discípulos: Pedro, que chora
sua fraqueza; João, que chora um amigo; os demais, que haviam fugido. Um a um
eles retornam.
A Pedro ela ensina a humildade, a todos comunica sua paz,
sua fé, sua esperança. Ela vive o papel de consoladora, que mais tarde Jesus
ressuscitado exercerá magnificamente. Ela reagrupa os amigos de Jesus, um após
o outro. Será o grupo dos dias da Ressurreição, da Ascensão, de Pentecostes, da
primeira comunidade cristã. Assim a Igreja vai se enraizando no mundo: um grupo
de verdadeiros amigos de Jesus que creem em sua Ressurreição.
Maria inaugura seu papel de Medianeira, de Mãe de cada
cristão, depois de ter cumprido o papel histórico de corredentora.
Nesta noite, a noite da grande vigília, a mais importante
para os cristãos, faremos em nossas comunidades eclesiais a bênção do fogo
novo, com o qual se acenderá o Círio Pascal, sinal expressivo do Cristo
Ressuscitado. As leituras que ouviremos nos farão a recapitulação de toda a
História da salvação, em que o ápice é a Ressurreição de Cristo.
Em muitas comunidades teremos o batismo de novos irmãos, que
aceitaram dar o sim resposta ao sim proposta de Jesus. Será a aceitação da
aliança de Jesus, para toda a vida. Renovemos também nossa entrega ao Senhor da
Vida. Feliz Páscoa!
Autor: Pe. Cesar Augusto dos Santos
Fonte: Rádio Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós.