Primeira
Leitura: At 5,17-26 Os homens que vós colocastes na prisão estão
no Templo ensinando o povo!
Naqueles dias,
levantaram-se o sumo sacerdote e todos os do seu partido - isto é, o partido
dos saduceus - cheios de raiva e mandaram prender os apóstolos e lançá-los na
cadeia pública. Porém, durante a noite, o anjo do Senhor abriu as portas da
prisão e os fez sair, dizendo: “Ide falar ao povo, no Templo, sobre tudo o que
se refere a este modo de viver”. Eles obedeceram e, ao amanhecer, entraram no
Templo e começaram a ensinar.
O sumo sacerdote
chegou com os seus partidários e convocou o Sinédrio e o Conselho formado pelas
pessoas importantes do povo de Israel. Então mandaram buscar os apóstolos na
prisão. Mas, ao chegarem à prisão, os servos não os encontraram e voltaram
dizendo: “Encontramos a prisão fechada, com toda segurança, e os guardas
estavam a postos na frente da porta. Mas, quando abrimos a porta, não
encontramos ninguém lá dentro”.
Ao ouvirem essa
notícia, o chefe da guarda do Templo e os sumos sacerdotes não sabiam o que
pensar e perguntavam-se o que poderia ter acontecido. Chegou alguém que lhes
disse: “Os homens que vós pusestes na prisão estão no Templo ensinando o povo!”
Então o chefe da guarda do Templo saiu com os guardas e trouxe os apóstolos,
mas sem violência, porque eles tinham medo que o povo os atacasse com pedras. - Palavra do Senhor.
Salmo:
33, 2-3.
4-5. 6-7. 8-9 (R. 7a) Este
infeliz gritou a Deus, e foi ouvido.
Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo,
seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que
ouçam os humildes e se alegrem!
Comigo engrandecei ao Senhor Deus,
exaltemos todos juntos o seu nome! Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu,
e de todos os temores me livrou.
Contemplai a sua face e alegrai-vos, e
vosso rosto não se cubra de vergonha! Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido,
e o Senhor o libertou de toda angústia.
O anjo do Senhor vem acampar ao redor
dos que o temem, e os salva. Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem
que tem nele o seu refúgio!
Evangelho:
Jo 3,16-21 Deus enviou seu Filho ao mundo para que o
mundo seja salvo por Ele.
Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho
unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. De
fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que
o mundo seja salvo por ele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já
está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito.
Ora, o julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas
os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más. Quem pratica
o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam
denunciadas. Mas quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se
manifeste que suas ações são realizadas em Deus. - Palavra da Salvação.
Comentando o Evangelho Padre Jaldemir Vitório / Jesuíta:
Jesus
Cristo veio ao mundo para trazer salvação à humanidade mergulhada no pecado, e
incapaz de ver-se livre desta trágica situação. De nada adiantaria submetê-la
ao julgamento e à condenação. Já a persistência no pecado não dava margens para
dúvidas: o relacionamento com Deus estava rompido. Era necessário alguém para
ajudá-la a por fim a esta inimizade antiga com o Criador. E nisto consistiu a
missão de Jesus!
O
caminho da salvação passa pela fé no Salvador. Crer, neste caso, não se limita
a confessar, com os lábios, que Jesus salva, mas requer, também, que
assimilemos o seu modo de ser. Ou seja, a total submissão à vontade de Deus,
expressa na vivência no amor entranhado ao próximo, sem jamais deixar-se levar
pelo egoísmo. Como na vida de Jesus o Reino de Deus foi o objetivo absoluto, o
mesmo deve ser para todos os cristãos. O Reino deverá pautar todas as suas
ações.
A
salvação de Jesus apresenta-se como uma proposta, a qual pode ser acolhida ou
recusada. Jesus mesmo experimentou a rejeição sistemática por parte dos seus
contemporâneos, embora muitos se tornassem discípulos dele, e acolhessem com fé
suas palavras. A atitude hostil de muitos não intimidou o Mestre. Ele continuou
a ser a luz, apontando, para toda a humanidade, o caminho da salvação.
LEIA NA ÍNTEGRA:
Liturgia Diária Comentada 30/04/2014
Sacramento do
Matrimônio (Catequeses sobre os Sacramentos)
Não recear a alegria -
Papa Francisco
CATÓLICOS COM JESUS: GRAÇA E PAZ
Se desejar receber nossas atualizações de uma forma mais rápida
e segura, por favor, faça sua assinatura, é
grátis.
Veja, para
efetuar o seu cadastro é facílimo; vá a nossa pagina www.catolicoscomjesus.com logo no inicio verá a foto de
propaganda, abaixo dela tem uma caixa que diz “DIGITE SEU E-MAIL”,
em seguida aparecerá outra caixa pedindo para você digitar a senha (código que
aparece na própria tela) que confirma seu pedido, depois clik em “COMPLETE SOLICITAÇÃO DE CADASTRO”.
Feito isso
abra sua caixa de e-mail você verá um e-mail enviado pela equipe do feedBurner:
Título do e-mail: FeedBurner Email Subscriptions, abra-o, no meio do texto existe um link, basta clicar
nele e o seu cadastro estará efetivado.
Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja
Católica

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós.