terça-feira, 29 de abril de 2014

Evangelho do dia 29.04.2014 Catarina de Sena

Primeira Leitura: At 4,32-37 Um só coração e uma só alma.

A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém considerava como próprias as coisas que possuía, mas tudo entre eles era posto em comum. Com grandes sinais de poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus. E os fiéis eram estimados por todos.

Entre eles ninguém passava necessidade, pois aqueles que possuíam terras ou casas vendiam-nas, levavam o dinheiro, e o colocavam aos pés dos apóstolos. Depois, era distribuído conforme a necessidade de cada um. José, chamado pelos apóstolos de Barnabé, que significa filho da consolação, levita e natural de Chipre, possuía um campo. Vendeu e foi depositar o dinheiro aos pés dos apóstolos - Palavra do Senhor. 

Comentando a Liturgia: Lucas nos deu, mais que a fotografia da situação real, o projeto divino, o modelo ideal em que a Igreja se deve mirar e ao qual referir-se de contínuo. A Igreja que nasce da escuta da Palavra é a comunhão, a prece, a catequese apostólica, o partir do pão.

Na passagem de hoje, Lucas nos apresenta sobretudo, a comunhão fraternal (que vai até a partilha dos bens) e a importância dos apóstolos nessa comunidade: eles é que exercem o ofício da pregação e presidem à atividade caritativa. A Igreja não é uma organização burocrática governada pelo princípio da eficiência, em que vigoram relações meramente funcionais. É uma comum idade de pessoas, que não nasce da carne e do sangue, mas do Espírito, e tende a exprimir-se no sinal da comunhão dos  bens. Realiza-se este sinal de modo diverso segundo os tempos e as vocações; sem este sinal, porém, não existe Igreja.

Salmo: Sl 92, 1ab. 1c-2. 5 (R.1a) Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor.

Deus é Rei e se vestiu de majestade, revestiu-se de poder e de esplendor!

Vós firmastes o universo inabalável, vós firmastes vosso trono desde a origem, desde sempre, ó Senhor, vós existis!

Verdadeiros são os vossos testemunhos, refulge a santidade em vossa casa, pelos séculos dos séculos, Senhor!

Evangelho: Jo 3,7b-15 Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem.

Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: "Vós deveis nascer do alto. O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito".

Nicodemos perguntou: "Como é que isso pode acontecer?"

Respondeu-lhe Jesus: Tu és mestre em Israel, mas não sabes estas coisas? Em verdade, em verdade te digo, nós falamos daquilo que sabemos e damos testemunho daquilo que temos visto, mas vós não aceitais o nosso testemunho. Se não acreditais, quando vos falo das coisas da terra, como acreditareis se vos falar das coisas do céu?

E ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do homem. Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do homem seja levantado, para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna. - Palavra da Salvação.

Comentando o Evangelho (Padre Jaldemir Vitório / Jesuíta):

Ao exortar Nicodemos sobre a necessidade de nascer de novo, Jesus apontou o ação do Espírito como dinamismo deste renascimento. É o Espírito quem leva a pessoa a superar os esquemas da vida, segundo a carne, e a assumir um projeto de vida centrado na vontade de Deus. Arranca-a das malhas do egoísmo, e a coloca no terreno firme do amor. Abre-lhe os horizontes, apresentando-lhe a carência dos pobres e sofredores como campo de serviço. Liberta-a dos interesses mesquinhos, levando-a a confrontar-se com ideais elevados, realmente capazes de trazer felicidade e realização pessoal.

O sopro incontrolável do vento serviu de comparação para revelar a liberdade de ação de quem é movido pelo Espírito. Como não se pode segurar determinar o rumo, exercer controle sobre o vento, o mesmo se dá com a pessoa que nasce do Espírito. Sua capacidade de fazer o bem se torna ilimitada. Nada a detém quando se trata de demonstrar, com gestos concretos, o amor ao semelhante. O amor que traz dentro de si permite-lhe expressar, de maneira criativa, sua solidariedade. Tudo, em sua vida, torna-se novo, pois o Espírito não lhe permite cair na rotina e na inatividade, características de quem perdeu a razão de viver.


A ressurreição de Jesus é um convite a nascer de novo. O Ressuscitado é quem nos concede o Espírito necessário para este renascer.

LEIA NA ÍNTEGRA:

Liturgia Diária Comentada 29/04/2014

Santa Catarina de Sena - Doutora da Igreja

Oração a Santa Catarina de Sena

Ladainha de Santa Catarina de Sena

Cartas de Santo Inácio de Antioquia

CATÓLICOS COM JESUS: GRAÇA E PAZ

Se desejar receber nossas atualizações de uma forma mais rápida e segura, por favor, faça sua assinatura, é grátis.

Veja, para efetuar o seu cadastro é facílimo; vá a nossa pagina www.catolicoscomjesus.com logo no inicio verá a foto de propaganda, abaixo dela tem uma caixa que diz “DIGITE SEU E-MAIL”, em seguida aparecerá outra caixa pedindo para você digitar a senha (código que aparece na própria tela) que confirma seu pedido, depois clik em “COMPLETE SOLICITAÇÃO DE CADASTRO”.

Feito isso abra sua caixa de e-mail você verá um e-mail enviado pela equipe do feedBurner: Título do e-mail: FeedBurner Email Subscriptions, abra-o, no meio do texto existe um link, basta clicar nele e o seu cadastro estará efetivado.

Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia         
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós.