Não se glorie o sábio na sua sabedoria, não se glorie o
forte na sua força, não se glorie o rico na sua riqueza. Mas onde está a
verdadeira glória do homem? Onde está a sua grandeza? Quem se gloria – diz a
Escritura – glorie-se nisto: em conhecer e compreender que Eu sou o Senhor.
A grandeza do homem, a sua glória e a sua dignidade
consistem em conhecer onde está a verdadeira grandeza e segui-la de todo o
coração, em buscar com ardor a glória que vem da glória do Senhor. [...]
Portanto, quem se gloria no Senhor de modo perfeito e
irrepreensível é aquele que não se exalta com a sua própria justiça, mas
reconhece que não a tem e compreende que só na fé em Cristo está a sua
justificação. Nisto precisamente se gloria Paulo: desprezando a sua própria
justiça, busca apenas aquela que vem de Deus por meio de Jesus Cristo, ou seja,
a justiça na fé, a fim de conhecer a Cristo, o poder da sua ressurreição e a
participação nos seus sofrimentos, configurando-se a Ele na sua morte, na
esperança de vir a alcançar a ressurreição dos mortos.
Assim cai por terra toda a altivez e soberba. O único motivo
de glória que te resta, ó homem, e o único motivo de esperança, está em fazer
morrer tudo o que é teu e buscar a vida futura em Cristo. Mas nós já possuímos
as primícias desta vida e, portanto, ela já começou em nós, uma vez que vivemos
inteiramente na graça e no dom de Deus. [...]
Deus livra-nos dos perigos para além de toda a esperança
humana. No nosso interior sentimos a sentença de morte – diz ainda o Apóstolo –
para que não ponhamos a confiança em nós mesmos, mas em Deus que ressuscita os
mortos. Foi Ele que nos libertou dessa morte iminente e temos a esperança de
que Ele nos libertará também agora.
Homilias de São Basílio Magno, bispo
Fonte: News.va

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós.