Quaresma 2014 - Pe. Brendan
A Igreja Católica iniciará na Quarta-feira de Cinzas, dia 5
de março o Tempo da Quaresma que termina na Quinta-feira Santa na celebração da
última ceia de Jesus Cristo com seus apóstolos. A palavra Quaresma vem do latim
quadragésima, é o período de quarenta dias que antecede a maior festa do
cristianismo: a Ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no Domingo da Páscoa.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil promove a Campanha da Fraternidade
desde 1964, como itinerário de libertação pessoal, comunitária e social. Este
ano a CF tem como tema “Tráfico Humano e Fraternidade” e como lema “É para
liberdade que Cristo nos libertou”. O período da Quaresma é reservado para a
reflexão e a conversão espiritual. Católicos são convidados a fazerem uma
comparação entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos. Somos
convidados a viver a Quaresma como um caminho a Jesus Cristo, lendo a Palavra
de Deus, orando e praticando boas obras. Em termos práticos, a Quaresma é o tempo
de perdão e de reconciliação fraterna. É tempo de retirar de nossos corações
todo ódio, rancor, inveja e tudo o que se opõe ao nosso amor a Deus e aos
irmãos. Temos três grandes linhas de ação a seguir durante a Quaresma: a
oração, a penitência e a caridade.
A duração da Quaresma é baseada no símbolo do número
quarenta na Bíblia. É um número de expectativa, de preparação e de prova. Na
Bíblia caracteriza as intervenções sucessivas de Deus: Davi, como Saul, reinou
40 anos; o dilúvio durou 40 dias; Moisés serviu Deus no Monte Sinai durante 40
dias e durante 40 anos Moisés conduziu o povo de Israel na peregrinação pelo
deserto até chegaram à Canaã; Jesus passou 40 dias no deserto e depois apareceu
ressuscitado durante 40 dias etc. Cerca de duzentos anos depois da morte de
Cristo, os cristãos começaram a preparar a Festa da Páscoa com três dias de
oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 d.C, a Igreja Católica aumentou
o tempo de preparação para quarenta dias. Assim surgiu a Quaresma. Embora seja
um tempo penitencial, não é um tempo triste e depressivo. Trata-se de um tempo
especial de purificação e de renovação da vida cristã para poder participar com
maior plenitude do mistério pascal do Senhor.
A liturgia da Quaresma insiste: o pecado não é irreparável.
Para os que creem, existe volta conversão, perdão e salvação. Jesus não veio
para condenar, mas para salvar. “Eu vim para que os homens tenham a vida e a
tenham em abundância” (Jo 10,10). É importante lembrar que o jejum é
obrigatório para os católicos entre 18 e 60 anos na Quarta-feira de Cinzas e na
Sexta-feira Santa. Ao longo do período da Quaresma há também o costume de dar
esmolas aos pobres e mais necessitados.
Texto: Pe. Brendan Coleman Mc Donald
Texto: Pe. Brendan Coleman Mc Donald
Redentorista e Assessor da
CNBB Reg. NE1
Fonte: Arquidiocese de Fortaleza
Fonte: Arquidiocese de Fortaleza
Amei e tirei minhas duvidas. Estao de parabens. Muito obrigada
ResponderExcluirQuaresma - tempo de conversão, é o tempo destinado a nós, Católicos, a observar os nossos erros e aprender com Cristo a seguir o bom Caminho, anunciando/levando a Boa Nova a todos os povos da Terra. É tempo de penitência da língua, principalmente, pois, tantas feridas ela provoca - feridas, às vezes, incuráveis, dentre outros absurdos que o ser humano é capaz de fazer. Convertamos e creiamos no Santo Evangelho... uma boa Quaresma a todos! No dia da Páscoa, possamos proclamar juntos: Aleluia! Cristo ressuscitou!
ResponderExcluir