Festa do Batismo do Senhor - Reflexão
“Devemos cumprir toda a justiça”, essa frase do Evangelho
deste domingo centraliza a mensagem da liturgia do Batismo do Senhor. Mas que
justiça é essa? Se entendermos que a encarnação do Verbo contou com a
participação das Três Pessoas divinas e o motivo foi a redenção do gênero
humano, ficará para nós que a justiça da qual Jesus fala com João Batista é a
instauração do Reino. João Batista participa da realização dessa justiça, da
missão do Redentor, ao pregar e conferir o batismo de penitência.
A ação de Jesus ao aceitar o gesto do Batista recebe a
aprovação das Outras duas Pessoas divinas, pois quando sai das águas do Jordão
“o céu se abre e o Espírito vem sobre ele e nele pousa”.
Nesse momento recordemos as palavras de Isaías na primeira
leitura: “Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te tomei pela mão; eu te
formei e te constituí como centro da aliança do povo, luz das nações, para
abrires os olhos aos cegos, tirar os cativos da prisão, livrar do cárcere os
que vivem nas trevas” Ele é rei e sacerdote, foi ungido para cumprir toda a
justiça dando origem ao Reino de Deus.
Recordemos o nosso batismo. Fomos inseridos no Povo de Deus
também para essa missão, cumprir a justiça, não apenas para nos salvar. Temos
uma missão apostólica, colaborar com o Senhor na instauração da justiça, da
solidariedade, da acolhida a todos, especialmente daqueles que são
marginalizados porque pecadores. Ser batizado é ter um coração misericordioso e
integrador, como o de Jesus.
Ao celebrarmos a festa do Batismo do Senhor, ocasião
propícia para renovarmos nossos compromissos batismais, voltemo-nos para nós
mesmos e façamos um exame sobre nossa conduta, sobre nossa presença no meio da
sociedade. Até que ponto somos pessoas libertadoras, pessoas que podem ser
reconhecidas como abertas à ação de Deus, fautoras do bem, portadoras de vida
moradas de Deus em meio aos homens?
Mais ainda: somos alegres, sorridentes ou carrancudos? Somos
sinceros ou falsos? Somos éticos ou moralistas? Somos construtores ou
demolidores? Somos colaboradores do Senhor ou atrapalhamos a instauração do
Reino? (CAS)
Texto: Pe. Cesar Augusto dos Santos
Fonte: Rádio Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós.