Orar sem cessar!
Orar e/ou Rezar
Diz-nos um santo doutor: Quando lemos a palavra de Deus, é
Deus que fala conosco!... Quando nos elevamos em oração a Deus, somos nós que
falamos com Deus. Então, é maravilhosa essa estrada de mão dupla; isto é, uma
que vem de Deus ao nosso coração, e outra que vai do nosso coração ao coração
de Deus, o qual já está dentro de nós, através da condução amorosa do Espírito
Santo (Sl 31,8; Rm 8,14).
Entendemos quão apertada, difícil e longa, é a estrada da
porta estreita que nos leva ao coração de Deus; entretanto, o arcanjo Gabriel,
em resposta, disse a Maria de Nazaré: “a Deus nenhum coisa é impossível” (Lc
1,37).
A esse respeito, também, o Senhor Jesus falou:
“Aos homens isto é impossível, mas a Deus tudo é Possível.”
(Mt 19,26).
“Olhando Jesus para eles, disse: “aos homens isto é
impossível, mas não a Deus; pois a Deus tudo é possível” (Mc 10,27)”.
Respondeu Jesus: “O que é impossível aos homens é possível a
Deus.” (Lc 18,27).
O Senhor Jesus e o apóstolo Paulo, sobre a vida de oração,
para melhor proveito, acrescentaram:
“È necessário orar sempre sem jamais deixar de fazê-lo.” (Lc
18,1).
“Vivei sempre contentes. “Orai sem cessar.” Em todas as circunstâncias,
dai graças, porque esta é a vosso respeito, à vontade de Deus em Jesus Cristo.
Não extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias. Examinai tudo: abraçai o
que é bom. Guardai-vos de toda a espécie de mal” (I Ts 5,17-22).
Nossa vida de oração é como a escada do sonho de Jacó, em
Betel. Ela ligava a terra ao céu e, por ela, os anjos do Senhor subiam e
desciam; isto é, levavam a Deus as preces de seu povo, e, desciam do céu,
trazendo em resposta, as bênçãos do coração de Deus aos corações de seus filhos
e filhas amados. Entretanto, é-nos necessário viver na unidade de um só
espírito com o Senhor Jesus Cristo (I Cor 7,17), sob o influxo das virtudes
teologais:
- De fé para a fé; pois, o justo vive da fé.
“Com efeito, não me envergonho do Evangelho, pois ele é uma
força vinda de Deus, para a salvação de todo o que crê, ao judeu em primeiro
lugar e depois ao grego. Porque nele se revela a justiça de Deus, que se obtém
pela fé e conduz à fé, como está escrito: O justo viverá pela fé” (Hab 2,4).
Na verdade, temos motivo para nos alegrar sempre no Senhor.
Que seja testemunhada aos homens a vossa bondade, através das obras de nossa fé
(Tg 2,26b). Por isso, deveremos andar sempre alegres no Senhor!...
“Não vos inquieteis com nada! Em todas as circunstâncias
apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a
ação de graças. E a paz de Deus, que excede toda a inteligência, guardará
vossos corações e vossos pensamentos, em Cristo Jesus” (Fl 4,6-7).
Assim, tudo o que fizermos, seja de bom coração, como para o
Senhor e não para os homens, certos de que receberemos a recompensa, a herança
das mãos do Senhor. (Cl 3,23-24).
Ora, a vida de oração é um orar sem cessar (I Ts 5,17); isto
é, uma oração como encontro. É uma intimidade constante com Deus, que nos amou
primeiro (I Jo 4,19) e que nos ama, eternamente, desde quando é Deus e desde
quando amou a si mesmo.
Diversos são os contextos da vida do coração; mas o Senhor
conhece a todos. Para isso, em seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, somos
salvos mediante o batismo de regeneração e renovação do Espírito Santo (Tt
3,4-7).
“Porque é gratuitamente que fostes salvos mediante a fé.
Isto não provém de vossos méritos, mas é puro dom de Deus” (Ef 2,8).
Assim, quando lemos um texto bíblico (Intus- legere); isto
é, lendo-o a partir do profundo da verdade integral, acolhendo-a como a própria
face do Espírito Santo em nossos corações se vê a luz divina com os olhos do
coração e, através do silêncio íntimo e profundo do nosso ser – a alma -,
ouvimos, com os ouvidos interiores, a voz do silêncio; isto é, do
Todo-poderoso, que nos fala em cognições indeléveis, as quais só poderão
compreendê-las na medida em que se vive num só espírito com o Senhor Jesus
Cristo. (I Cor 6,17).
Texto: João C. Porto
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós.