segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

O Monge e o Noviço

O Monge e o Noviço

Um monge de idade bem avançada foi designado para apresentar o mundo a um noviço. Saindo do mosteiro puseram-se a caminhar sem destino certo. O noviço cheio da vitalidade gerada pela mocidade caminhava a passos largos, como se tivesse urgência de chegar a algum lugar, andava apressado como se aquele fosse seu ultimo dia de vida; já o monge, tendo a consciência de que devagar se vai ao longe parecia ter todo tempo do mundo.

O jovem noviço caminhava a frente sem se dar conta do que fazia o velho monge, tudo que via resolvia em dois tempos, sentia-se importante, pois com suas mãos firmes e raciocínio rápido, tudo fazia quase que automaticamente, é certo que vez por outra nem tudo saia como planejado, e irritado transferia a culta para o velho monge, um lerdo e inútil. É logico que nada falava por respeito, mas guardava toda a mágoa em seu coração, infelizmente isso fazia com que a caminhada se tornasse um fardo muito pesado.

Seguiram caminhando um dia inteiro sem encontrar local para descanso, já ao cair da tarde a beira de um lago, se depararam com uma pousada onde o proprietário, por deboche ou simplesmente por pura falta de imaginação, deu-lhe o nome de “entregue as moscas”, - vale ressaltar que a mesma fazia jus ao nome - um local deplorável, caindo aos pedaços. 

Avistando o local ainda de longe o jovem noviço gritou: “até que enfim, pensei que ia morrer nesta floresta”, e saiu correndo não tendo tempo para ouvir o velho monge dizer: “obrigado senhor pela tua misericórdia”.

Ao chegar à estalagem o jovem fica completamente decepcionado com o que ver, ele esperava belas acomodações, tratamento cinco estrelas, mas como a fome e o cansaço eram maior sentou-se a mesa e apressadamente falou: “não quero nem saber se a comida está crua, eu quero é comer traga-me qualquer coisa”.

Em seguida entra o monge, sentou-se, analisou calmamente o ambiente, olhou o cardápio e vendo que havia vários tipos de sopa pediu: “por favor, traga-me a sopa mais quente que você tiver.” O jovem noviço não entendeu a ação do monge, mas também não ousou perguntar. O esperado é que após um dia de fome se deseje comer um boi.

Passado algum tempo eis que as refeições são servidas, o noviço tão logo começou a comer, também começou a reclamar, tinha de comer com uma mão e com a outra evitar que as moscas pousassem em seu prato. Vendo que o velho monge comia calmamente exclamou: “todas as moscas do restaurante resolveram vir para o meu prato, olha o seu não tem nenhuma”. Serenamente o monge transmite o ensinamento: “em prato quente não pousa mosca”.

Terminada a refeição o noviço em um tom eloquente diz: “quero uma cama e nada mais”, em contrapartida o velho monge sai a caminhar, aprecia o luar, maravilha-se com o brilho das estrelas, e após esse breve momento contemplando a criação retorna ao seu quarto e dorme tranquilamente. Já o noviço, passou boa parte da noite revirando-se de um lado para o outro da cama – é o que dá comer demais e ir dormir. Precisa dizer quem amanheceu calmo e sereno e quem despertou irritado e mal-humorado.

De volta ao mosteiro os amigos perguntaram ao noviço: “como foi a experiência?”. O jovem respondeu: “o pior dia da minha vida, somente coisas ruins aconteceram, não tirei proveito algum”.

Em outra sala o superior pergunta ao velho monge: “como foi a experiência?”. O velho monge respondeu: “maravilhosa, nunca pensei que em um único dia tantos ensinamentos pudessem ser transmitidos, espero que o jovem noviço tenha se deixado contagiar pela misericórdia de Deus”.

Texto: Católicos com Jesus

3 comentários:

  1. Como é gostoso se deixar contagiar pela misericordia de Deus!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, é preciso aprender apreciar e agradecer as maravilhas de Deus.

    ResponderExcluir
  3. muitas vezes precisamos que tudo dá errado em nossas vidas para valorizarmos tudo de bom que o quanto Deus é maravilhoso nós é que somos egoísta não queremos aprender com o velho mongi, obrigado senhor por ter me ensina tantas coisas maravilhosas no meu dia a dia. Amém

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós.