Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas
Saúdo todos os leigos e leigas do Brasil pelo seu dia na
festa de Cristo Rei! Viva Cristo Rei!
Todas as criaturas necessitam de um ambiente saudável para
nascer, crescer e viver em paz. É preciso construir a casa para que se possa
viver com dignidade como pessoa humana, desde o momento em que tem início a
existência, pois, já carrega a imagem de Cristo.
Jesus Cristo é proclamado Rei do Universo no último domingo
litúrgico do ano. Ele tem um Reino para nós. Pela graça do Batismo, somos
filiados à Igreja. Como mãe, a Igreja
oferece as condições espirituais e humanas para que a vida seja de fato vista
como dom e riqueza imensurável. Portanto, cada criatura humana carrega dentro
de si o grande sinal de Deus Uno e Trino. A festa de Cristo Rei é para todos os
batizados. Lembramos nesse dia especialmente os leigos e leigas.
A Comissão Episcopal de Pastoral para o Laicato, ao saudar
os leigos e leigas, convoca-os para trabalhar na messe do Senhor e construir o
Reino de paz e de justiça. O nosso espaço, o lugar onde vivemos, deve se tornar
um sinal do Reino definitivo anunciado por Jesus Cristo. Por isso, são chamados
para contribuir na evangelização. Saudamos e cumprimentamos os milhões de leigos
e leigas que se dedicam à evangelização; são infinitamente a maioria absoluta
que anunciam o Cristo Rei através da catequese, da liturgia, da coordenação de
grupos, das pastorais, dos movimentos, associações, novas comunidades, CEBs,
dos conselhos de leigos e da presença nos diferentes espaços da sociedade como
na cultura, na economia, no mundo do trabalho,
nas artes, na família, na política, na vida profissional, na educação,
nos meios de comunicação, dentre
outros. Reconhecemos que a maioria dos
agentes de evangelização são as mulheres.
O trabalho humilde, simples, cotidiano, constante, sereno,
fecundo das mulheres é a beleza gigantesca no anúncio do Reino de Deus. Que os
homens também se sintam participantes nessa tarefa divina e santa, pois temos
tantos homens espalhados pelo mundo afora se dedicando no anúncio do Evangelho
e sua justiça. Que na festa de Cristo Rei, dia do leigo, saibamos valorizar
todos os que são partícipes da gloriosa vinda de Cristo e com Ele, possamos
construir o Reino definitivo.
No ano de 2014, teremos muitas oportunidades para aprofundar
a reflexão sobre a missão e o ministério dos leigos. Está na hora de somarmos
forças para equilibrar as relações no mundo todo, que nenhum filho de Deus,
passe fome, se perca no crime e seja recolhido em prisões, mas que tenha saúde,
educação, espaço para o lazer, trabalho digno, moradia; esse é o Reino que
ainda deve ser construído, e a força do Evangelho nos proporciona e nos
condiciona para tanto. Como afirma do Documento de Aparecida os leigos e leigas
são chamados a ser construtores do Reino.
É uma questão de decisão, de participação e de iniciativa criativa e
inspirada pela força de Deus Pai, Filho e Espírito Santo.
Que a fé, aumentada e professada neste Ano da Fé, seja a
força motora em cada cristão para ser instrumento de paz em toda parte.
Que o modelo de vida de família, testemunhada por Jesus,
Maria e José, encoraje os leigos e leigas para serem discípulos missionários do
Reino de Deus.
Fraternalmente,
Dom Frei Severino Clasen / Bispo de Caçador - SC
Presidente da Comissão Episcopal para o Laicato
Fonte: CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós.