LITURGIA DIÁRIA COMENTADA 30/10/2013
Evangelho: Lc 13,22-30 Virão do oriente e do ocidente, e tomarão
lugar à mesa no Reino de Deus.
Naquele tempo, Jesus atravessava cidades
e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. Alguém lhe
perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?” Jesus
respondeu: “Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque
eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão. Uma vez que o dono da
casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater,
dizendo: ‘Senhor, abre-nos a porta!’ Ele responderá: ‘Não sei de onde sois’.
Então começareis a dizer: ‘Nós comemos e
bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!’ Ele, porém, responderá:
‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a
injustiça!’ Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e
Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados
fora. Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar
à mesa no Reino de Deus. E assim há últimos que serão primeiros, e primeiros
que serão últimos”. - Palavra da Salvação.
Comentando o Evangelho (Padre Jaldemir Vitório / Jesuíta): Jesus recusa-se a entrar na discussão casuística sobre quem se salvará,
por considerá-la inútil. Importante para ele era empenhar-se, com sinceridade,
por viver uma vida agradável a Deus, e assim, ser acolhido por ele, no final da
caminhada terrena.
As palavras do Mestre são uma denúncia
contra aqueles que se iludem pensando ter garantido uma vaga no céu, quando, de
fato, estão vagando longe da salvação. "Comemos e bebemos na tua presença,
e tu ensinaste nas nossas praças" dizem os que se iludem pensando que, no
Reino de Deus, tem valor evocar determinadas procedências étnicas, práticas
religiosas ou formação cultural como privilégios para se ingressar nele.
É a falsa segurança dos judeus, mormente,
dos fariseus. Mas pode ser também a falsa segurança da comunidade cristã. Sem a
prática da justiça e da caridade, sem um amor entranhado ao semelhante, de nada
valerá evocar, diante de Deus, a condição de cristão para se ingressar no
Reino. Se neste existem privilegiados, estes são os pobres, os marginalizados,
os oprimidos, os desclassificados. Ou seja, os que estão reduzidos a uma
condição tão deplorável, a ponto de não conseguirem voltar-se para Deus, a fim
de exigir dele a salvação. Quiçá, no seu entender, a salvação esteja fora de
seus horizontes. Para que preocupar-se com ela?
Quem se considera privilegiado, não
procurando vivenciar o amor, será expulso do Reino; ao passo que os últimos
serão acolhidos pelo Senhor. - LEIA A
LITURGIA NA ÍNTEGRA
LITURGIA DIÁRIA COMENTADA 30/10/2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós.