“A liberdade só se aplica àquilo
que é verdadeiro e que é bom. Se a pessoa adere às opiniões falsas e a vontade
escolhe o mal e a ele se apega, ela decai da sua dignidade e se corrompe”
A liberdade de pensar e publicar os próprios pensamentos,
subtraída a toda regra, não é por si um bem de que a sociedade tenha que se
felicitar. É antes a fonte e a origem de muitos males. A liberdade - esse elemento
de perfeição para o homem - deve aplicar-se ao que é verdadeiro e ao que é bom.
Ora, a essência do bem e da verdade não pode mudar ao sabor
do homem, mas persiste sempre a mesma. E, não menos do que a natureza das
coisas, é imutável. Se a inteligência adere às opiniões falsas, se a vontade
escolhe o mal e a ele se apega, nem uma nem outra atinge a sua perfeição, ambas
decaem da sua dignidade nativa e se corrompem.
Não é, pois, permitido dar a lume e expor aos olhos dos
homens o que é contrário à virtude e à verdade, e muito menos ainda colocar
essa licença sob a tutela e a proteção das leis.
Não há senão um caminho para chegar ao céu, para o qual
todos nós tendemos: é uma boa vida.
O Estado afasta-se, pois, das regras e prescrições da
natureza se favorece a licença das opiniões e das ações culposas ao ponto de se
poderem impunemente desviar os espíritos da verdade e as almas da virtude.
Fonte: Carta Encíclica Immortale Dei – Papa Leão XIII

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós.