LITURGIA
DIÁRIA COMENTADA 11/10/2013
Evangelho: Lc 11,15-26
Naquele tempo, Jesus estava
expulsando um demônio. Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos
demônios, que ele expulsa os demônios”. Outros, para tentar Jesus, pediram-lhe
um sinal do céu. Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo
reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da
outra. Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá
sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os
demônios. Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os
expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. Mas, se é
pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de
Deus.
Quando um homem forte e bem
armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. Mas, quando chega um
homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele
confiava, e reparte o que roubou. Quem não está comigo está contra mim. E quem
não recolhe comigo dispersa. Quando o espírito mau sai de um homem, fica
vagando em lugares desertos, à procura de repouso; não o encontrando, ele diz:
‘Vou voltar para minha casa de onde saí’. Quando ele chega encontra a casa
varrida e arrumada. Então ele vai, e traz consigo outros sete espíritos piores
do que ele. E, entrando, instalam-se aí. No fim, esse homem fica em condição
pior do que antes”. - Palavra da
Salvação.
Comentando o Evangelho (Padre Jaldemir Vitório /
Jesuíta): Não faltou quem
interpretasse, de maneira maldosa, os milagres de Jesus. Havia quem os
atribuísse a um poder de origem demoníaca. Jesus estaria pactuando com Satanás,
seus milagres seriam uma macabra prova deste conluio.
Tal interpretação foi
veementemente refutada pelo Mestre. Seu argumento era muito simples. A cura de
um possesso significa que Satanás deixou de ter poder sobre um ser humano. Para
expulsar Satanás, é preciso que o exorcista seja seu inimigo e se oponha a ele,
de forma radical. Se não fosse assim, algo de errado estaria acontecendo no
mundo dos demônios.
Ao curar os possessos, Jesus
impunha uma derrota fatal a Satanás, uma vez que a ação do Mestre tinha sua
origem em Deus, portanto, indicava, claramente, que Deus estava exercendo seu
senhorio sobre a história humana. Doravante, as pessoas não mais iriam viver
submetidas às forças do mal. Em nome de Deus, Jesus viera para libertá-las
desta opressão.
O Reino de Deus fazia-se
presente no meio do povo, por meio do Filho. Seus gestos poderosos eram um
claro sinal desta novidade. Portanto, a expulsão dos demônios era prenúncio de
que o esquema antigo do pecado tinha sido abalado nos seus alicerces.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós.