LITURGIA
DIÁRIA COMENTADA 10/10/2013
Naquele tempo, disse Jesus
aos seus discípulos: "Se um de vós tiver um amigo e for procurá-lo à
meia-noite e lhe disser: 'Amigo, empresta-me três pães, porque um amigo meu
chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer', e se o outro responder lá de
dentro: 'Não me incomodes! Já tranquei a porta, e meus filhos e eu já estamos
deitados; não me posso levantar para te dar os pães'; eu vos declaro: mesmo que
o outro não se levante para dá-los porque é seu amigo, vai levantar-se ao menos
por causa da impertinência dele e lhe dará quanto for necessário. Portanto, eu
vos digo: pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto.
Pois quem pede recebe; quem procura encontra; e, para quem bate, se abrirá.
Será que algum de vós que é
pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra? Ou ainda, se pedir um ovo,
lhe dará um escorpião? Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos
vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o
pedirem!" - Palavra da Salvação.
Comentando o Evangelho (Padre Jaldemir Vitório /
Jesuíta): O modo como a pessoa reza
depende da imagem de Deus que traz no coração. Quanto mais correta for esta
imagem, mais disposição terá para a oração, e mais confiante e perseverante
esta será.
A primeira parábola ensina
como a pessoa de fé sabe a quem recorrer, sem se importar com as
circunstâncias. Aquele que crê, tem absoluta certeza de ser atendido, mesmo
devendo esperar.
Jesus apresenta o Pai como
quem jamais decepciona aos que recorrem a ele. Ao pedir, a pessoa recebe; ao
buscar, encontra; ao bater, abre-se-lhe a porta. De maneira nenhuma, existe
frustração.
É próprio do Pai manifestar
seu imenso amor a todos os seus filhos. Da comparação com o modo de agir dos
pais da Terra, deduz-se a atitude do Pai do Céu. Se um pai, por pior que seja,
jamais frustra as expectativas de seu filho, dando-lhe coisas ruins, quando lhe
pede coisas boas, quanto mais o fará Pai celeste!
Jesus indica qual é o dom
principal que devemos pedir ao Pai: o Espírito Santo. E quem se dirige a ele,
pedindo esse dom, pode estar certo de que será atendido. A bondade do Pai é
insuperável. Jamais um ser humano poderá superar sua misericórdia.
LITURGIA DIÁRIA 10/10/2013 - LEIA NA
ÍNTEGRA

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós.