LITURGIA
DIÁRIA 27/09/2013
Comentando o Evangelho (Padre Jaldemir Vitório /
Jesuíta): Num momento de oração, Jesus questiona os discípulos acerca de uma
questão fundamental, formulada em duas etapas. Na primeira, a pergunta -
"Quem sou eu, na opinião do povo?" - visa explicitar a maneira como a
pessoa de Jesus era considerada por quem o ouvia, era beneficiado por seus
milagres e tinha notícias de seus grandes feitos. Enfim, gente sem muita
proximidade com ele.
As respostas, elencadas pelos apóstolos, trazem a
marca das tradições messiânicas populares. Aí, o Messias é identificado com
algum dos profetas do passado, cuja reaparição, na história humana, era sinal
da chegada do fim dos tempos.
Na segunda etapa, a pergunta consistiu em saber o
pensamento dos discípulos: "Para vocês, quem sou eu?" Tendo privado
da intimidade de Jesus, deveriam estar em condições de dar uma resposta mais
próxima da realidade, condizente com a verdadeira identidade de Jesus.
É Pedro quem se adianta e responde, em nome do grupo:
"Tu és o Cristo de Deus!" Esta resposta revelou, na verdade, um
avanço em relação à mentalidade popular. Mais que algum personagem do passado,
Jesus era o Ungido, enviado por Deus ao mundo. Sua presença era sinal do amor
de Deus pela humanidade.
Apesar de estar correta essa resposta, foi necessário
que Jesus acrescentasse algo que os próprios discípulos desconheciam. Embora
sendo o Cristo de Deus, Jesus estava para se defrontar, não com um destino de
glória, mas sim, de sofrimento, de morte e de ressurreição. Esta era a vontade
do Pai!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós.