Papa Francisco: “não olhar para trás, mas ir adiante”
Como todas as manhãs, o Santo Padre celebrou Missa na Capela
da Casa Santa Marta, onde reside, no Vaticano, da qual participaram, entre
outros, o Cardeal Manuel Monteiro de Castro e Dom Beniamino Stella, além de um
grupo de sacerdotes e colaboradores do Tribunal da Penitenciaria Apostólica e
da Pontifícia Academia Eclesiástica.
Em sua homilia, o Papa partiu da Liturgia do dia,
apresentando o exemplo de Lot, convidado pelo anjo a deixar a cidade, antes de
ser destruída. Por isso, destacou “quatro atitudes possíveis nas situações mais
difíceis e de conflito na vida: lentidão, não olhar para trás, medo e a graça
do Espírito Santo.
Referindo-se à lentidão de Lot, em deixar a cidade que seria
destruída, o Papa disse que o “cristão é chamado a ser corajoso na sua fraqueza,
reconhecer sua fragilidade e fugir das ocasiões de pecado, sem olhar para trás:
“Santa Terezinha do Menino Jesus nos ensinava que, algumas
vezes, diante de certas tentações, a única solução é não ter vergonha de fugir
do mal, reconhecendo que somos fracos. Fugir para continuar no caminho de
Jesus”.
É o que o próprio anjo do Senhor sugeria a Lot: “fugir da
cidade, sem olhar para trás; olhar adiante”. Aqui, encontramos um conselho para
vencer a saudade da situação de pecado, que o povo de Israel sentia quando
escravo no Egito. Ele queria voltar à vida de antes. Mas, o anjo dá uma
sugestão sapiente a “não olhar para trás, mas ir adiante. E, falando da
terceira atitude do cristão, ou seja, o medo de prosseguir no caminho justo, o
Santo Padre disse:
“Ter medo! Esta também é uma tentação do demônio: ter medo
de prosseguir no caminho que o Senhor nos indica. Não devemos permanecer na
escravidão do Egito, mas ir adiante, sem perguntar aonde o Senhor vai nos
levar. Então, prosseguir, sem temor”.
O Santo Padre concluiu sua meditação falando de uma quarta
atitude: confiar na graça do Espírito Santo. Isto acontece depois que Jesus faz
voltar a bonança, depois da tempestade no mar agitado. Os discípulos estavam
repletos de medo. Neste sentido, hoje, o Papa sugere ao cristão dirigir-se ao
Senhor e pedir-lhe ajuda:
“Senhor, tenho medo! E, olhando para o Senhor, os discípulos
disseram: ‘salva-nos, Senhor, estamos perecendo’. E ficaram maravilhados com o
novo encontro com Jesus. Logo, não sejamos cristãos ingênuos, nem cristãos
insípidos! Sejamos cristãos valorosos, corajosos, apesar da nossa fragilidade”.
Portanto, Papa Francisco exortou os presentes na Missa, a
assumir sua fragilidade, com coragem, sem jamais olhar para trás e ceder à
nostalgia do mal. Não devemos ter medo, mas confiar no Senhor! (MT)
Fonte: News.va
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós.