O Pecado nos afasta de Deus
A liturgia nos ajuda a compreender a necessidade de pedir
perdão por nossas faltas contra Deus, na transgressão de algum de seus
Mandamentos. Todas as vezes que pecamos distanciamo-nos mais de Deus.
Ademais, como, pelo
Batismo, passamos a fazer parte do Corpo Místico de Cristo, com o pecado
atingimos todo o corpo da Igreja.
Deus repudia o pecado, mas ama o pecador e é por isso que
Ele procura ajudá-lo a recuperar a vida de graça que nos leva a uma alegria e
felicidade sem fim.
No Segundo Livro de Samuel é narrada a história do Rei Davi
e a reação de Deus diante do pecado dele.
O Rei Davi cometeu o adultério com a mulher de Urias. Além
do mais fez colocar Urias na frente de uma batalha para que assim ele fosse
morto.
Deus envia o profeta Natã para, em seu nome, recriminar o
Rei David, fazê-lo perceber a gravidade do mal praticado e anunciar-lhe as
consequências disso para ele e para sua família.
.
O Rei Davi reconhece o amargor de ter pecado, humildemente
se arrepende e pede perdão a Deus, dizendo: “Pequei contra o Senhor”, mas o
profeta anunciou-lhe: “tu não morrerás”. Isso indica que Deus o perdoou e lhe
deu oportunidade de recuperar a amizade com Ele.
Da parte de Deus, o perdão de nossos pecados vem até nós se
arrependermos deles. Há verdadeiro arrependimento quando quem cometeu o pecado,
ao pensar em suas culpas, sente tristeza de alma, o prazer do pecado lhe torna
detestável, com a resolução de prostar-se aos pés do sacerdote, ministro do
Senhor, confessar-se, aceitar a satisfação que ele lhe imponha e cumpri-la
escrupulosamente.
O arrependimento começa pelo temor dos castigos que,
conforme o que ensina a fé, impõe Deus justamente indignado pelos pecados. Mas
é um temor misturado com a esperança de conseguir perdão, mediante a
penitência, e mais tarde se converte em repulsa do pecado, porque dá morte à
alma, privando-a da graça, e sobretudo por ser ofensa a Deus, Bem e objeto
supremo de nosso amor.
São Paulo, Apóstolo, numa carta aos gálatas, diz que a
Salvação é um dom gratuito que Deus oferece a cada um de nós. Mas esse dom que é
dado a nós necessita que cada um abra o coração a Deus.
Isto significa viver em conformidade com os seus
ensinamentos através dos exemplos dos Santos e do autêntico magistério da Santa
Igreja. Nosso Senhor Jesus Cristo nos concedeu a dignidade de filhos amados de
Deus. (Gl 2,16.19-21)
Fonte: aascj.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós.