domingo, 20 de janeiro de 2013

Odetinha pode se tornar a primeira santa carioca

Aberto oficialmente processo de Odetinha: pode se tornar a primeira santa carioca.

Na manhã desta sexta-feira, 18 de janeiro, no 12º dia da trezena em honra ao Padroeiro da Cidade, São Sebastião, a Arquidiocese do Rio de Janeiro e a Igreja Católica no Brasil viveram um momento histórico: o Arcebispo Metropolitano, Dom Orani João Tempesta, deu início ao processo de beatificação de Odette Vidal de Oliveira (Odetinha). A partir desse ato jurídico canônico, que instaurou o Tribunal que vai verificar a vida, as virtudes e a fama de santidade da candidata aos altares, Odetinha já pode ser chamada de Serva de Deus

Odetinha morreu nasceu em 1930 em uma família de portugueses e morreu em 1939, vítima de meningite. Sua devoção e supostos milagres atraíram cerca de dois mil católicos à Igreja Nossa Senhora da Glória, no Largo do Machado.

De acordo com Dom Orani Tempesta, “quando há um certo clamor popular, a Igreja sempre procura investigar para apresentar aquele ou aquela que morreu com fama de santidade como um exemplo de vida”.

 
“Depois de consultarmos o Governo Diocesano e começarmos a deixar chegar a nós esses pedidos e discerni-los, encontramos alguns testemunhos que falavam sobre a Odetinha, que aqui no Rio tem uma fama de santidade, de uma pessoa que viveu uma vida cristã exemplar” - completou.

A Igreja Nossa Senhora da Glória estava lotada de devotos à espera das relíquias de Odetinha, que foram recebidas com fogos, aplausos e muita emoção. Levadas da Catedral Metropolitana até o local em uma urna de madeira pelo carro do Corpo de Bombeiros — ornamentado com lírios, que eram as flores preferidas da menina, e com a bandeira da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013) e da Cidade do Rio de Janeiro —, foram motivo de oração pelas ruas do Centro do Rio.

Segundo o Arcebispo, a escolha dessa Paróquia para a abertura do processo canônico se deu pela proximidade do local com a casa da família de Odetinha e para destacar a importância que a família tem para a boa formação cristã.

O Vaticano já autorizou o prosseguimento do processo de beatificação da Santa Odetinha. O próximo passo será dado por peritos da Congregação para as Causas dos Santos, que investigarão, também com documentos históricos, se a candidata realizou milagres que a Medicina não conseguiu explicar.

O Brasil, país com o maior número de católicos no mundo, tem somente um santo nativo, o Frei Antonio de Sant'Anna Galvão, que morreu em 1822, quando o país era ainda una colônia portuguesa. A Igreja beatificou no ano passado a religiosa Maria Rita Lopes Pontes, conhecida como irmã Dulce, que faleceu em 1992 aos 77 anos.

Fonte: Rádio Vaticano
pt.radiovaticana.va/bra/Articolo.asp?c=657132

Um comentário:

  1. Deus e Nossa Senhora com todos os Anjos e Santos e Almas Benditas, permitam que corra tudo bem na beatificação e santificação da Serva de Deus Odetinha. Precisamos de muitos exemplos como este em nossa caminhada de fé e QUE SANTA ODETINHA INTERCEDA POR NÓS SEMPRE JUNTO A DEUS. AMÉM.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós.