Basílica antiga de Nossa Senhora Aparecida - Conhecendo a história
Atanásio, filho de Felipe Pedroso um dos pescadores que encontraram a imagem de Nossa Senhora da Conceição (Aparecida), construiu em 1732 o primeiro oratório dedicado a Mãe Aparecida. Já o Padre José Alves - na época vigário de Guaratinguetá - em 1742 ergueu no Morro dos Coqueiros (atualmente Praça Nossa Senhora Aparecida), a primeira capela. Em 24 de julho de 1888 no mesmo lugar da primeira capela, foi inaugurada a Matriz Basílica, também conhecida como Basílica Velha. Em 1908 o Vaticano concedeu a igreja o titulo de Basílica de Aparecida e em 18 de abril de 1982 foi tombada pelo governo de Estado de São Paulo como Monumento Histórico.
A Matriz Basílica teve o altar-mor projetado na Itália e feito em mármore de Carrara em estilo neoclássico, seguindo o desenho do mosteiro Beneditino de São Sebastião, em Salvador, Bahia. Todo o alicerce do templo é feito em pedra e suas paredes e batentes das portas executados em pedras lavradas. O templo tem sua nave central adornada com pinturas que trazem representações dos milagres de Nossa Senhora Aparecida. Nas paredes laterais, seis nichos abrigam imagens religiosas esculpidas em cedro e trazidas da Bahia no ano de 1878. (a12.com)
Texto: Ricardo e Marta / Católicos com Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós.