Padre Gerson Schmidt, incardinado na Arquidiocese de Porto
Alegre e que tem nos acompanhado neste percurso, nos fala sobre as cinco
maneiras de Cristo estar presente na celebração eucarística:
“A Constituição Sacrossanctum Concilium, sobre a renovação
da Liturgia, em seu n. 7, assim se expressa sobre as cinco formas de presença
de Cristo na ação litúrgica. São CINCO as maneiras de Cristo estar presente na
celebração eucarística, segundo a SC: “Cristo está sempre presente na sua
Igreja, especialmente nas ações litúrgicas. Está presente no sacrifício da
Missa, quer na pessoa do ministro – ‘O que se oferece agora pelo ministério
sacerdotal é o mesmo que se ofereceu na Cruz’ – quer e, sobretudo, sob as
espécies eucarísticas. Está presente com o seu dinamismo nos Sacramentos, de
modo que, quando alguém batiza, é o próprio Cristo que batiza. Está presente na
sua palavra, pois é Ele que fala ao ser lida na Igreja a Sagrada Escritura.
Está presente, enfim, quando a Igreja reza e canta, Ele que prometeu: ‘Onde
estiverem dois ou três reunidos em meu nome, Eu estou no meio deles (Mt
18,20)”.
Vamos comentar então e deixar mais claro, ao essas cinco
formas de Cristo estar presente na celebração eucarística:
1. Presente Cristo pelo ministro que celebra – o sacerdote
que preside a celebração faz as vezes de Cristo, age “in persona Cristhi” – na
pessoa de Cristo. Portanto, presente o ministro, presente o próprio Cristo.
Cristo disse: “quem vos acolhe, a mim acolhe; quem vos rejeita, a mim rejeita”
(Mt 10,40).
2. Presente Cristo nas espécies eucarísticas – Tomai e comei
todos vós – isto é meu corpo; tomai e bebei – isto é meu sangue. Pela
transubstanciação, Cristo se faz presente de maneira “real, verdadeira e
substancial” – palavras exatas como foi a definição do concilio de Trento –
diante de tantas controvérsias luteranas.
3. Presente Cristo nos sacramentos – A Eucaristia como tal,
por ser um sacramento – traduzido como sinal visível e eficaz do amor de Deus –
realiza o que significa, atualiza o mistério pascal da salvação e presença do
ressuscitado na ação litúrgica.
4. Presente Cristo na sua Palavra – A Palavra proclamada em
assembleia tem uma força especial, presentificando o próprio Deus em meio a um
povo da escuta. Como diz a Sacrossanctum Concilium que Deus mesmo quem fala
quando são lidas as Sagradas Escrituras na igreja (SC, 7).
5. Presente Cristo na comunidade de amor – Cristo prometeu
que “onde dois ou mais estivessem reunidos em seu nome”, Ele garantiria a sua
presença concreta e real. É a afirmativa do evangelho de Mateus: 18,20. Reunidos “em seu nome” entendemos também aqui
o mandamento do amor. Onde vivemos o amor, garantimos a presença de Deus entre
nós. Poderíamos quase arriscar uma sexta presença de Cristo na liturgia pelo
amor. Não só reunidos em seu nome, por causa dele, mas celebrando e vivendo uma
verdadeira koinonia, uma presença real de Cristo no amor vivido, celebrado e
partilhado. Onde está o amor, aí está Deus".
Excerto da matéria:
Presenças de Cristo na Liturgia da Igreja
br.radiovaticana.va/news/2017/09/27/presen%C3%A7as_de_cristo_na_liturgia_da_igreja/1339228
Fonte: Rádio
Vaticano
Foto retirada da internet
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Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
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