Primeira Leitura: Atos dos Apóstolos 13,13-25
Paulo e seus companheiros embarcaram em Pafos e chegaram a
Perge da Panfília. João deixou-os e voltou para Jerusalém. Eles, porém,
partindo de Perge, chegaram a Antioquia da Pisídia. E, entrando na sinagoga em
dia de sábado, sentaram-se. Depois da leitura da Lei e dos Profetas, os chefes
da sinagoga mandaram dizer-lhes: “Irmãos, se vós tendes alguma palavra para encorajar
o povo, podeis falar”.
Paulo levantou-se, fez um sinal com a mão e disse:
“Israelitas e vós que temeis a Deus, escutai! O Deus deste povo de Israel
escolheu os nossos antepassados e fez deles um grande povo quando moravam como
estrangeiros no Egito; e de lá os tirou com braço poderoso. E, durante mais ou
menos quarenta anos, cercou-o de cuidados no deserto. Destruiu sete nações na
terra de Canaã e passou para eles a posse do seu território, por quatrocentos e
cinquenta anos aproximadamente. Depois disso, concedeu-lhes juízes, até o
profeta Samuel. Em seguida, eles pediram um rei e Deus concedeu-lhes Saul,
filho de Cis, da tribo de Benjamim, que reinou durante quarenta anos. Em
seguida, Deus fez surgir Davi como rei e assim testemunhou a seu respeito:
‘Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que vai fazer em
tudo a minha vontade’.
Conforme prometera, da descendência de Davi Deus fez surgir
para Israel um Salvador, que é Jesus. Antes que ele chegasse, João pregou um
batismo de conversão para todo o povo de Israel. Estando para terminar sua
missão, João declarou: ‘Eu não sou aquele que pensais que eu seja! Mas vede:
depois de mim vem aquele do qual nem mereço desamarrar as sandálias’”. -
Palavra do Senhor.
Comentário: É este o primeiro exemplo que
possuímos da "catequese" de Paulo. O cristianismo não é uma
ideologia, nem uma doutrina; é uma história de salvação, que tem em Jesus seu
cumprimento. Por isso os acontecimentos do passado serão lidos como algo que
compromete o presente, porque também nós nos tornamos protagonistas. Quando se
fala de Abraão, Moisés, Samuel..., na realidade se fala de cada um de nós. Sua
fé é nossa fé, sua história se entrelaça com a nossa vida. Estudar a Bíblia não
significa, pois, comentar este livro como se pertencesse ao passado; o
verdadeiro modo de ler a Bíblia, especialmente o evangelho, é torná-lo
continuamente "novo", redescobrindo a atualidade de Cristo
ressuscitado. Descobre-se a atualidade do mistério de Cristo a partir da
situação concreta do mundo de hoje, dos problemas que agitam o homem moderno.
(Missal Cotidiano)
Salmo: 88(89), 2-3. 21-22. 25.27 (R. Cf. 2a)
Ó Senhor, eu cantarei
eternamente o vosso amor.
Senhor, eu cantarei eternamente o vosso
amor, de geração em geração eu cantarei vossa verdade! Porque dissestes:
"O amor é garantido para sempre!" E a vossa lealdade é tão firme
quanto os céus.
Encontrei e escolhi a Davi, meu
servidor, e o ungi, para ser rei, com meu óleo consagrado. Estará sempre com
ele minha mão onipotente, e meu braço poderoso há de ser a sua força.
Não será surpreendido pela força do
inimigo, nem o filho da maldade poderá prejudicá-lo. Diante dele esmagarei seus
inimigos e agressores, ferirei e abaterei todos aqueles que o odeiam.
Minha verdade e meu amor estarão sempre
com ele, sua força e seu poder por meu nome crescerão. Ele, então, me invocará:
"Ó Senhor, vós sois meu Pai, sois meu Deus, sois meu Rochedo onde encontro
a salvação!"
Evangelho de Jesus Cristo segundo São
João 13,16-20
Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus lhes disse: “Em
verdade, em verdade vos digo: o servo não está acima do seu senhor e o
mensageiro não é maior que aquele que o enviou. Se sabeis isto, e o puserdes em
prática, sereis felizes.
Eu não falo de vós todos. Eu conheço aqueles que escolhi,
mas é preciso que se realize o que está na Escritura: ‘Aquele que come o meu
pão levantou contra mim o calcanhar’. Desde agora vos digo isto, antes de
acontecer, a fim de que, quando acontecer, creiais que eu sou. Em verdade, em
verdade vos digo, quem recebe aquele que eu enviar, me recebe a mim; e quem me
recebe, recebe aquele que me enviou. - Palavra
da Salvação.
Comentário:
Os
discípulos relutavam em aceitar que o Mestre Jesus lhes lavasse os pés. Este
gesto foi interpretado como uma quebra de hierarquia e esvaziamento da
autoridade. É que eles pensavam a sociedade organizada em camadas sociais,
sobrepostas segundo a importância de cada uma, num sistema de precedências e
privilégios. Jesus recusou-se a pactuar com esta mentalidade, oferecendo-lhes
pistas para compreenderem a realidade de maneira diferente. Ele parte do
princípio que "o servo não é maior do que o seu senhor, nem o enviado
maior do que aquele que o enviou". Isto vale tanto para o Mestre quanto
para os discípulos. Entretanto, trata-se de saber que senhor é aquele que
enviou Jesus, segundo a afirmação do
Mestre. Sem dúvida, ele está falando do Pai, que fez de Jesus servo e enviado,
e que acolhe também os discípulos do Filho como servos e os envia em missão. Se
é possível falar em hierarquia, convém saber que só existe uma: a que sobrepõe
Deus ao ser humano, o Criador à sua criatura. Além desta, qualquer tentativa de
classificar as pessoas em mais ou em menos importantes será sem cabimento. Quem
se imagina superior aos demais está usurpando o lugar de Deus. Só ele é o
Senhor; todos nós somos irmãos e irmãs. Nesta perspectiva, o gesto de humildade
de Jesus é perfeitamente compreensível. Ele agiu como servo, por ser servo. E,
como ele, todos devem agir, pois também são servos. Portanto, o gesto de Jesus
só é incompreensível para quem não pensa como Deus. (Padre Jaldemir Vitório/Jesuíta)
Fonte: CNBB - Missal Cotidiano (Paulus)
Foto retirada da internet
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Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
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