Dito com sinceridade e sem malícia parece profundo, mas em
termos de religião, é bom não confundir mediano, equilibrado e limitado com
medíocre, incompetente ou pusilânime. São palavras que precisam ser explicadas
uma por uma. Ninguém pode ser chamado de pusilânime ou medíocre apenas porque
não deu tudo para Deus. Não se exija do balde que tenha a mesma quantidade de
água que um barril. O máximo do balde é tão máximo quanto o máximo do barril,
mesmo que sua quantidade seja menor.
Já tive que enviar jovens ao psicólogo por causa desse tudo
ou nada, desse oito ou oitenta e desse máximo que alguém exigiu deles, mas que
eles não puderam dar. Evidentemente este alguém propôs que lançassem a flecha
mais longe do que seus arcos conseguiriam. Foi erro de instrutor e não de
arqueiro novato. Conversei com um deles que demonstrava exagerado senso de
culpa por não dar a Deus o que dele o Senhor supostamente esperava. Fiz ver que
o instrutor que exigisse que o aprendiz de motorista desses 180 km/h porque o
carro suportaria seria um desequilibrado. Não se exige isso de quem não
aprendeu o suficiente. E ainda assim, é loucura dar 180 km/h numa estrada que
não suporta semelhante velocidade. Se desse 80kmh estaria dentro da legalidade
e da prudência, ainda que andasse em velocidade menor do que a permitida. Não
vale a potencia do carro. Vale a prudência do condutor. E a prudência muitas
vezes recomenda velocidade moderada.
Ninguém é mau motorista porque não usou toda a potência da
sua máquina. Mau é quem prioriza o acelerador e esquece o freio e a estrada.
Parece, mas não é vida cristã nem santidade exigir de alguém mais do que este
alguém pode dar. Não é santo condenar alguém porque não deu o máximo. Há que se
ver o quando, o como e o porquê.
Jesus não disse que devemos ser tão perfeitos como o Pai.
Estaria propondo o impossível. Na verdade estava era propondo plenitude humana.
A sentença "posso ir só até aqui" nem sempre é sinal de fraqueza;
pode ser prudência! Não é traição a Deus nem é pusilânime reconhecer o nosso
limite.
Foi esse o caso da menina que subia a montanha e parou para
descansar, mesmo tendo forças de reserva para subir. Foi chamada de fraca e
acomodada porque não deu tudo. Mas chegou antes das outras que, forçadas pelo
instrutor, deram tudo e, mais adiante, precisaram descansar três horas. A
parada dela enquanto tinha forças foi bem mais proveitosa. Uma estratégica
parada no pit-stop pode valer uma corrida!
Ensinar, aos jovens que Deus quer tudo deles é esquecer a
psicopedagogia das idades. Nos evangelhos há, sim, esta radicalidade, mas nunca
ao ponto do desequilíbrio. Sugiro cuidado com esta proposta de tudo ou nada. Já
jogou e vai jogar muitos num divã de psicanalista. Que ninguém se sinta
medíocre porque atirou a flecha e não acertou o alvo, ou porque chutou e não
fez o gol. Não conseguir não é a mesma coisa que não querer... Igreja
compassiva ensina que entre o oito e o oitenta, os outros números também
contam...
Fonte: Edições Paulinas / padrezezinhoscj.com
CATÓLICOS COM JESUS:
GRAÇA E PAZ
Se desejar receber nossas atualizações
de uma forma rápida e segura, por favor, faça sua assinatura, é
grátis. Acesse nossa
pagina: www.catolicoscomjesus.com e cadastre seu
e-mail para recebimento automático, obrigado.
Fique com Deus e
sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a
Santa Igreja Católica
Obrigado padre Zezinho, e obrigado mais uma vez ao católicos com Jesus. uma vez mais vem nos trazer consolo para nossos corações e paz ao nosso espírito. As vezes ou quase sempre ,nós mesmo cobramos de nós mais do que podemos dar a Deus ,e isto é um fato. por Ele ter nos dado tudo e por entendermos errado o que Jesus nos disse [sede santos assim como o vosso Pai é santo] exigimos tanto de nós ,que corremos o risco de, por não conseguir, desistir e parar de lutar e quem sabe até mesmo nos revoltar contra Deus ou contra nós mesmos , oque nos tiraria a chance de dar a Deus aquilo que temos de melhor, mesmo que para nós pareça pouco, mas que para Ele é tudo que Ele quer. Deus abençoe suas vidas e suas ações. bom dia!
ResponderExcluirQueridos amigos!
ResponderExcluirComo o mundo é pequeno! Vendo os slides da oração da manhã, vi duas irmãs que conheço. Aqui na Paraíba, na cidade de Bananeiras, se chamavam Ir. Clara e Ir. Aurilúcia (não sei se aí elas se chamam ainda assim), mas fiquei saudosa com as fotos e feliz por ve-las novamente.
Se vel-as diga que mandei meu grande abraço.
Sou Luciana Dias - Bananeiras - PB