Primeira
Leitura: 1Jo 4,7-16 Foi Deus quem nos amou primeiro.
Caríssimos,
amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama
nasceu de Deus e conhece Deus. Quem não ama, não chegou a conhecer Deus, pois
Deus é amor.
Foi assim que o
amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo,
para que tenhamos vida por meio dele. Nisto consiste o amor: não fomos nós que
amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de
reparação pelos nossos pecados.
Caríssimos, se Deus
nos amou assim, nós também devemos amar-nos uns aos outros. Ninguém jamais viu
a Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece conosco e seu amor é
plenamente realizado entre nós. A prova de que permanecemos com ele, e ele
conosco, é que ele nos deu o seu Espírito. E nós vimos, e damos testemunho, que
o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo. Todo aquele que proclama que
Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece com ele, e ele com Deus. E nós
conhecemos o amor que Deus tem para conosco, e acreditamos nele. Deus é amor:
quem permanece no amor, permanece com Deus, e Deus permanece com ele. - Palavra do Senhor.
Comentário: Esta passagem é uma unidade
concisa, que se concentra unicamente em afirmar que o amor de Deus gera o
nosso. Se Deus nos ama, precisamos ter amor semelhante uns pelos outros. Que
"Deus é amor" é agora a segunda descrição de Deus dada nessa epístola;
já vimos que "Deus é luz". Deus não é amor em sentido abstrato, mas
em toda a sua atividade. Ele cria com amor, salva com amor, julga com amor.
Nosso Deus é um Deus de amor. (Comentário Bíblico - Editora Loyola, 1999)
Salmo:
33(34),2-3.4-5.6-7.8-9.10-11
(R. 2a ou 9a) Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo!
Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo,
seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que
ouçam os humildes e se alegrem!
Comigo engrandecei ao Senhor Deus,
exaltemos todos juntos o seu nome! Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu,
e de todos os temores me livrou.
Contemplai a sua face e alegrai-vos, e
vosso rosto não se cubra de vergonha! Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido,
e o Senhor o libertou de toda a angústia.
O anjo do Senhor vem acampar ao redor
dos que o temem, e os salva. Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem
que tem nele o seu refúgio!
Respeitai o Senhor Deus, seus santos
todos, porque nada faltará aos que o temem. Os ricos empobrecem, passam fome,
mas aos que buscam o Senhor não falta nada.
Evangelho:
Jo 11,19-27 Eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus.
Naquele tempo, muitos judeus tinham vindo à casa de
Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. Quando Marta soube que Jesus
tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa.
Então Marta disse a Jesus: "Senhor, se
tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. Mas mesmo assim, eu sei que
o que pedires a Deus, ele te concederá". Respondeu-lhe Jesus: "Teu
irmão ressuscitará". Disse Marta: "Eu sei que ele ressuscitará na
ressurreição, no último dia".
Então Jesus disse: "Eu sou a ressurreição e a
vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. E todo aquele que vive e crê em
mim, não morrerá jamais. Crês isto?" Respondeu ela: "Sim, Senhor, eu
creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao
mundo". - Palavra da Salvação.
Comentando o Evangelho (Padre
Jaldemir Vitório / Jesuíta):
Marta
é mencionada apenas em uma cena de Lucas, e em duas cenas de João. Em Lucas,
Jesus está em casa de Marta, em Betânia, Maria a seus pés e Marta servindo (Lc
10,38-42). Em João, temos o diálogo com Marta na cena da morte e ressurreição
de Lázaro (evangelho de hoje), e a cena da ceia em sua casa, cinco dias antes
da última ceia com os apóstolos (Jo 12,1-2).
No
diálogo com Jesus, Maria reafirma a crença farisaica na ressurreição do último
dia. Jesus revela-lhe a sua novidade: "Eu sou a ressurreição e a
vida". A ressurreição é a vida de Deus, que vence a morte e que nos é dada
em Jesus. A ressurreição de Lázaro revela a continuidade da vida e a presença
da vida eterna, já, naqueles que creem em Jesus. "Todo aquele que crê em
mim, não morrerá jamais". A comunidade que crê em Jesus e vive sua missão
de amor é a comunidade dos que já estão inseridos na vida divina e eterna.
LEIA NA ÍNTEGRA:
Liturgia Diária
Comentada 29/07/2014 Terça-feira Santa Marta
Santa Marta –
Irmã de Lázaro
Lectio Divina ou Leitura Orante da Bíblia
CATÓLICOS COM JESUS:
GRAÇA E PAZ
Se desejar receber nossas atualizações de uma forma
rápida e segura, por favor, faça sua
assinatura, é grátis.
Acesse nossa pagina: www.catolicoscomjesus.com e cadastre seu e-mail para recebimento automático,
obrigado.
Fique com Deus e sob a
proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja
Católica

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós.