Existe um ditado que diz “Quem avisa, amigo é!”
O Profeta Jeremias, na primeira leitura da liturgia deste
domingo, vive essa situação e, em nome de Deus, alerta os israelitas a se precaverem
contra a destruição de Israel e o consequente exílio para a Babilônia. Como seu
anúncio é de uma desgraça, ele é visto como traidor, perturbador da paz pública
e é jogado em uma cisterna com lama no fundo.
Fazendo voz a esse trecho de Jeremias, temos o Salmo 68 como
o canto de resposta. Nele o salmista pede a Deus que o atenda através de Seu
amor imenso.
Jeremias não se intimidou e viveu sua missão. Também no seu
Evangelho, Mateus coloca Jesus nos alertando que seremos perseguidos por causa
dele e que não deveremos ter medo. Diz ainda o Senhor que valemos muito mais
que pardais, passarinhos sustentados pelo Pai. Por isso deveremos estar certos,
seguros de seu amor e proteção por cada um de nós.
Ao mesmo tempo o Senhor nos chama à lucidez ao dizer que
deveremos temer, isto é obedecer, quem pode decidir o destino da pessoa. Esse
sim deve ser temido. Jeremias demonstrou temer o Senhor, isto é O obedeceu
anunciando a situação calamitosa que se avizinhava, mesmo sendo coagido e
ameaçado com prisão e morte, pelas autoridades civis e religiosas para que se
calasse.
Essa situação é vivida hoje em muitos países asiáticos e
africanos onde os cristãos são ameaçados, sequestrados, violentados, tendo seus
bens confiscados por causa de sua fé em Jesus Cristo. Também em países europeus
e americanos isso sucede, talvez de modo mais disfarçado, mas não menos
perverso. Que diremos do “bullying”, onde uma pessoa ou um grupo agride uma
outra ou outros por questões religiosas, políticas, ideológicas ou simples
motivação fútil?
São Paulo, em sua Carta aos Romanos, nos fala que através do
pecado do primeiro homem, entrou a morte no mundo. Mas pela obediência de
Cristo, entrou a vida. Ora, o homem lúcido deverá se identificar com Cristo e
optar sempre pela vida, mesmo quando sofrer situações dolorosas, de morte, de
destruição. Nisso mostraremos que somos obedientes seguidores da vida, de
Jesus. Mostraremos qual nossa opção quando procedermos de acordo com a Vida e
não quando espicaçados, retribuirmos com a mesma ação. A vida é mais forte que
a morte!
Pe. Cesar
Augusto dos Santos
Fonte: Rádio Vaticano
pt.radiovaticana.va/news/2014/06/21/reflex%C3%A3o_para_o_xii_domingo_do_tempo_comum/bra-808294
Liturgia
Diária Comentada 2206/2014 12º Domingo
Orando
com a Igreja Católica
Toda
vez que eu penso em Deus - Padre Zezinho, scj
CATÓLICOS COM JESUS: GRAÇA E PAZ
Se desejar receber nossas atualizações
de uma forma rápida e segura, por favor, faça sua assinatura, é
grátis. Acesse nossa
pagina: www.catolicoscomjesus.com e cadastre seu
e-mail para recebimento automático, obrigado.
Fique com Deus e
sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a
Santa Igreja Católica
Nossa... to ate sem palavras, nao sei como descrever o quanto esse post foi bom e importante pra mim. mas venho comentar apenas para que saiba que suas palavras tocaram fundo no coração de alguem.
ResponderExcluirMuito obrigada.