Efésios 4,1 Eu prisioneiro no Senhor, vos exorto a levardes uma vida
digna da vocação que recebestes:
Fomos chamados a santidade. São Paulo na carta aos Efésios
(1,4) afirma: “Deus nos escolheu, antes da fundação do mundo, para sermos
santos e íntegros diante dele, no amor”.
A santidade não é algo opcional. Jesus em Mateus (5,48) disse:
“Sede, portanto, perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”. E o próprio
Deus afirmou imperativamente: “Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou
santo”. (Lv 19,2)
Mulheres sejam santas e através da sua santidade santifiquem
a família e o matrimônio. Homens sejam santos, honrem o chamado que receberam
de Deus, não se deixem escravizar por coisas pequenas.
Jesus alerta (Mt 26,41): “Vigiai e orai para não cairdes em
tentação; pois o espírito está pronto, mas a carne é fraca”.
Analisando o “vigiai e orai” de Jesus, chegamos à conclusão que “orar” é bom e necessário, nada podemos fazer sem a oração, mas também é extremamente importante o “vigiar”. Não basta apenas orar pelo filho, pelo matrimônio, pela família ou pela conversão de alguém, é vital estarmos presentes na vida daqueles pelo qual oramos, para que não seja vazia nossa oração. O vigiar de Jesus não expressa falta de confiança, mas sim, demonstração de zelo por aqueles que amamos. “A carne é fraca”, não devemos dá espaço ao tentador.
Em (1Ts 5,17) São Paulo também alerta: “Orai sem cessar”.
O “sem cessar” de Paulo nos leva a acreditar que a oração
tem que ser continua, ou seja, diuturnamente, e pensando assim, achamos ser um exagero,
mas não é; devido a nossa fraqueza humana sempre que paramos de pensar no que é
santo, abrimos espaço para os pensamentos impuros, e o pensar, muitas vezes nos
leva ao agir. Já dizia São Tomás de Aquino: “Quanto mais o homem se afasta de
Deus, mais ele se aproxima do seu nada”.
São Paulo na carta aos Gálatas (4,9) diz que antes, quando
não conhecíamos a Deus éramos escravos do pecado, mas agora que conhecemos o
Deus verdadeiro, como podemos nos deixar aprisionar por elementos tão pequenos
e tão pobres.
Quantos, mesmo conhecendo a misericórdia infinita de Deus,
conhecendo seu amor incondicional, e mesmo assim, se deixam aprisionar pelo
adultério, pelo vício, pela mentira, pela fofoca, pela língua ferina, pelo
julgar, pelo condenar, e por tantos outros deuses com “d” minúsculo, que como
diz São Paulo nem deuses são.
Como filhos obedientes, não moldeis a vossa vida de acordo
com as paixões de antigamente, do tempo de vossa ignorância. Antes, como é
santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos, também vós, em todo o vosso
proceder. (1Pd 1,14-15)
Chega uma hora na vida em que o cristão tem que tomar consciência
de que não é mais escravo, e sim filho, e como filho é herdeiro. É preciso
tomar decisões, algumas delas radicais, só assim nos apartaremos
definitivamente das armadilhas do tentador. Sobre as medidas radicais que devem
ser tomadas em nossa vida, disse o Papa Francisco:
"Ser cristão significa deixar-se renovar por Jesus
nesta nova vida. Eu sou um bom cristão, todos os domingos, de 11h ao meio-dia,
vou à missa e faço isso como se fosse uma coleção. A vida cristã não é uma
colagem de coisas. É uma totalidade harmoniosa, feita pelo Espírito Santo que
renova tudo: renova o nosso coração, a nossa vida e nos faz viver num estilo
diferente, num estilo que envolve toda a existência. Não se pode ser cristão a
meias, a tempo parcial. O cristão a tempo parcial não funciona! Tudo, totalidade
a tempo integral. Esta renovação é o Espírito quem nos faz. Ser cristão não
significa fazer coisas, mas deixar-se renovar pelo Espírito Santo ou para usar
as palavras de Jesus, tornar-se vinho novo."
Texto: Ricardo e Marta
CATÓLICOS COM JESUS: GRAÇA E PAZ
Se desejar receber nossas atualizações
de uma forma rápida e segura, por favor, faça sua assinatura, é
grátis. Acesse nossa
pagina: www.catolicoscomjesus.com e cadastre seu
e-mail para recebimento automático, obrigado.
Fique com Deus e
sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a
Santa Igreja Católica
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós.