LEITURAS:
Primeira
Leitura: At 11,21b-26; 13,1-3 Barnabé era um homem bom, cheio do Espírito
Santo e de fé.
Naqueles dias,
muitas pessoas acreditaram no Evangelho e se converteram ao Senhor. A notícia
chegou aos ouvidos da Igreja que estava em Jerusalém. Então enviaram Barnabé
até Antioquia. Quando Barnabé chegou e viu a graça que Deus havia concedido,
ficou muito alegre e exortou a todos para que permanecessem fiéis ao Senhor,
com firmeza de coração. É que ele era um homem bom, cheio do Espírito Santo e
de fé. E uma grande multidão aderiu ao Senhor.
Então Barnabé
partiu para Tarso, à procura de Saulo. Tendo encontrado Saulo, levou-o a
Antioquia. Passaram um ano inteiro trabalhando juntos naquela Igreja, e
instruíram uma numerosa multidão. Em Antioquia os discípulos foram, pela primeira
vez, chamados com o nome de cristãos.
Na Igreja de
Antioquia, havia profetas e doutores. Eram eles: Barnabé, Simeão, chamado o
Negro, Lúcio de Cirene, Manaém, que fora criado junto com Herodes, e Saulo. Um
dia, enquanto celebravam a liturgia, em honra do Senhor, e jejuavam, o Espírito
Santo disse: “Separai para mim Barnabé e Saulo, a fim de fazerem o trabalho
para o qual eu os chamei”. Então eles jejuaram e rezaram, impuseram as mãos
sobre Barnabé e Saulo, e deixaram-nos partir. - Palavra do Senhor.
Salmo:
97 (98),1.
2-3ab. 3cd-4. 5-6 (R. 2a) O
Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.
Cantai ao Senhor Deus um canto novo,
porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a
vitória.
O Senhor fez conhecer a salvação, e às
nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.
Os confins do universo contemplaram a
salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e
exultai!
Cantai Salmos ao Senhor ao som da harpa
e da cítara suave! Aclamai, com os clarins e as trombetas, ao Senhor, o nosso
Rei!
Evangelho:
Mt 10,7-13 De graça recebestes, de graça deveis dar!
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Em
vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. Curai os doentes,
ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça
recebestes, de graça deveis dar! Não leveis nem ouro nem prata nem dinheiro nos
vossos cintos; nem sacola para o caminho, nem duas túnicas nem sandálias nem bastão,
porque o operário tem direito ao seu sustento.
Em qualquer cidade ou povoado onde entrardes,
informai-vos para saber quem ali seja digno. Hospedai-vos com ele até a vossa
partida. Ao entrardes numa casa, saudai-a. Se a casa for digna, desça sobre ela
a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa paz”. - Palavra da Salvação.
Comentando o Evangelho (Padre
Jaldemir Vitório / Jesuíta): Uma das tarefas dos apóstolos consistia em proclamar, aos quatro ventos,
o anúncio da chegada do Reino. Finalmente realizavam-se as esperanças do povo.
E essa
proclamação deveria ser feita com palavras, quanto com ações. Aliás, as ações
próprias do Reino seriam a melhor prova da presença desta novidade, na história
de Israel. Os gestos de curar doentes, ressuscitar os mortos, purificar os
leprosos e expulsar os demônios provavam cabalmente a irrupção do Reino na
história. Significavam que a vida humana fora recuperada no seu frescor
original; fora libertada de todo tipo de escravidão; que o ser humano fora
salvo da marginalização, tendo adquirido plenos direitos sociais e religiosos.
Sobretudo, indicavam que finalmente Deus tinha a primazia sobre vida humana,
livrando-a do poder da morte.
A
gratuidade no ministério também seria um excelente testemunho de serviço ao
Reino. Quem recebeu de graça, deve dar de graça, para fazer frente à tentação
de acumular e querer impor-se pela riqueza. A falta de gratuidade pode levar o
discípulo a tornar-se escravo do dinheiro, a ponto de esquecer-se da primazia
de Deus e de seu Reino. Isto seria um contratestemunho.
Liturgia
Diária Comentada 11/06/2014 Quarta-feira SÃO BARNABÉ
Em
que consiste o Magistério da Igreja Católica?
São
Barnabé - Apóstolo e Mártir
CATÓLICOS COM JESUS: GRAÇA E PAZ
Se desejar receber nossas atualizações
de uma forma rápida e segura, por favor, faça sua assinatura, é
grátis. Acesse nossa
pagina: www.catolicoscomjesus.com e cadastre seu
e-mail para recebimento automático, obrigado.
Fique com Deus e
sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a
Santa Igreja Católica
gosto demais de estar aqui! continue publicando .que Deus te abençoe todos os dias de sua vida. bom dia . fique com Deus.
ResponderExcluir