“Graças
e Louvores sejam dados a todo o momento,
ao Santíssimo e diviníssimo
Sacramento!”
Com
esta expressão de louvor, celebramos o dia do Corpo e Sangue de Nosso Senhor
Jesus Cristo. Esta Solenidade vivida na retomada do Tempo Comum, insere-nos,
sempre mais, na dinâmica do mistério da vida, morte e ressurreição do Filho de
Deus, como fieis-cristãos batizados.
O
ato de Jesus na Última Ceia, quando ergueu o Cálice e o Vinho naquele ritual
celebrado anualmente na conhecida “Ceia dos Judeus”, “A Páscoa Judaica”, rememorava
a liberdade do povo hebreu saído do Egito rumo à terra prometida; e, erguendo o
terceiro Cálice de Vinho e partindo o Pão como “presidente” daquele culto – que
Ele desejou viver com seus Apóstolos – deu a si próprio como alimento de vida
eterna, e pediu para que fizessem sempre o mesmo ato em “sua memória”. Não uma
memória passiva, mas uma memória afetiva e efetiva no compromisso vital da
comunhão com todos os homens e mulheres que participam da “Ceia Eucarística” como
aquele dia memorável da sua instituição, na unidade de espírito que incrementa
a fé e faz a todos nós assumirmos aquele título, que em “Antioquia” foi usado
pela primeira vez: “Cristãos!”.
A
Igreja fundada no Espírito Santo, e alimentada pelo Corpo e Sangue de Cristo
nos convida a selarmos, com este preciosíssimo sangue, o nosso ser, firmando
uma aliança, com o Cordeiro de Deus.
Santo
Tomás de Aquino falando daquele precioso e admirável banquete, nos diz que “Ninguém
seria capaz de expressar a suavidade deste sacramento; nele se pode saborear a
doçura espiritual em sua própria fonte; e torna-se presente a memória daquele
imenso e inefável amor que Cristo demonstrou para conosco em sua paixão”.
A
nossa Paróquia de São Gerardo, alimentada desta fonte riquíssima de amor, A
Eucaristia, eleva a Deus todo o seu louvor, neste dia dedicado ao Corpo e
Sangue de Cristo, e deseja que todos os paroquianos vivam a experiência do
contato pessoal com Jesus, que nos espera encerrado no Sacrário; e, na
celebração da Santa Missa, contemplando aquele gesto de Jesus repetido pelo
Sacerdote, possamos nos ofertar no Cálice e na Patena do Sacrifício do Altar, a
fim de vivermos a união com o Senhor da nossa vida e da nossa história.
Feliz
Solenidade do Corpo e Sangue de Jesus.
Pe. Fábio José Costa
Religioso Filho de Sant’Ana
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina
a Santa Igreja Católica
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós.