quarta-feira, 18 de junho de 2014

Corpus Christi - Pe. Fábio José

“Graças e Louvores sejam dados a todo o momento, 
ao Santíssimo e diviníssimo Sacramento!”

Com esta expressão de louvor, celebramos o dia do Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. Esta Solenidade vivida na retomada do Tempo Comum, insere-nos, sempre mais, na dinâmica do mistério da vida, morte e ressurreição do Filho de Deus, como fieis-cristãos batizados.

O ato de Jesus na Última Ceia, quando ergueu o Cálice e o Vinho naquele ritual celebrado anualmente na conhecida “Ceia dos Judeus”, “A Páscoa Judaica”, rememorava a liberdade do povo hebreu saído do Egito rumo à terra prometida; e, erguendo o terceiro Cálice de Vinho e partindo o Pão como “presidente” daquele culto – que Ele desejou viver com seus Apóstolos – deu a si próprio como alimento de vida eterna, e pediu para que fizessem sempre o mesmo ato em “sua memória”. Não uma memória passiva, mas uma memória afetiva e efetiva no compromisso vital da comunhão com todos os homens e mulheres que participam da “Ceia Eucarística” como aquele dia memorável da sua instituição, na unidade de espírito que incrementa a fé e faz a todos nós assumirmos aquele título, que em “Antioquia” foi usado pela primeira vez: “Cristãos!”. 

A Igreja fundada no Espírito Santo, e alimentada pelo Corpo e Sangue de Cristo nos convida a selarmos, com este preciosíssimo sangue, o nosso ser, firmando uma aliança, com o Cordeiro de Deus.

Santo Tomás de Aquino falando daquele precioso e admirável banquete, nos diz que “Ninguém seria capaz de expressar a suavidade deste sacramento; nele se pode saborear a doçura espiritual em sua própria fonte; e torna-se presente a memória daquele imenso e inefável amor que Cristo demonstrou para conosco em sua paixão”.

A nossa Paróquia de São Gerardo, alimentada desta fonte riquíssima de amor, A Eucaristia, eleva a Deus todo o seu louvor, neste dia dedicado ao Corpo e Sangue de Cristo, e deseja que todos os paroquianos vivam a experiência do contato pessoal com Jesus, que nos espera encerrado no Sacrário; e, na celebração da Santa Missa, contemplando aquele gesto de Jesus repetido pelo Sacerdote, possamos nos ofertar no Cálice e na Patena do Sacrifício do Altar, a fim de vivermos a união com o Senhor da nossa vida e da nossa história.

Feliz Solenidade do Corpo e Sangue de Jesus.

Pe. Fábio José Costa
Religioso Filho de Sant’Ana


 Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós.