O que fazer com a inveja? - Pe. Paulo Ricardo
Todo homem possui dentro de si um apetite sensível que o faz
desejar coisas agradáveis que não possui. Este apetite em sim mesmo não é
prejudicial nem pode ser considerado pecado. O problema surge quando o desejo
saudável passa a ser "avidez", pois ela remete ao pecado da inveja. O
décimo mandamento: "não cobiçar as coisas alheias", trata justamente
dessa desordem do querer.
A inveja é a tristeza de ver o outro feliz, de ver o outro
agraciado. E a tristeza também é um pecado, pois, onde existe tristeza, existe
um deus morto. Diz o Catecismo da Igreja Católica, em seu número 2539 que:
A inveja é um vício capital. Designa a tristeza sentida
diante do bem do outro e do desejo imoderado de sua apropriação, mesmo
indevida. Quando deseja um mal grave ao próximo, é um pecado mortal:
"Santo Agostinho via na inveja o pecado diabólico por excelência. Da
inveja nascem o ódio, a maledicência, a calúnia, a alegria causada pela
desgraça do próximo e o desprazer causado pela sua prosperidade." (São
Gregório Magno)
Com a inveja evidencia-se ainda um outro pecado: o da
idolatria, pois, aquele que inveja coloca-se no lugar de Deus e quer que o
verdadeiro Deus esteja sujeito às suas veleidades. É por isso que enxergar em
tudo a mão divina, em tudo o sustento da mão poderosa do Senhor e agradecer por
isso é a melhor maneira de curar-se desse mal.
O homem moderno acredita que a justiça de Deus significa que
todos devem ser iguais, o que não é verdade. Deus distribui seus dons de modo
que uns precisem dos outros sempre. Para a luta contra a tristeza, contra a
inveja e contra a idolatria a melhor arma é a ação de graças. Agradecer a Deus
sempre e por todas as coisas é sair do estado de esquecimento produzido pela
inveja. É ter em mente que nada é merecido, que Deus não é devedor de
absolutamente nada, mas que cada um é AGRACIADO por Ele, que é o Sumo Bem e a
Suma Bondade.
Quereríeis ver Deus glorificado por vós? Pois bem,
alegrai-vos com os progressos de vosso irmão e imediatamente Deus será
glorificado por vós. Deus será louvado, dirão, porque seu servo soube vencer a
inveja, colocando sua alegria no mérito dos outros. (São João Crisóstomo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós.