segunda-feira, 12 de maio de 2014

O Filho do Homem virá na hora em que não pensais

O Filho do Homem virá na hora em que não pensais

É justo, irmãos, celebrar a Vinda do Senhor com a máxima devoção possível, tanto o Seu conforto nos deleita […] e tanto o Seu amor nos abrasa.

Mas não penseis apenas na Sua primeira Vinda, quando Ele veio para «buscar e salvar o que estava perdido» (Lc 19,10); pensai também neste outro Advento, quando Ele vier para nos levar Consigo. Quereria ver-vos constantemente ocupados a meditar nesses dois Adventos […] repousando entre estes dois abrigos, porque estes são os dois braços do Esposo nos quais repousava a Esposa do Cântico dos Cânticos: «a Sua Mão esquerda descansa sobre a minha cabeça, e a Sua direita abraça-me» (Ct 2,6). […] 

Mas há uma terceira Vinda entre as duas que mencionei, e os que a conhecem podem descansar para seu deleite. As outras duas são visíveis; esta não o é. Na primeira, o Senhor «apareceu sobre a Terra, onde permanece entre os homens» (Br 3,38) […]; na última, «toda a criatura verá a Salvação de Deus» (Lc 3,6; Is 40,5). […] A do meio é secreta; é aquela em que só os eleitos veem o Salvador dentro de si próprios, e em que a sua alma é salva.

Na Sua primeira Vinda, Cristo veio na nossa carne e na nossa fraqueza; na Sua Vinda intermédia, vem em Espírito e Poder; na Sua última Vinda, virá na Sua Glória e Majestade.

Mas é pela força das virtudes que chegamos à Glória, como está escrito: «O Senhor dos Exércitos, Ele é o Rei da Glória» (Sl 23,10); e no mesmo Livro: «para ver o Vosso Poder e a Vossa Glória» (Sl 62,3). Portanto, a segunda Vinda é como o caminho que leva da primeira à última.

Na primeira, Cristo foi nossa Redenção; na última, aparecerá como nossa Vida; na Sua Vinda intermédia, é nosso repouso e nossa consolação.

(São Bernardo de Claraval, "Sermões para o Advento", 4-5)


Colaboração: Robert - Duto Engenharia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós.