O mês de
maio, trás como proposta a contemplação da Maria a Mãe de Jesus como modelo de
fé e seguimento do Cristo. Toda sua vida foi uma peregrinação na esperança
acreditando firmemente nas promessas de Deus. Torna-se exemplo de mulher que
quer com passo decidido alcançar sua vocação humana e cristã, trilhando o
caminho da entrega, do serviço e da total disponibilidade.
De veras como
apresenta o Papa Paulo Vi na Encíclica Marialis Cultus, Maria é modelo de
mulher forte, profetisa de Israel, que não vacila em anunciar no Magnificat a
ação do Deus fiel que exalta os humildes e os pobres e deixa os ricos de mãos
vazias. Ela não se submete aos clichês do seu tempo que obrigavam a mulher a
passividade e ao conformismo, pelo contrário, no seu sim faz acontecer um
processo de libertação continua a serviço do Reino de Deus.
Ela vivenciou
profundamente no acompanhamento de seu Filho, que a verdadeira realeza e
senhorio consiste em praticar com fidelidade a vontade de Deus com humildade e
colocando-se sempre como Jesus cingida para abraçar a bacia e a toalha,
símbolos da doação e trabalho para o resgate dos irmãos. Um culto e uma
espiritualidade mariana que não nos leva a conversão e a missão na comunidade,
é certamente falsa e inautêntica uma vez que se afasta do caminho escolhido por
Nossa Senhora para cumprir sua vocação.
A oração de
Maria, cheia de silêncio amoroso e compassivo a aproximava do sofrimento e da
dor de seus filhos prediletos, os pobres e necessitados como em Caná da
Galiléia. Estar na Escola de Maria, é tornar-se cada vez mais desapegado,
pequeno e humilde, indicando sempre a observância e a escuta da Palavra do seu
Filho. Que aprendamos com Ela a estar ao pé da Cruz, oferecendo como sacrifício
agradável a Deus, nossos projetos, desejos, e sentimentos, aceitando sempre o
desígnio divino em nossa vida e missão. Que sejamos como Ela como afirmava São
João Crisóstomo, barquinhos a vela dirigidos e conduzidos pelo vento impetuoso
do Espirito Santo. Que neste mês consigamos crescer na mística de ser e viver
como Maria, a aventura da fé, com ousadia e criatividade evangélicas,
encarnando a Boa Nova do Ressuscitado em todos os ambientes e lugares. Deus
seja louvado!
Dom Roberto
Francisco Ferreria Paz / Bispo de Campos (RJ)
Fonte: CNBB

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós.