Mais fiéis e mais eleitos - Pe. Zezinho, scj
Continuo não sabendo ser plenamente dono de mim e prossigo
não sabendo ser teu. Por isso meu Senhor, ouve esta minha prece. É prece de
quem, às vezes, se comporta como filho especial e único e que age como filho
ciumento.
Ajo como se fosses mais meu que dos outros, mas, na verdade,
não sou mais seu que os outros os são. Não digo isto abertamente, mas meu
comportamento, às vezes, trai estas atitudes. Comigo, milhões de outros crentes
que sem o perceber, nas suas pregações e conversas, dão a entender que são
melhores do que os outros.
Vejo isso nas pregações de templos, rádio e televisão. Eles
foram escolhidos para salvar o mundo que está mais perdido do que eles. Mas,
pelo modo como se expressam eles também estão perdidos. Apostam na seta errada.
O teu endereço não é só o templo deles.
Vejo isso nas pregações de esquinas, de avenidas superlotadas.
Vejo isso em estádios. E vejo isso nas salas de visitas de muitas casas. Vejo e
ouço. A Igreja deles é mais, eles são mais. Eles descobriram e corresponderam
mais. É lá que se pode encontrar-te. Não é possível encontrar-te em outros
templos e em outros púlpitos e altares.
Quando eu disse isso, eu estava enganado. E quando eles
dizem isso, são eles os enganados. Estás onde queres estar e tens misericórdia
de quem queres ter misericórdia. (Ex 33,19) E não é porque dizemos que estás
mais conosco que com os outros, que vais estas mais conosco que com outros. Tua
misericórdia é infinitamente mais que a nossa presunção. Ainda bem que assim é.
Se posso pedir -e devo pedir-, concede-me a graça de nunca
mais falar ou agir como filho ciumento. Não és mais meu que dos outros, e eu
não sou mais teu que os outros os são. Não sabes não amar e não saber amar
menos. Amas do teu jeito infinito a todos, sem exceção.
Deixarias de ser Deus se deixasses de amar a quem quer que
fosse de um jeito infinito. Podes dar mais dons e atribuições a esse ou àquele,
chamar para um serviço maior esse ou aquele, dar profecia maior à esse ou
aquele. Isto é prerrogativa sua, mas só porque alguém ganhou profecia maior,
isso não significa que ele é maior que o outro que ganhou uma profecia de menor
alcance.
O fato de não ter recebido mais dons, não me faz menor que
os outros. Ainda restará a mim, provar que consigo ser bom e melhor do que
tenho sido, sem competições, sem disputa por um espaço maior no teu colo ou no
Reino dos Céus. No dia em que eu descobrir esta verdade, eu certamente serei
mais teu, não mais teu que os outros. Simplesmente mais teu. Concede-me esta
graça!
Texto: Pe. Zezinho, scj
Fonte: Edições Paulinas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós.