Liturgia Diária Comentada 07/05/2014 Quarta-feira
3º Semana da Páscoa - 3ª Semana do Saltério
Prefácio pascal - Ofício do dia
Cor: Branco - Ano Litúrgico “A” - São Mateus
Antífona:
Salmo
70,8.23 - Que o vosso louvor transborde de minha boca; meus lábios exultarão de
alegria, aleluia!
Oração do Dia: Permanecei,
ó Pai, com vossa família e, na vossa bondade, fazei que participem eternamente
da ressurreição do vosso Filho aqueles a quem destes a graça da fé. Por
nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!
LEITURAS:
Primeira
Leitura: At 8, 1b-8 Iam por toda a parte, pregando a Palavra.
Naquele dia, começou uma grande perseguição contra a Igreja de
Jerusalém. E todos, com exceção dos apóstolos, se dispersaram pelas regiões da
Judeia e da Samaria. Algumas pessoas piedosas sepultaram Estêvão e observaram
grande luto por causa dele. Saulo, porém, devastava a Igreja: entrava nas casas
e arrastava para fora homens e mulheres, para atirá-los na prisão. Entretanto,
aqueles que se tinham dispersado iam por toda a parte, pregando a Palavra. Filipe
desceu a uma cidade da Samaria e anunciou-lhes o Cristo. As multidões seguiam
com atenção as coisas que Filipe dizia. E todos unânimes o escutavam, pois viam
os milagres que ele fazia. De muitos possessos saíam os espíritos maus, dando
grandes gritos. Numerosos paralíticos e aleijados também foram curados. Era
grande a alegria naquela cidade. - Palavra do Senhor.
Comentando a Liturgia: Com o anúncio da Palavra, o
diácono Felipe leva aos samaritanos, libertação e alegria. A alegria é dom do
Espírito e fruto da fé que segue à pregação.
Homens
que somos de pouca fé, não sabemos ler nos fatos os sinais dolorosos do
Espírito. Para a Igreja, os dias de sofrimento, crise e contestação são dias
ricos de uma graça desconhecida, graça nova e gloriosa em seu caminho para o
Pai.
Salmo:
65, 1-3a.
4-5. 6-7a (R.1) Aclamai o Senhor
Deus, ó terra inteira.
Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,
cantai salmos a seu nome glorioso, dai a Deus a mais sublime louvação! Dizei a
Deus: “Como são grandes vossas obras!
Toda a terra vos adore com respeito e
proclame o louvor de vosso nome!” Vinde ver todas as obras do Senhor: seus
prodígios estupendos entre os homens!
O mar ele mudou em terra firme, e
passaram pelo rio a pé enxuto. Exultemos de alegria no Senhor! Ele domina para
sempre com poder!
Evangelho:
Jo 6,35-40 Esta é a vontade do meu Pai: toda pessoa que
vê o Filho tenha a vida eterna.
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: “Eu sou o
pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais
terá sede. Eu, porém, vos disse que vós me vistes, mas não acreditais. Todos os
que o Pai me confia virão a mim, e quando vierem, não os afastarei. Pois eu
desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me
enviou. E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum
daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. Pois esta é a vontade
do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu
o ressuscitarei no último dia”. -
Palavra da Salvação.
Comentando o Evangelho (Padre Jaldemir Vitório / Jesuíta):
Ao
afirmar ser o pão da vida, Jesus estava evocando um fato importante da história
de Israel, o êxodo do Egito e a longa travessia pelo deserto, onde o povo,
faminto e sedento, foi saciado pela Providência divina. Aliás, jamais o povo
viu-se privado de pão e água, naquela circunstância delicada de sua história,
pois Deus caminhava com ele.
Da
mesma forma, a Providência divina jamais deixou de agir em favor da humanidade.
Sua bondade manifestou-se, de forma grandiosa, ao saciar, definitivamente, a
fome e a sede da humanidade, por meio de seu Filho Jesus. Quem dele se acerca,
não terá mais fome nem sede. Antes, poderá estar certo de ter forças para
alcançar à meta da caminhada.
A
evocação do êxodo oferece uma perspectiva particular para considerar quem, na
fé, adere ao Ressuscitado. O cristão faz parte do verdadeiro povo de Deus, a
caminho para a casa do Pai. É o êxodo definitivo, durante o qual defronta-se
com toda sorte de desafios, correndo o risco de não perseverar até o fim.
Sabendo-se
saciado pelo alimento celeste - Jesus -, o cristão recobra as forças, e não se
deixa abater pelos reveses da vida. A Eucaristia sacramentaliza esta
experiência de fé. Alimentando-se com o pão eucarístico os cristãos revigoram
sua fé no Senhor ressuscitado. É o alimento verdadeiro. Engana-se quem imagina
poder enfrentar o deserto do mundo, sem contar com ele.
INTENÇÕES PARA O MÊS DE MAIO:
Intenção Universal: Meios
de comunicação - Para que os meios de comunicação sejam instrumentos ao
serviço da verdade e da paz.
Intenção para a Evangelização: Maria guia para a missão - Para que Maria, Estrela da
Evangelização, guie a missão da Igreja no anúncio de Cristo a todos os povos.
TEMPO LITÚRGICO:
Tempo Pascal: Os cinquenta
dias entre o Domingo da Ressurreição e o Domingo de Pentecostes sejam
celebrados com alegria e exultação, como se fossem um só dia de festa, ou
melhor, “como um grande Domingo” (Santo Atanásio; conforme NALC 22).
Os Domingos deste
tempo sejam tidos como Domingos da Páscoa e, depois do Domingo da Ressurreição,
sejam chamados 2º, 3º, 4º, 5º, 6º e 7º Domingos da Páscoa. Os oito primeiros
dias do Tempo Pascal formam a Oitava da Páscoa e são celebrados como
solenidades do Senhor (NALC 24). O oitavo dia é constituído pelo domingo
seguinte a Páscoa. A oitava da Páscoa tem precedência sobre quaisquer outras
celebrações.
Qualquer solenidade
que coincida com um dos domingos da Páscoa tem sua celebração antecipada para o
sábado; se, porém, ocorrer durante a oitava da Páscoa, fica transferida para o
primeiro dia livre que se seguir a oitava. As festas celebram-se segundo a data
do calendário; quando ocorrerem em domingo do Tempo Pascal, omitem-se nesse
ano.
Diz-se o Glória
durante a Oitava da Páscoa, nas solenidades e festas, já o Credo só nas
solenidades. O Círio Pascal permanece junto ao altar por todo o Tempo Pascal,
isto é, da noite de Páscoa ao Domingo de Pentecostes, e acende-se em todas as
Missas dominicais.
O Domingo de
Pentecostes encerra este tempo sagrado de cinquenta dias (NALC 23). No Brasil,
celebra-se no 7º Domingo da Páscoa e solenidade da Ascensão do Senhor.
Cor Litúrgica: BRANCO -
Simboliza a alegria cristã e o Cristo vivo. Usada nas missas de Natal, Páscoa,
etc... Nas grandes solenidades, pode ser substituída pelo amarelo ou, mais
especificamente, o dourado.
Fique com Deus e sob a
proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
www.catolicoscomjesus.com –
catolicoscomjesus@gmail.com
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica
Fonte: CNBB / Missal Cotidiano

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós.